Câmara realiza sessão ordinária na noite de terça-feira, 23

Na oportunidade destaque para aprovação do Projeto de Lei Ordinária n.º 14/2023, que dispõe sobre a abertura de crédito suplementar no orçamento do município de Guabiruba.

Por Imprensa Publicado em 24/05/2023 08:25:09 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite de terça-feira, 23 de maio, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), com as participações dos demais oito parlamentares que compõe a atual legislatura.

Maria Simone Fischer (MDB) reforçou seu pedido para a colocação de areia sobre a via e também o patrolamento da Rua Sofia Fischer Habitzreuter, bairro São Pedro.

Também solicitou a passagem do Caminhão Pipa em vias dos municípios. O vereador Ronaldo Kohler (MDB) pediu aparte e reforçou o pedido.

Solicitou esclarecimentos à secretaria responsável para apresentar informações sobre o REURB – Regularização Fundiária Urbana. Em aparte o vereador Cristino Kormann (Progressistas) informou que quatro empresas estão em fase de visitas. E que o REURB pode ser um processo mais ágil que o programa “Lar Legal”.

Falou sobre a situação do racismo, de um jogador brasileiro que atua no Real Madri, da Espanha.  Discorreu sobre a movimentação do governo brasileiro para pressionar as autoridades da Espanha.

Apresentou dois artigos da Lei Orgânica Municipal que destacam as atribuições da Câmara Municipal na análise das compras de imóveis e outros bens por parte do Poder Executivo. Ela também destacou o dever do Executivo em responder os questionamentos dos parlamentares, desde que solicitados, apresentado os prazos e as consequências, caso isso não aconteça.

A parlamentar se refere à polêmica criada nos últimos tempos com relação às aquisições de terrenos, sem a tramitação de documentos na Câmara Municipal e também a dificuldade nas respostas de requerimentos e outros pedidos dos vereadores por parte do Poder Executivo.

O vereador Waldemiro Dalbosco discorreu sobre os planos de governos apresentados pelos candidatos nas eleições, para ele os planos devem ser um documento balizador das administrações e também uma ferramenta de cobrança por parte da comunidade.

Dalbosco apresentou um item do plano de governo do atual prefeito que prometia as substituições de pontes de madeiras, por pontes de concreto.  Segundo o parlamentar contrariando isso, uma ponte de madeira está sendo construída entre o Centro e bairro São Pedro, em um local que deve ter grande circulação de veículos e também não está sendo respeitada a largura ideal da via, que deveria ser de oito metros de pista e dois metros de calçadas.

Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) solicitou o envio de moção de apoio ao Congresso Nacional, apresentando a não concordância com relação a cassação do deputado paranaense Deltan Dellagnol.

Solicitou o conserto da cabeceira da ponte localizada na Rua Guilherme Riffel, que está em um processo de erosão na parte baixa, para garantir a segurança dos usuários da via. O parlamentar apresentou uma imagem no sistema audiovisual.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) também solicitou o envio de moção ao Congresso Nacional, em apoio ao deputado cassado Deltan Dallagnol. Da mesma forma o parlamentar lamentou os rumos que o país está tomando.

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) também lamentou os atos de racismo contra o jogador de futebol brasileiro na Espanha.  Na oportunidade ele fez um contraponto parabenizando os coordenadores do bairro Lageado Baixo nos Jogos Comunitário, que oportunizaram a participação de vários atletas negros nas mais diversas modalidades, dando exemplo de inserção e união entre todos.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 7 de junho do corrente.

Já no dia 30 de maio, será realizada uma Sessão Itinerante no bairro São Pedro, localidade do Holstein, na Escola João Jensen, a partir das 19 horas.