Câmara Guabiruba

Câmara Municipal realizou sessão ordinária na terça-feira, 15

Um Projeto de Lei foi aprovado em segunda votação, além da aprovação de duas moções, uma de pesar e outra de congratulações.

Por Portal Visão Liberal Publicado em 17/10/2024 00:00:00 - Atualizado em 17/10/2024 10:06:52

Na noite de terça-feira, 15 de outubro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PL) e com a presença de oito demais parlamentares. A reunião teve início às 19 horas e discutiu questões importantes para o município.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 3/2024. O projeto altera o Anexo III da Lei nº 1.691, de 10 de setembro de 2019, e estabelece novas exceções. Além disso, foram aprovados uma moção de pesar e um moção de congratulações.

Durante o espaço da palavra livre, o vereador Wagner Westarb (MDB) destacou algumas de suas indicações. Ele apontou problemas de desnivelamento na pavimentação, especialmente nas proximidades de uma lombada na Rua Nilo Erthal e em um trecho da Rua José Fischer, o que tem dificultado o escoamento de água nas bocas de lobo. O parlamentar também solicitou a substituição de lâmpadas em vias públicas com iluminação deficitária. Ao final, Westarb, assim como outros vereadores, enalteceu os professores, ressaltando a importância dos mesmos, no papel social, sendo que o Dia do Professor, foi comemorado no dia 15 de outubro.

O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) trouxe à pauta a sugestão de criação de uma lei para indenizar cidadãos que tenham seus veículos danificados por buracos ou imperfeições em vias públicas e equipamentos urbanos. Sua proposta recebeu apoio de colegas, como o vereador Haliton Kormann (MDB), que reforçou a necessidade de discutir um mecanismo para compensar danos materiais ou físicos decorrentes dessas condições.

Jair Kohler (Progressistas) apresentou imagens que mostravam o acúmulo de fios de telefonia abandonados nas margens das vias e enrolados em postes, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Ele sugeriu a criação de uma "tarefa de força" para coletar esses materiais, que causam transtornos em diversas áreas da cidade.

A sessão encerrou com os vereadores reafirmando seu compromisso em buscar soluções para os problemas relatados, reforçando o papel da Câmara Municipal em ouvir a população e propor ações efetivas.

Áudios