Resumo da sessão ordinária de 04 de abril de 2017

Por Imprensa Publicado em 05/04/2017 09:47:21 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Solicitação de melhorias de vias, saúde e turismo, além da indicação de vereadores para participação das discussões sobre a renovação do contrato da empresa responsável pela coleta do lixo, foram temas destacados na primeira sessão ordinária do mês de abril, na Câmara Municipal de Guabiruba.

O encontro foi presidido pelo vereador Cristiano Kormann (PP), teve um projeto apreciado e votado em primeira discussão, além do uso da palavra livre por cinco parlamentares.

No espaço das lideranças o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) convidou os correligionários e simpatizantes para eleições diretas do Partido dos Trabalhadores, no domingo dia 09 de abril.

Palavra livre:

Harri Westarb Neto “Godo” (DEM)

Parabenizou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Brambila pelo trabalho da reforma da ponte pênsil entre que liga Guabiruba/Brusque. O vereador solicitou também os custos das obras.

O vereador Harri Westarb Neto “Godo” lamentou profundamente a situação dos funcionários do Hospital e Maternidade Brusque, que continuam em greve, sem receberem seus salários e direitos. O parlamentar destacou que essas mesmas pessoas foram “anjos” para sua esposa e para suas filhas, que ficaram internadas por um longo período.

“É de apertar o coração esses profissionais agora devem estar com dificuldades de colocar comida na mesa das suas famílias”, lamentou Godo que demostrou sua solidariedade com todos.

Por fim, destacou situação da Rua Francisco Debatin, Centro, que está abandonada pelo poder público, com mato e tubos abandonados as margens da via, lama e muitos buracos. O vereador solicitou atenção imediata da secretaria de Obras.

Jaime Nuss (PMDB)

Comentou sobre indicação conjunta com o colega Haliton Kormann, que solicita através do departamento de obras, para que providencie o conserto da pavimentação asfáltica no entroncamento da Rua Alois Erthal com a Rua Sigmund Kohler, bairro Centro, nas imediações da Câmara Municipal.

Também fez cobranças com relação aos pedidos de informações junto ao poder executivo para o envio de documentos com a relação dos contratados em comissão, assim como as portarias de nomeações.

Solicitou explicações com relação a informação que recebeu de que a Secretaria de Meio Ambiente perdeu o direito de conceder licenças nível três.

Em ato continuo em aparte o vereador Cristiano Kormann explicou ao colega que os documentos para renovação do direito já foram enviados em novembro do ano passada, mas problemas burocráticos da FATMA é que estão travando a situação.

Vilmar Gums (PSDB)

Solicitou a presidente da casa para que represente a casa nas solenidades da Festa da Cebola, em Ituporanga.

Também solicitou melhorias na parte asfáltica da Rua 10 de Junho, em frente à casa de sua família.

Também acompanhou solicitação de colegas de bancada reforçando a necessidade de melhorias na Rua Francisco Debatin.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Comentou sobre a burocracia que está atrapalhando a construção da terceira subestação da Celesc em Brusque.

Sobre a situação dos hospitais particulares que cobraram autos valores para qualquer tipo de procedimento e mesmo assim estão fechando suas portas, o vereador aproveitou para louvar os esforços de administrações que com muito custo ainda estão mantendo os atendimentos as comunidades. Mesmo com os baixos valores repassados pelo SUS que há 17 anos não reajusta sua tabela.

O líder de governo aproveitou para reafirmar o acerto dessa administração em estruturar a Secretaria de Meio Ambiente, que realizou e realiza trabalhos importantes com mais agilidade e menos burocracia.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Cristiano Kormann (PP) representou a Câmara Municipal na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) em Brusque. Na oportunidade o principal tema foi a necessidade dos municípios se prepararem para o turismo, através de ações internas e também integradas. O presidente da Santur Valdir Walendowsky palestrou e falou sobre a importância da criação de rotas turísticas.

O presidente também relatou sobre a nova estrutura do Quartel de Bombeiros de Águas Claras e da aquisição de viaturas através do fundo dos bombeiros. O presidente também prestigiou esse evento, assim como demais autoridades regionais.

O presidente também falou sobre a indicação do nome do vereador Waldemiro Dalbosco, como um dos representantes do legislativo nas discussões sobre a renovação do contrato da Recicle. O vereador da bancada oposicionista será indicado nos próximos dias.

Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 05/2017, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA".

Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 11 de abril, no horário regimental de 19 horas.