Encontro

Encontro discutiu desmembramento de território entre Guabiruba e Botuverá

Por Imprensa Publicado em 07/10/2013 08:56:29 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:11

Na manhã da ultima terça-feira (1), o presidente da Câmara Municipal de Guabiruba, vereador Waldemiro Dalbosco, recebeu na sede do Poder Legislativo na companhia do prefeito Matias Kohler e vice Valmir Zirke, representantes do Poder Legislativo do município de Botuverá, que apresentaram projeto que solicita retificação da divisão entre os municípios em uma faixa de terra entre os bairros Lageado Alta, em Guabiruba e Pedras Grandes, em Botuverá.

A comitiva botuveraense contou com as presenças do vereador Edson Vanelli, presidente do Poder Legislativo, o vice-presidente vereador Valmor Costa, vereador Antônio Bonomini e do diretor geral Mario Francisco Tachini, que solicitaram o apoio dos poderes guabirubense para solução desse impasse que já é pauta de discussão ao bom tempo, com pedidos impetrados em 2007 e 2011.

Segundo Mario Tachini, esse faixa de terra em questão onde habitam cerca de 250 pessoas pertence à Guabiruba, mas, essas pessoas utilizam os serviços, pagam tributos e votam em Botuverá. “Para essa mudança acontecer será necessária à aceitação das duas câmaras e elaboração de projeto de lei, por parte do executivo guabirubense”, completou Tachini.

O encontro contou com a presença do Assessor Jurídico do Poder Legislativo, Dr. Roque Luiz Dirschnabel, que acompanhou todas as solicitações que tratam do tema que chegaram até o presente momento na câmara guabirubense. Segundo Dirschnabel, não se trata de retificação e sim de desmembramento da faixa de terra. “Entendo a situação da comunidade mais é preciso fazer um levantamento topográfico e geográfico, consultar os dois legislativos, o executivo elaborar um projeto de lei e por fim apresentar a situação a Assembleia Legislativo”, complementou o assessor.

O presidente da Câmara, Waldemiro Dalbosco e o prefeito Matias Kohler, partilharam do mesmo posicionamento, não se opuseram por entenderem a situação dos moradores da comunidade e pela utilização dos serviços públicos oferecidos por Botuverá, mas afirmaram a necessidade de um levantamento topográfico e geográfico e a avaliação da legalidade do pedido.

No fim do encontro os representantes da comitiva visitante, se comprometeram em marcar entre os envolvidos e profissionais da Secretaria de Planejamento do Estado e IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, reunião para maiores esclarecimentos sobre a legalidade do pedido de anexação da faixa de terra ao município de Botuverá.

Confira as fotos da sessão: [nggallery id=143]