Câmara realiza sessão ordinária na quarta-feira, após feriado de carnaval
Na oportunidade destaque para a aprovação em regime de urgência especial do Projeto de Lei nº 01/2021, que da nova redação ao artigo 8ª da Lei 1300 de 22 de dezembro de 2011, que cria a Fundação Cultural de Guabiruba e o Fundo Municipal de Cultura.
Na noite de quarta-feira, 17, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) e com as presenças do demais oito parlamentares.
As reuniões ordinárias sempre acontecem nas terças-feiras às 19 horas, mas como nessa terça-feira foi feriado, o encontro aconteceu no dia seguinte.
Na oportunidade destaque para a aprovação em regime de urgência especial do Projeto de Lei nº 01/2021, que da nova redação ao artigo 8ª da Lei 1300 de 22 de dezembro de 2011, que cria a Fundação Cultural de Guabiruba e o Fundo Municipal de Cultura.
O vereador Ricardo José Schlindwein (Progressistas) comentou sua indicação direcionada ao poder público municipal solicitando a revisão sobre o excesso de vagas disponibilizadas para taxistas na área central, principalmente próximas a agências bancárias e prédios públicos. Segundo o parlamentar essas vagas ficam desocupadas e deixam de ser utilizadas pela comunidade.
O vereador Wagner Fischer Westarb (MDB) comentou sobre indicação da bancada de oposição solicitando a instalação de uma mão inglesa na Rua Luiz Imhof, para facilitar o acesso da comunidade a parte central da cidade. Segundo o parlamentar essa situação seria temporária, apenas no período de construção de uma nova ponte na rua que hoje serve como retorno.
O vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre a chegada de resposta por parte do poder judiciário sobre a demora no atendimento de procedimentos no Cartório de Registros do Município.
O parlamentar disse entender a resposta, mas também aproveitou para reforçar a necessidade da desburocratização no Brasil. Segundo o parlamentar hoje mesmo com a realização de procedimentos digitais o cidadão continua a acumular papéis.
Destaque para os pronunciamentos dos vereadores Ronaldo Kohler e Maria Simone Fischer (MDB) que reforçaram suas indicações.
O vereador Alexandre Pereira (Progressistas) destacou a situação das famílias que estavam em abrigos e foram assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Os vereadores Vilmar Gums (MDB) e Jair Kohler (Progressistas) também se pronunciaram sobre assuntos diversos e de interesse da comunidade.
Acompanhei todos os pronunciamentos na integra nos áudios (anexos) no final dessa matéria.
ORDEM DO DIA
- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 01/2021, que "DA NOVA REDAÇÃO AO ART. 8º DA LEI 1.300, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011, QUE CRIA A FUNDAÇÃO CULTURAL DE GUABIRUBA E O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 23 de fevereiro do corrente.