Câmara

Câmara Municipal esteve reunida pela primeira vez em 2013

Na noite de terça-feira, 5 de fevereiro de 2013, aconteceu a primeira sessão ordinária na Câmara...

Por Imprensa Publicado em 06/02/2013 15:33:06 - Atualizado em 18/04/2024 15:30:02

Na noite de terça-feira, 5 de fevereiro de 2013, aconteceu a primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contou com as presenças do prefeito Matias Kohler e vice Valmir Zirke, além da comunidade que compareceu em bom número.

O prefeito Matias, foi o primeiro a fazer o uso da tribuna conforme inscrição prévia. O chefe do Poder Executivo reforçou o desejo de um trabalho em harmonia entre os poderes, mesmo sabendo da independência dos mesmos, ressaltando também, a importância do vereador.

O vereador Cristiano Kormann (PP), foi indicado como líder do governo na casa. Em seu pronunciamento o edil ressaltou que será o elo entre legislativo e executivo. Na oportunidade apresentou os informes e ações dos 36 dias de governo da administração municipal.

O também pepista vereador Luciano Schlindwein, desejou as boas vindas a toda comunidade presente, destacando na sequência a sua curta trajetória na política até chegar ao legislativo. Disse que fará o seu papel como legislador, mas, incentivará a contribuição de cada cidadão para o sucesso do município. Luciano acrescentou que existem muitas leis e que nem todas são cumpridas da forma que deveriam. E que esse será um dos objetivos dessa legislatura.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT), pediu um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas do incêndio de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Também falou sobre as imagens que apresentava na legislatura passada sobre problemas em diversos pontos do município. Disse que pretende continuar a mostrar imagens, mas, de benfeitorias realizadas pela administração atual. A possível construção do matadouro municipal também foi tema do pronunciamento.

Dr. Felipe Eilert dos Santos, vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), desejou um bom trabalho a todos, agradeceu o povo guabirubense pelo acolhimento há 20 anos, dele e de toda sua família. O edil ainda destacou o orgulho e a responsabilidade de ser o primeiro vereador eleito pelo PT em Guabiruba, partido no qual ajudou a fundar na cidade há 12 anos. Eleito prometeu não medir esforços para cumprir com obrigações da casa e pediu o apoio dos vereadores com maior tempo na vida público na prestação do auxílio necessário para o bom andamento dos trabalhos. “Temos o dever e obrigação de não deixar os interesses políticos e pessoais, estarem acima dos interesses da comunidade”, completou o petista.

Haliton Kormann (PMDB), destacou a trajetória política do ex-prefeito Orides Kormann e também os motivos que o levaram a entrar na vida pública.

Jaime Nuss (PMDB), no uso da palavra agradeceu as pessoas que a ele confiaram o voto no último pleito. Destacou as presenças do prefeito, vice e secretário de Esportes, que acompanharam a sessão. Solicitou uma atenção especial a situação financeira e estrutural dos clubes e associações do município, que segundo vereador passam por sérios problemas.

O presidente Waldemiro Dalbosco, ressaltou a importância do homem público e a luta pela busca de soluções dos problemas a ele apresentados. O vereador também discorreu sobre documento elaborado pelo Núcleo de Empresários de Guabiruba da ACIBr, apresentado aos então candidatos ao executivo, que tratava da construção de um canal extravasor próximo ao Supermercado Archer, no Centro. Sendo que o projeto não foi aceito e nem inserido nos planos de governo. O presidente pediu para que o prefeito inclua o projeto em seu plano de ações.

O vereador Nilton Rogério Kohler (DEM), utilizando questão de ordem, solicitou o uso da palavra como líder dos Democratas, pedido esse atendido pelo presidente. Usando a palavra parabenizou a presidência pela utilização de novos instrumentos para o cumprimento do Regimento Interno. Em ato continuo solicitou que a leitura do expediente seja feita pelo 1º secretário e não mais pelo assessor jurídico, como já acontece há muitos anos.

Início das atividades, agradecimento aos eleitores, indicações e captação das águas do Rio Cristalina, foram temas levantados pelo vereador Osmar Vicentini (PMDB).

Confira o áudio da sessão: [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Matias Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Sano Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Luciano Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Valdeci Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Felipe Vereador Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Haliton Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Waldemiro Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Jaime Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Tindo Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/05 de fevereiro Vicentini Pronunciamento.mp3]   Confira as fotos da sessão: [nggallery id=93]

Áudios