Câmara realiza sessão que teve como destaques a segurança nas escolas e também cobranças ao prefeito com relação a ações em diversos setores

Após os pronunciamentos do prefeito e comandante da Polícia Militar os vereadores também apresentaram suas considerações com relação a melhorias da segurança nas escolas.

Por Imprensa Publicado em 19/04/2023 07:50:52 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na última terça-feira, 18 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou uma sessão ordinária presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), que contou com a presença do prefeito Valmir Zirke e do Sargento Murilo Wilke, comandante da Polícia Militar em Guabiruba. Durante o encontro, foi discutida a melhoria da segurança nas escolas após o atentado contra crianças que ocorreu em Blumenau.

Após os pronunciamentos do prefeito e comandante da Polícia Militar os vereadores também apresentaram suas considerações com relação a melhorias da segurança nas escolas, como a colocação de segurança Armanda, possibilidade de contratação de zeladores e também melhorias em itens de segurança físicas e eletrônicas.

No entanto, a sessão também foi marcada por críticas ao prefeito Zirke por não responder as indicações e requerimentos dos vereadores, que são pedidos da comunidade. O vereador Jair Kohler (Progressistas), da base de apoio do prefeito, fez duras críticas sobre a entrega de obras não concluídas na Escola Municipal João Jensen, no bairro São Pedro. Ele também reclamou da colocação de asfalto frio em buracos de vias e destacou que é papel do parlamentar cobrar.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) também foi dura nas críticas sobre as obras inacabadas da Escola João Jansen e a falta de respostas aos pedidos da comunidade. Os vereadores cobraram ações efetivas do prefeito em relação às demandas da população e se comprometeram a continuar fiscalizando e cobrando as respostas necessárias.

O prefeito Valmir Zirke permaneceu até o final do encontro, após as críticas falou sobre o tema com a imprensa, comentando a postura dos parlamentares e também o que precisa ser feito com relação as demandas apresentadas.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba demonstrou a importância do diálogo entre os poderes e a necessidade de atender aos anseios da população. A presença do prefeito e do comandante da Polícia Militar em Guabiruba mostrou a preocupação com a segurança nas escolas, mas as críticas feitas pelos vereadores sobre a falta de respostas e obras inacabadas evidenciaram que ainda há muito a ser feito para atender aos anseios da população.

Acompanhei os pronunciamentos dos parlamentares no final do texto na seguinte ordem: Alexandre Felipe Pereira, Cristiano Kormann, Jair Kohler (Progressistas), Maria Simone Fischer (MDB), Ricardo José Schlindwein (Progressistas), Ronaldo Kohler, Vilmar Gums e Wagner Fischer Westarb (MDB).

- Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2023do Executivo, que "OUTORGA CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO AO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC/SC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado requerimento de Nº 8/2023 dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal por meio da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura Urbana, assim como da Secretaria de Educação, para que se digne prestar maiores esclarecimentos sobre o prazo de conclusão das obras na Escola Reunida Municipal João Jensen no Holstein. Também, por conta de várias cobranças a respeito, solicitamos cópia do projeto e respectivo cronograma de execução das obras, tendo em vista que a inauguração do novo educandário foi no dia 10 de junho de 2021 e até a presente data não foram atendidas.

- Também foi aprovado requerimento de Nº 9/2023 dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que providencie a recuperação do asfalto na altura do início da rua Holstein (trecho entre as ligações das obras realizadas e inauguradas em 2017, pelas empresas Múltiplos e Augustus). Trata-se de pleito recorrente dirigido à Administração Municipal por meio de indicações e através de contatos frequentes com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

- Foi aprovado Moção de Pesar nº 4/2023;

- Foi aprovado Moção de Congratulações nº 5/2023;

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 25 de abril do corrente.