Câmara Municipal de Guabiruba sessão de 02 de outubro de 2018

Por Imprensa Publicado em 03/10/2018 06:57:11 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:16

Na noite de terça-feira, 02, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, na sede do Poder Legislativo. O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) conduziu as atividades que teve como novidade a presença do senhor Alôncio Schirmer (Progressistas) que assumiu como suplente por 30 dias, na vaga da vereadora titular Rosita Kohler.

Discussões em torno de um folder que circula pela cidade que supostamente apresenta ações de uma dupla de candidatos a deputado estadual e federal do MDB, que aponta recursos nos valores de R$ 500 para pavimentação da Rua Alberto Reichert, Aymoré e também R$ 200 mil para a Associação Hospitalar, gerou discussões fortes entre situação e oposição.

Parte da bancada de situação afirmar que o prefeito, vice e vereadores estão sendo cobrados pela população sobre os recursos que são apontados do material de campanha, sendo que esses recursos nunca vieram para Guabiruba.

Já as lideranças da oposição defensores da dupla de candidatos explicaram que os recursos apontados no material de campanha são apenas previsões, sendo que os candidatos estão brigando pelos recursos em Brasília.

No espaço da palavra livre que durante a sessão foi usado por oito vereadores, o parlamentar Felipe Eilert dos Santos (PT) discorreu sobre o Dia do Idoso, comemorado em todo o Brasil em 01 de outubro. Santos, destacou as conquistas com a criação do Estatuto do Idosa, mas também ressaltou os desafios para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que tanto já contribuíram com o país.

Alôncio Schirmer, usou o espaço para agradecer a vereadora Rosita Kohler, pela oportunidade de assumir os trabalhos por 30 dias, lembrando que essa é uma prática comum dentro de sua coligação.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) informou que em conversas com diversos eleitores de Guabiruba, muitos afirmam que irão tentar exercer o direito do voto, mesmo sem ter feito o recadastramento biométrico exigido pela Justiça Eleitoral. Para evitar possíveis desentendimentos no dia das eleições, o parlamentar solicitou que o Cartório Eleitoral volte a usar os meios necessários para fortalecer a informação do direito ou não do voto por essas pessoas.

O presidente vereador Cristiano Kormann entre outros temas destacou a realização do 15ª Jogos Escolares de Guabiruba (JEMGUABI) numa realização da Fundação Municipal de Esportes e Secretaria de Educação. Para o vereador essa dobradinha entre educação e esporte contribui de forma decisiva para formação de cidadãos melhores.

Nem projeto colocado em votação.

Nada mais havendo a tratar foi encerrado a sessão, convocando a próxima para terça-feira, 09 de outubro, no horário regimental de 19 horas.