Resumo da sessão ordinária de 07 de março de 2017

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária do mês de março na noite de...

Por Imprensa Publicado em 08/03/2017 14:10:31 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária do mês de março na noite de terça-feira (7) na sede do Poder Legislativo.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP) e teve como destaque a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei n. 04/2017 do executivo que “Autoriza o executivo municipal a conceder auxílio financeiro para a Associação Artístico Cultural São Pedro, para realização das atividades incluindo o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre”.

Palavra livre:

Rosita Kohler (PP)

Parabenizou o assessor parlamentar Dr. Roque Luiz Dirschnabel que recebeu em dias anteriores na Câmara Municipal de Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina, a consagração como “imortal” da Academia de Letras do Brasil (ALBSC). Sendo também empossado como presidente da Seccional de Guabiruba da ALBSC, com a inscrição de n.º1, por força da expressão literária que representa.

A vereadora também parabenizou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guabiruba, pelos 30 anos comemorados na semana anterior.

Vilmar Gums (PSDB)

Solicitou o envio de ofício para a Celesc requerendo melhorias na rede trifásica da Rua Exp. Germano Schlindwein, bairro Guabiruba Sul, conforme pedidos da comunidade.

O parlamentar também informou sobre a reclamação de munícipes com relação à superlotação dos ônibus do transporte escolar, fato que gera riscos as crianças da rede pública de ensino.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Destacou o evento comemorativo dos 30 anos da APAE de Guabiruba, na sequência o parlamentar solicitou a confecção de uma moção de congratulação às pessoas que fizeram parte da direção da instituição nessas três décadas.

O parlamentar destacou a adição de 186 postos de trabalhos em Guabiruba, num comparativo com o ano anterior, dados divulgados pelo CAGED. Mas, ainda dentro do mesmo tema lamentou a retração de vagas num comparativo com anos com a economia mais forte.

Por fim, o vereador destacou a necessidade de uma reforma trabalhista que possa ser mais simples e justa para empregados e empregadores.

Cristiano Kormann (PP)

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal vereador Cristino Kormann representou a casa nos eventos comemorativos dos 30 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guabiruba. O vereador destacou a importância social da entidade para cidade e também das pessoas que direcionaram os trabalhos da mesma, durante essas três décadas.

O edil também se lembrou dos 40 anos da morte de ex-prefeito Carlos Boos, primeiro prefeito eleito de Guabiruba. Que teve contribuição decisiva para o crescimento ordenado da cidade com seu esforço e dedicação.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Discorreu sobre sua presença no evento comemorativo dos 30 anos da APAE em Guabiruba.

O vereador também desejou um bom trabalho para a nova superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt, que segundo o vereador irá realizar um belíssimo trabalho, assim como fez o seu antecessor.

O petista destacou ainda a situação das mulheres no Brasil, lembrando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março. O vereador levantou o questionamento se existe razão para comemorar essa data em decorrência da desigualdade, violência e subtração de direitos das mulheres que está acontecendo no país.

Segundo o parlamentar as mulheres em média recebem 76% das remunerações pagas aos homens, sendo que elas trabalham muito mais em decorrência da dupla jornada em casa. A violência contra as mulheres também aumentou 21% somente na última década.

Haliton Kormann (PMDB)

Parabenizou o assessor parlamentar Dr. Roque Luiz Dirschnabel que recebeu a consagração como “imortal” da Academia de Letras do Brasil (ALBSC).

O vereador falou sobre encontro que teve com a comunidade do bairro São Pedro no último dia 22 de fevereiro, momento que ouviu as reivindicações da comunidade, sendo que as mesmas já foram transformadas em indicações.

Entre os temas apresentados pelos moradores um chamou a atenção, foi o pedido de um pai de aluno que solicitou um recuo adequado para os ônibus e vans em frente à Escola João Jensen, para dar mais segurança as crianças no embarque e desembarque.

O parlamentar também comentou rapidamente o tema apontado por colegas vereadores sobre a superlotação dos ônibus escolares.

Sobre o Dia Internacional da Mulher parabenizou a senhora vereadora Rosita e as mulheres que trabalham na casa, citando também a secretária Flávio Hoffmann Kormann.

Harri Westarb “Godo” (DEM)

Parabenizou a diretoria do Brusque Futebol Clube que teve a coragem de manter a partida entre Brusque e Corinthians pela Copa do Brasil no estádio Augusto Bauer, em vez de vender o mando de campo. Segundo o vereador muitos guabirubense também prestigiaram o jogo.

Pegou um gancho nas declarações do colega vereador Vilmar Gums, e também teceu criticas a superlotação no transporte escolar no município, fato que pode gerar um acidente.O democrata solicitou providencias urgentes por parte da Secretaria de Educação.

Por fim, destacou situação por ele vivida, no momento que saia de carro do Posto de Combustíveis São Lucas, bairro Guabiruba Sul. Segundo o vereador o mato alto as margens da via dificulta a visibilidade dos motoristas e pode causar um acidente.

Jaime Nuss (PMDB)

O vereador reforçou suas indicações solicitando junto ao departamento de Obras o conserto da pavimentação a lajotas na Rua Nicolau Schaefer, tendo em vista que se encontram soltas. A reinstalação do abrigo de ônibus situado em frente à residência nº 97 (Mercado Bom Preço), na Rua São Vendelino, bairro Lageado Baixo. O areiamento da Rua José Ademar Fischer, transversal da Rua José Fischer, bairro Centro. Além da instalação da placa de identificação da Ponte Frederico José Hank, que fica na divisa do bairro Centro-Aymoré.

O vereador discorreu sobre os altos impostos aplicados no país, que estão a cada dia forçando os microempresários a voltarem para a informalidade. Outro fator complicador é a pressão imposta pelos sindicatos de classes.

Por fim, destacou a necessidade da realização de uma obra na Rua José Rothermel no valor aproximado de R$ 250 mil, para o vereador está existindo vontade política para resolução do problema.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 04/2017do Executivo, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL SÃO PEDRO".

- Deliberação sobre a Moção de Congratulações nº 02/2017;

- Deliberação sobre o Requerimento nº 02/2017;

- Deliberação sobre o Requerimento nº 03/2017.

A próxima sessão ordinária está marcada para terça-feira, 14 de março, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios