Câmara Guabiruba

Câmara Municipal realiza segunda sessão ordinária do mês de abril

Presença de integrantes da AMA e também aprovação do Projeto de Lei que concede gratificação para os diretores de escolas foram temas em destaque

Por Assessoria Publicado em 10/04/2025 00:00:00 - Atualizado em 10/04/2025 07:32:50

Na noite de terça-feira, 8 de abril, ocorreu a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas).

Entre os destaques da sessão esteve a presença de representantes da Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA). Eles falaram sobre as ações realizadas e os desafios enfrentados pelas pessoas com espectro autista e suas famílias.

Na oportunidade, solicitaram o apoio do Poder Legislativo para temas relacionados à causa.

Outro tema importante foi a discussão e aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 18/2025 do Executivo, que “cria gratificação pelo exercício do cargo de diretor de escola”.

Vereadores se pronunciam

Alexandre Felipe Pereira agradeceu a presença das representantes da AMA, destacou as ações já realizadas em Guabiruba e colocou a Câmara à disposição para contribuir com o que for necessário. Ele também falou sobre os 100 primeiros dias de legislatura, mencionando os desafios e evoluções da instituição e dos vereadores.

Alfred Nagel Neto (MDB) destacou sua vivência com a AMA no período em que foi secretário de Educação e ressaltou a importância da empatia. Parabenizou ainda a secretária Márcia Hochsprung e o servidor André pela iniciativa do projeto de gratificação. Comentou também sobre a visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com a vereadora Eduarda Schweigert (MDB), de onde devem vir emendas parlamentares para a aquisição de um veículo para a Agricultura.

Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) elogiou a aprovação da gratificação para os diretores e parabenizou os integrantes da AMA. Agradeceu à Secretaria de Obras pelo conserto do pontilhão de madeira no Morro São José e solicitou a restauração da arte gráfica no local. Mencionou ainda a chegada de projetos nas áreas de meio ambiente e assistência social e convidou a comunidade para a audiência pública do dia 14 de abril, na Escola Erwin Schumacher, no bairro Lageado Baixo.

Carlos Henrique Graf da Silva “Ique” (PSD) reforçou o convite para a audiência pública sobre a reurbanização do bairro Lageado Baixo, no dia 14 de abril. Destacou a atuação dos diretores de escola e a importância da gratificação aprovada. Também elogiou os eventos de Páscoa realizados na cidade e convidou a comunidade para o Passeio de Páscoa de Trenzinho – Rota do Chocolate, no dia 12 de abril de 2025.

Diego Borges Veneruchi (PSD) também ressaltou os eventos culturais de Páscoa, elogiando a organização e participação popular. Informou sobre a arrecadação de prendas para a Festa de Maio, que ocorrerá no sábado, dia 12.

Eduarda Schweigert (MDB) voltou a abordar a questão do despejo irregular de resíduos têxteis, cobrando transparência e providências. Também falou sobre a importância do envolvimento com a causa autista. Fez indicação para a repintura das vagas para idosos em frente à UBS do Centro e comentou sobre a conquista de R$ 100 mil em emenda parlamentar para a Associação PATA. Relatou sua participação na Corrida de Revezamento dos Jogos Comunitários.

Jair Francisco Kohler (Progressistas) reforçou sua indicação para que seja criado um acesso entre as ruas Antônio Carminatti e Cristiano Albrecht, no bairro Holstein, visando beneficiar os agricultores da região. Comentou sobre o encontro de lideranças dos Progressistas em Blumenau, onde foram discutidas possíveis candidaturas para as próximas eleições.

Justavo Barroso e Silva (Podemos) relatou pedidos da comunidade para o conserto da Ponte Pênsil, localizada próxima à PelzinickelPlatz. Informou que esteve em conversa com o prefeito Valmir Zirke sobre a situação da Rua Adolfo Schaefer, que deverá receber melhorias após a finalização de obras de loteamento. Finalizou seu discurso comentando sobre a gratificação dos diretores e os eventos de Páscoa.

Osmar Vicentini (PL) falou sobre sua participação no Pedágio da Associação Hospitalar, que arrecadou cerca de R$ 14 mil. Durante o pedágio, recebeu reclamações de moradores da Rua Ana Gonçalves Matheus sobre problemas na tubulação de esgoto. Também foi cobrado por seu pai sobre a necessidade de medidas para coibir o excesso de velocidade e acidentes no Lageado Alto, e levou a questão à tribuna.

Ordem do Dia

  • Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2025, que “Cria gratificação pelo exercício do cargo de diretor de escola, e dá outras providências”.
  • Baixado para comissões o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2025, que altera a Lei nº 1.877, de 27 de março de 2024, sobre os benefícios eventuais na política municipal de assistência social.
  • Baixado para comissões o Projeto de Lei Ordinária nº 20/2025, que altera a Lei Municipal 1.573/16, sobre a reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Guabiruba.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 15 de abril de 2025.

Áudios