Câmara Guabiruba

Câmara Municipal de Guabiruba realiza sessão ordinária com aprovação de repasse financeiro à ADERG

Lançamento do programa “Cidade Empreendedora”, em parceria com o Sebrae, também foi destaque

Por Assessoria Publicado em 09/07/2025 00:00:00 - Atualizado em 09/07/2025 17:29:26

Na noite de terça-feira, 08 de julho, foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, presidida pelo vereador Alexandre Felipe Pereira. Na oportunidade, diversos temas foram abordados pelos parlamentares durante o uso da palavra livre.

Tamara Legarrea, consultora de articulação do Sebrae, utilizou a tribuna popular para apresentar o programa “Cidade Empreendedora”. Juliana Bernardes, responsável pelo Sebrae na região, e o prefeito Valmir Zirke também destacaram a importância da parceria entre a entidade e o município de Guabiruba.

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) aproveitou a presença do prefeito para parabenizá-lo pela aquisição e transformação do espaço onde está localizado o Parque Municipal Érico Vicentini, que, segundo o parlamentar, tem sido palco de grandes eventos. Kohler também comentou sobre a necessidade de substituição e instalação de novos espelhos convexos em pontos da cidade, explicando que a demora se deve aos trâmites de licitação para aquisição dos materiais.

Justavo Barroso e Silva (Podemos) relatou que, no fim de semana, visitou ruas do bairro São Pedro e observou que, em razão das chuvas, a situação de trafegabilidade está bastante comprometida. Na Praça Cinquentenário, ouviu mães solicitarem a instalação de um cercado para proteção das crianças. Também foi cobrado por moradores da Rua Maria Carminatti, que afirmaram que as obras na via foram finalizadas em dezembro, mas as calçadas seguem inacabadas há sete meses, gerando indignação.

O vereador do Podemos ainda classificou como uma “baderna” a situação na ligação entre o bairro Pomerânia e a Rua Independência, onde há descarte irregular de resíduos e entulhos. Ele voltou a cobrar mais fiscalização e punições para os responsáveis.

Osmar Vicentini Filho (PL) trouxe a demanda de um morador que trabalha com entregas e solicitou a renovação das placas de identificação de logradouros, para facilitar a localização de endereços. Também comentou, com base em sua experiência como caminhoneiro, que muitas placas de sinalização — especialmente as de lombadas — estão instaladas muito próximas das vias, o que acaba causando colisões com caminhões.

Vicentini informou ainda que esteve na prefeitura conversando com o servidor André e com o prefeito sobre a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos da rede de baixa tensão de energia pública. Segundo ele, anteriormente esse serviço era feito pela prefeitura, mas a Celesc passou a exigir que seja executado por empresa credenciada.

A situação da Rua Luiz Ebel também foi mencionada. De acordo com o vereador, a via está há muito tempo sem manutenção, o que tem gerado insatisfação entre os moradores. Ele solicitou providências por parte da secretaria competente. Por fim, Vicentini parabenizou os organizadores do evento promovido pelo Moto Clube Dragões da Trilha e da Festa Junina realizada no bairro Guabiruba Sul.

O presidente da Casa, vereador Alexandre Felipe Pereira, comentou sobre a relevância do programa “Cidade Empreendedora”, apresentado pelo Sebrae no início da sessão, e parabenizou a iniciativa. Também destacou o Programa de Saúde Bucal, elogiando a ação e sua importância para a comunidade.

O parlamentar abordou ainda o Requerimento nº 20/2025, de sua autoria, que solicita ao chefe do Executivo a apresentação de cópias dos decretos municipais de suplementações orçamentárias realizadas no ano, bem como suas respectivas finalidades. Segundo ele, como o município teve superávit, o prefeito pôde suplementar secretarias via decreto, sendo fundamental que a Câmara tenha acesso a essas informações.

Alfred Nagel Neto (MDB) elogiou a campanha de conscientização promovida nas redes sociais pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura sobre a importância da utilização das faixas de pedestres. O vereador também lembrou que, após sugestão sua no início do ano, foi realizada uma campanha sobre o descarte correto de móveis, eletrodomésticos e outros materiais. “Toda campanha só faz sentido se a população a colocar em prática. A sociedade precisa ser o agente transformador”, afirmou.

Na sequência, Alfred falou sobre sua indicação para que a Secretaria de Obras providencie a limpeza das margens (calçadas) da Rua Alois Erthal, onde o mato alto tem dificultado a passagem de pedestres. Também pediu que a fiscalização municipal faça cumprir a Lei Complementar nº 1.791/2022, especialmente o Art. 78, que determina ser responsabilidade do proprietário do imóvel manter a calçada limpa.

Por fim, sugeriu aos laboratórios de análises clínicas conveniados com a prefeitura que instalem bancos do lado externo de seus estabelecimentos, a fim de oferecer conforto às pessoas que aguardam a abertura. Caso os contratos atuais não prevejam tal item, que ele seja exigido nos próximos. Se necessário, sugeriu que a própria prefeitura instale os bancos.

Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) informou que apresentou algumas indicações diretamente às secretarias competentes e destacou que, assim como ele, outros vereadores foram procurados por moradores em razão da precariedade de algumas vias após os dias chuvosos.

O vereador divulgou o programa “Guabiruba em Ação – Qualificar, Conectar e Empregar”, que acontecerá na quinta-feira, dia 10, das 9h às 17h, no estacionamento ao lado da prefeitura. O evento contará com a participação de instituições como CDL, Senac, Senai, Sebrae, Sine e a Sala do Empreendedor, com o objetivo de oferecer suporte à população em busca de emprego, qualificação e orientações diversas.

Carlos Henrique Graf da Silva (PSD) destacou a importância do evento realizado pelo Moto Clube Dragões da Trilha, no Parque Érico Vicentini, que reuniu um grande público e movimentou o turismo e a economia local, com participação de pilotos de 33 cidades. Ele também convidou a comunidade para a Feira de Economia Criativa e Produtos Coloniais, que acontecerá no sábado, 12, na Praça Teodoro Debatin.

A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) solicitou um estudo para a implantação de uma ciclofaixa na Rua dos Imigrantes, que liga Guabiruba a Brusque. A demanda surgiu após um comentário feito durante um passeio ciclístico realizado na região. “É contraditório iniciar um passeio ciclístico em um bairro que não tem ciclofaixa”, relatou a parlamentar.

Duda também abordou a necessidade de revitalização do centro da cidade, principalmente com a melhoria dos passeios públicos. Mencionou a indignação de um morador, especialmente com relação à calçada nas proximidades da Escola Arthur Wippel.

Ordem do Dia:

  • Aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2025, do Executivo, que "autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro à Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba - ADERG para a Campanha de Milho 2025".
  • Aprovado o Requerimento nº 20/2025.
  • Aprovada a Moção de Congratulações nº 8/2025.

Áudios