Câmara
Câmara realizou primeira sessão ordinária em 2014
Na noite de terça-feira (04) aconteceu a primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba...
Na noite de terça-feira (04) aconteceu a primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba em 2014. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e como de costume a comunidade prestigiou o encontro. Dois projetos de lei foram apreciados pelos senhores vereadores e aprovados em regime de urgência especial.
Palavra Livre:
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador destacou a ocupação interina da Secretaria de Obras, pelo vice-prefeito Valmir Zirke. O edil também destacou a necessidade da passagem do caminhão pipa em algumas localidades, além de destacar o programa de bolsas de estudos para universitários da Secretaria de Educação.
Por fim, o pepista deixou uma mensagem destacando a importância da educação. “A educação não pode ser delegada somente a escola, o aluno é transitório, o filho é para sempre”, complementou Schlindwein.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Dirigiu-se ao presidente da ADERG, senhor Arno Kohler, que segundo o vereador realizou insinuações de que ele não estava mais apresentando imagens fotográficas nas sessões, como em anos anteriores. O vereador afirmou que o trabalho continua sendo feito, inclusive mais de 200 imagens com problemas ocorridos nos primeiros dias do ano, foram apresentadas.
Felipe Eilert dos Santos
Parabenizou os idealizadores, realizadores e participantes da Feira de Produtos Locais de Guabiruba, destacando a importância da mesma para diversificação da atividade econômica.
Informou que a exemplo de diversos segmentos o Partido dos Trabalhadores (PT) de Guabiruba esteve reunido para realizar um processo de reflexão das ações do partido e projeções para 2014. Segundo vereador o ano será de eleições, de Copa do Mundo, e o PT será muito cobrado através da mídia e das manifestações. “Não bastou os 11 anos de governo petista fazer as profundas transformações sociais, deu poder aquisitivo para os brasileiros, fortaleceu os diversos setores da indústria, gerou emprego, tirou mais de 20 milhões da miséria, só que o povo quer mais”, completou Santos.
Em ato continuo, o vereador citou matéria publicada em um jornal de circulação regional que teve como principal fonte a senhora Luana Schumacher Vaz, presidente do Núcleo de Empresários. Segundo relatos ela discorreu sobre o crescimento desordenado na região, aliado a falta de estrutura, que acarreta em problemas de mobilidade urbana, ocupação indevida do solo, e outros. Para o vereador a palavra chave na busca por soluções é planejamento com a participação das esferas municipal, estadual e federal. (acompanhe áudio na integra no site)
Waldemiro Dalbosco (PT)
O vereador Waldemiro Dalbosco, presidente da Mesa Diretora também fez uso da palavra livre agradecendo a presença da comunidade nos encontros, desejando que a participação possa continuar acontecendo no corrente ano.
Na sequência destacou os desafios do Poder Legislativo em 2014, com temas como plano de carreira dos servidores, nova planta de valor imobiliário, questões sobre o limite entre Guabiruba e Botuverá, além da observância temas que envolvem o novo Plano Diretor.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo na casa foi breve e destacou as ações da Secretaria de Esportes, principalmente com a realização do programa Lazer na Estrada. O pepista também desejou um bom ano de trabalhos para todos.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador democrata a exemplo de outros colegas também solicitou a passagem do caminhão pipa em algumas localidades, principalmente no bairro Lageado Baixo. Em decorrência da observância que os caminhões existentes não suportam a demanda da comunidade, o edil sugeriu a aquisição de novos equipamentos.
Kohler, também reforçou indicação para construção de enrocamento (muro de proteção/barragem) nos fundos das seguintes residências: dos senhores Elidio Tadeu da Silva, Celson Riffel, Adolfo Kormann e Jorge Munch.
Com relação às eleições e o que vem sendo feito pelo governo estadual e federal, segundo o vereador muita coisa vem sendo feita mais também muita coisa ficou a desejar. “Com relação às BRs 101 Sul e 470, o vereador criticou o governo federal que em 11 anos pouco fez, sendo que os 10 milhões enviados ao governo estadual, possivelmente são em troca de palanque nas próximas eleições”, afirmou Nilton.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador solicitou o patrolamento e arreamento das vias transversais da Rua Sibéria, bairro Sternthal, conserto da boca de lobo à margem esquerda da Rua Godofredo Rothermel, bairro Guabiruba Sul. Além de pedir o patrolamento e areiamento do final da Rua Lorena, bairro São Pedro.
Na sequência também questionou a presença do Promotor de Justiça, para realização de audiência pública para dirimir duvidas sobre a denominação de vias pública municipais. Sendo na sequencia informado que a assessoria jurídica da prefeitura está cuidando do tema.
Por fim, também solicitou a presença da direção da Associação Hospitalar para prestar esclarecimentos sobre estrutura e atendimento.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Destacou a presença junto ao publico na sessão do presidente do JPMDB, reforçando inclusive a importância da participação dos jovens na política. Em ato continuo reforçou pedido do colega Haliton para execução de obra para conserto de boca de lobo na Rua Godofredo Rothermel, bairro Guabiruba Sul. Além de destacar a realização da Feira de Produtos Locais.
Sobre a passagem dos caminhões pipa nas localidades do município, o vereador sugeriu a realização de três turnos de atendimento em decorrência do período de estiagem.
O vereador também opinou sobre a questão política no país, apontando as coligações partidárias como a maior falha no sistema atual. Para o vereador, partidos de ideologia totalmente contrária se unem por interesses nem sempre compreendidos pela coletividade.
Sobre a realização do processo de atualização cadastral dos imóveis, através do trabalho de geoprocessamento, o vereador afirmou que foi procurado pela comunidade que reclamou que casinha de carro e ranchos também estão sendo aferidos. O peemedebista solicitou a presença do responsável pela empresa vencedora da licitação para prestar explicações.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 1/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Também foi aprovado em discussão e votação única no Projeto de Lei nº 3/2014, que “ALTERA A LEI 925/2005, AMPLIANDO NÚMERO DE VAGAS PARA MÉDICO VETERINÁRIO E ENGENHEIRO CIVIL”.Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 11 de fevereiro do corrente, no horário Regimental de 19 horas.
Confira o áudio da sessão:
[audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Felipe pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Jaime Nuss Pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Luciano pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Waldemiro pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Haliton pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Sano Pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Tindo Pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Valdeci pronunciamento 04 de fevereiro.mp3] Confira as fotos da sessão: [nggallery id=159]