Com
Com destaque para mudanças no regimento interno vereadores estiveram reunidos em sessão ordinária
Com a aprovação do Projeto de Resolução 02/2013, que altera alguns pontos do regimento interno da...
Com a aprovação do Projeto de Resolução 02/2013, que altera alguns pontos do regimento interno da casa legislativa, foi realizada na noite de terça-feira (12), mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba.
O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP), sendo que o primeiro a fazer uso da palavra no espaço reservado aos líderes partidários foi o vereador Luciano Schlindwein (PP). O pepista informou sobre convenção do Partido Progressista, que acontecerá no dia 21 de março às 18 horas na sede do Poder Legislativo.
Também utilizando o espaço para as lideranças o vereador Cristiano Kormann (PP), falou sobre o destino das indicações do legislativo, que serão recebidas pela secretária do prefeito que encaminhará para as respectivas secretarias.
Luciano Schlindwein, inscrito previamente voltou a falar na tribuna da casa, destacando o “Dia Internacional da Mulher”, parabenizando todas as mulheres guabirubenses. O vereador informou à comunidade que deseja completar seus estudos sobre as datas dos encontros do programa em parceria entre o SESI Escola, Prefeitura e comunidade. Foi também solicitando uma maior fiscalização por parte do órgão competente nos trabalhos das empresas de terraplanagem.
O envio de ofício a Associação Hospitalar de Guabiruba, solicitando a presença do administrador para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a situação financeira e administrativa da instituição foi o primeiro tema do pronunciamento do vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT). O vereador também parabenizou a presidência pela reunião dos vereadores com o gerente da Celesc, Pedro Paulo Tridapalli. Ferreira, também voltou a apresentar imagens de obras, como fazia na legislatura passada. A situação da tubulação da Rua Paulo Mannrich, bairro Imigrante, problemas com a pavimentação da Rua Antônio Fischer, Centro e a creche do bairro São Pedro, que foi inaugurada no final do ano passada sem estar concluída, foram temas apresentados.
O presidente da casa vereador Waldemiro Dalbosco, discorreu sobre as ações do Núcleo de Empresários de Guabiruba na ACIBr, comentando algumas indicações de vereadores como de Haliton Kormann (PMDB), que falou sobre a deficiências no atendimento dos Correios. Dalbosco, disse que ficou feliz pela citação e falou que o núcleo já agiu em outros momentos sobre o problema, inclusive reunindo-se com o superintendente regional dos Correios. Outra indicação apresentada pelo vereador Osmar Vicentini (PMDB), que pede que os proprietários providenciem as construções das calçadas, também foi comentada. Segundo o vereador quem acompanha o núcleo sabe o quanto os empresários já lutaram pela construção das calçadas na Rua Brusque e em outros pontos.
Nilton Rogério Kohler (DEM) solicitou o desassoreamento dos rios do município, solicitando um estudo técnico. A instalação de réguas para aferir o nível dos rios também foi solicitada pelo vereador democrata. Por fim, a comunidade foi parabenizada pelo “Cerco de Jericó”, realizado pela comunidade católica.
A boa organização da festa da comunidade do bairro Lorena, foi assunto lembrado pelo vereador Jaime Luiz Nuss (PMDB). O edil também questionou o líder de governo se o repasse financeiro destinado a Associação Hospitalar está sendo efetuado. Com a negativa como resposta disse não concordar já que os funcionários não estão recebendo salários e precisam dos valores para o sustento da família. Em aparte o vereador Waldemiro Dalbosco, informou que o repasse não foi efetua por motivo da não prestação de contas por parte da instituição de saúde. Jaime, também solicitou ao órgão competente a roçada das vias municipais, que segundo o mesmo estão tomadas pelo mato.
Ordem do Dia Foi aprovado em discussão e votação única do Projeto de Resolução n° 002/2013, que “DÁ NOVA REDAÇÃO AO CAPUT DO ARTIGO 47, ARTIGO 63, II, E CRIA O ARTIGO 201-A, DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL”. Principais Alterações: Expediente (Art.47) Pequeno: 30 minutos (leitura da ata e demais correspondências) Grande: 165 minutos. a) (presidente para os seus informes) – prazo: 5 minutos; b) (líderes partidários) Art.199 – prazo: três minutos, em caráter excepcional; c) (aos vereadores) – prazo: 15 minutos. Ordem do dia: (art.51) – prazo: 30 minutos. Tribuna Popular (art.201) - prazo 15 minutos, acrescendo ao prazo de expediente. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima sessão para o dia 19 de Março do corrente, no horário Excepcional de 17 horas, em virtude das Comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Confira o áudio da sessão: [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Felipe Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Jaime Nuss Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Luciano Partido.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Luciano Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Sano Indicação.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Tindo Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Valdeci Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/12 de marco Waldemiro Pronunciamento.mp3] Confira as fotos da sessão: [nggallery id=102]