Câmara Municipal realiza primeira sessão ordinária de maio

Dois projetos de leis foram aprovados e foi lançada a campanha “Maio Amarelo”

Por Imprensa Publicado em 03/05/2023 06:52:38 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite de terça-feira, 02 de maio, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

Um dos temas iniciais foi o “Maio Amarelo”, mês da conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. Euller Comper, Coordenador de Trânsito do Município de Guabiruba usou a tribuna popular para falar sobre a campanha.

Na oportunidade dois projetos foram votados e um baixado para as comissões. Um projeto concedeu auxílio financeiro a clubes esportivos do município e o outro autorizou a aquisição por parte do município de terreno para ampliação da Escola de Educação Básica  Rosa Rudolf Nicoletti, bairro Planície Alta.

O vereador Vilmar Gums (MDB) apresentou imagens que reforçaram suas indicações. A primeira solicita ao setor competente a limpeza da calçada (roçada), nas imediações do Auto Posto 10 de Junho, Centro, mediante a devida fiscalização, conforme determina a lei.

Também solicitou a pintura da faixa divisória da pista nas proximidades da padaria Guabipão, na rua Guabiruba Sul, bairro Guabiruba Sul.

Também pediu que providencie a revitalização da pintura das faixas sinalizadoras de trânsito em toda a extensão da rua Brusque e rua 10 de Junho, bairro Centro, bem como, das travessias elevadas e faixas de pedestres.

Gums, também falou da importância de auxiliar os clubes esportivos e recreativos do município com recursos financeiros.

O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) ressaltou a importância de recursos financeiros para os clubes esportivos e recreativos. Ele discorreu sobre a dificuldade para levantar recursos para manter as estruturas que em sua maioria sempre abrem suas dependências para o uso de modalidades esportivas em eventos realizados pelo poder público.

No setor da saúde ressaltou a importância da Associação Hospitalar, que realiza vários atendimentos importantes. O parlamentar discorreu sobre o pedágio realizado no último final de semana em prol da casa de saúde R$11.048,15.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) parabenizou todos os trabalhadores guabirubenses pela passagem do Dia do Trabalhador.

Kormann discorreu sobre indicação que solicita a administração municipal para que se digne elaborar o competente projeto de lei, com a finalidade de diferenciar alguns cargos de secretários e diretores municipais, visando valorizar as pastas mais importantes mediante uma reforma no plano de cargos e salários, e que este projeto de lei possa nos auxiliar no reajuste salarial dos secretários dentro do prazo até junho 2024.

O vereador Jair Kohler (Progressistas) aproveitou a presença do responsável pelo trânsito para solicitar melhorias na Rua Alois Erthal, Centro, com a colocação de guard-rail na descida do morro.

Destacou a realização no último sábado (29), da Copa Nivio Ebele, no ginásio da Escola Pe. Germano Brandt, no Aymoré. A competição foi a primeira etapa do Campeonato Municipal de Karatê de Guabiruba 2023.

O nome da Copa se dá em homenagem a Nivio Ebele. O advogado guabirubense é um agente que foi fundamental para o alcance do primeiro projeto do Karatê da cidade. Alunos das escolas de Guabiruba, onde acontecem os treinos, participaram da competição, além de uma associação convidada, a Associação Brusquense de Karatê (ABK).

A vereador Maria Simone Fischer (MDB) fala sobre a importância da repercussão das falas nas rádios de Brusque e Guabiruba e também nas redes sociais. A vereadora lamentou a entrevista do prefeito Valmir Zirke em jornal da circulação regional, onde o prefeito desmente fatos verídicos apontados na casa legislativa, afirmando que os vereadores “só sabem reclamar”.

Agradeceu a presença da Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural que teve a preocupação de tirar duvidas dos parlamentares sobre a Lei de Incentivo a Cultura “Paulo Gustavo”, que será tema de audiência pública.

O vereador Ricardo Schlindwein (Progressistas) parabenizou o responsável pela Gbtran pelo lançamento da campanha Maio Amarelo e o lançamento da cartilha.

Aproveitou para solicitar junto ao órgão de trânsito melhorias de sinalização e dispositivos no portal de acesso ao município localizado no bairro Imigrantes e também na reta da Rua Guabiruba Sul, bairro do mesmo nome.

Parabenizou os envolvidos no pedágio da Associação Hospitalar, sendo que os recursos arrecadados serão importantes para a manutenção das atividades.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2023 do Executivo, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA".

- Foi aprovado em segunda discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2023 do Executivo, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA ADQUIRIR IMÓVEL PARA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA RUDOLF NICOLETTI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi baixar para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Complementar nº 2/2023 do Executivo, que "ALTERA A LEI 1.477 DE 22 DE SETEMBRO DE 2014, DISPONDO SOBRE O PROFESSOR NÃO HABILITADO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

Nada mais havendo a tratar, foi declaro encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 09 de maio do corrente.