Câmara Guabiruba

Câmara Municipal de Guabiruba realiza última sessão ordinária de fevereiro

Destaque para aprovação do Projeto de Lei n.º 02/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n.º 1595, de 29 de junho de 2017, referente à concessão de bolsas de estudo

Por Imprensa Câmara Publicado em 26/02/2025 00:00:00 - Atualizado em 18/03/2025 18:07:37

Na noite de terça-feira, 25 de fevereiro, ocorreu mais uma sessão legislativa na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) e contaram com a participação dos demais oito parlamentares que compõem a 16ª Legislatura.

Entre os destaques da sessão, esteve a aprovação do Projeto de Lei n.º 02/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n.º 1595, de 29 de junho de 2017, referente à concessão de bolsas de estudo no município de Guabiruba.

Palavra Livre

No espaço destinado à palavra livre, o vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) reforçou suas indicações, ambas direcionadas à Secretaria de Obras, solicitando a implantação de bocas de lobo no início da Rua Ida Emília Fischer e também na Rua João Siegel, no bairro São Pedro. Segundo ele, após a revitalização do primeiro trecho da Rua São Pedro, a água passou a se acumular na entrada dessas vias. O parlamentar também agradeceu à GBTRAN pela instalação de um espelho convexo na Rua Madalena Missfeld, conforme sua solicitação, e convidou os vereadores para a reunião mensal da Associação de Moradores do bairro São Pedro, marcada para quarta-feira, 26, às 20 horas, no Clube São Pedro.

O vereador Justavo Barroso e Silva (Podemos) relatou sua participação em uma reunião com moradores da Rua Laudelino Schirmer, no bairro Lageado Baixo. Ele lamentou que uma patrola tenha sido deslocada até o local, mas não conseguiu realizar o trabalho devido às mangueiras de água expostas sobre a via. Também manifestou sua insatisfação com a situação da Rua Adolfo Schaefer, que, segundo ele, segue sem melhorias, além de criticar o buraco na Rua Bela Vista e a falta de retorno da Secretaria de Obras para suas demandas. Justavo também voltou a reclamar da circulação de caminhões sem lona nas caçambas, do uso de drogas no Parque Municipal e do descarte irregular de móveis velhos pela cidade.

O vereador Osmar Vicentini Filho (PL) também participou da reunião com os moradores da Rua Laudelino Schirmer e lamentou a falta de ação para os reparos necessários. Ele sugeriu a ampliação do sistema de drenagem e a pavimentação em parceria com a comunidade. Vicentini também expressou frustração por não ter sido convidado para a reunião entre lideranças de Guabiruba e Botuverá sobre a divisa entre os municípios e destacou preocupações com a segurança no Parque Érico Vicentini. Ele ainda solicitou melhorias na iluminação externa da Escola Erwin Schumacher para coibir atos suspeitos no local.

O presidente da Câmara, Alexandre Felipe Pereira, solicitou a confecção e o envio de uma moção de pesar à família de Murilo Pöpper, destacando sua trajetória política e serviços prestados aos Poderes Legislativo e Executivo em Brusque. Em resposta às reclamações do vereador Justavo, Pereira sugeriu que ele agendasse um encontro com o responsável pelo setor de Obras para discutir as demandas diretamente. Também comentou sobre o Projeto de Lei n.º 02/2025, ressaltando o compromisso do município com a educação e a valorização dos servidores públicos.

O vereador Alfred Nagel Neto (MDB) parabenizou a Secretaria de Educação pela ampliação das bolsas de estudo para os servidores, afirmando que essa medida impactará positivamente na qualidade do atendimento à população. Ele também alertou para o descarte irregular de móveis, destacando que existem locais apropriados para esse fim, como o Ecoponto e a Estação de Transbordo.

O vereador Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) reforçou a importância do Projeto de Lei que atualiza a concessão de bolsas de estudo, mencionando ainda uma emenda de sua autoria para ajustar regras sobre a devolução dos valores investidos em caso de exoneração antecipada do servidor beneficiado. Ele também comentou sobre o Projeto de Lei que estabelece o serviço de acolhimento em Família Acolhedora.

O vereador Carlos Henrique Graf da Silva "Ique" (PSD) explicou sua ausência na reunião com os moradores da Rua Laudelino Schirmer por problemas de saúde, mas afirmou que tem acompanhado as demandas com a Secretaria de Obras. Ele sugeriu que algumas vias da cidade fossem preparadas para futura pavimentação, seguindo o modelo adotado em Botuverá.

O vereador Diego Borges Veneruchi (PSD) solicitou à Secretaria de Obras a manutenção da boca de lobo na rotatória do Maimbaum, a roçada das margens da Rua Júlio Schaefer e a repintura das faixas de pedestres para melhorar a segurança viária.

A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) enfatizou a importância da aprovação do Projeto de Lei que atualiza a concessão de bolsas de estudo e criticou a prática do pagamento de férias indenizadas a servidores comissionados, sugerindo a implantação de escalas de revezamento, proporcionando assim um descaso anual aos servidores. Também relatou cobranças feitas à Guabiruba Saneamentos sobre a falta de água na Rua Expedicionário Germano Schlindwein.

Ordem do Dia

  • Aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária n.º 02/2025, que altera a Lei n.º 1595, de 29 de junho de 2017;
  • Aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei Ordinária n.º 03/2025, que dispõe sobre o serviço de acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes;
  • Aprovado o Requerimento n.º 05/2025.

Nada mais havendo a tratar, a sessão foi encerrada, ficando a próxima marcada para 4 de março.

Áudios