Resumo da sessão ordinária de 14 de junho de 2016

Por Imprensa Publicado em 15/06/2016 09:17:17 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 14 de junho, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária. Na presença da comunidade e recebendo a visita do presidente da Casa Amigos de Brusque, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann, que prestigiou o evento após acompanhar a exposição de quadros antigos, que está acontecendo no hall de entrada do poder legislativo.

Palavra livre:

Haliton Kormann (PMDB)

Solicitou melhorias na ponte sobre a Rua Ana Kohler Boss, situação que já foi amplamente discutida em sessões anteriores.

Também reforçou suas indicações solicitando para que se digne informar a quantidade de areia, lajotas e demais materiais utilizados pelas empresas contratadas, para a execução das obras de pavimentação da Rua Germano Kohler, bairro Pomerânia.

Também pediu para que providencie o conserto da “boca de lobo” que fica no início da Rua Guabiruba Sul, nas proximidades da antiga HS Vídeo Locadora, bairro Guabiruba Sul. Além de solicitar melhorias na Rua José Vicente Coelho, bairro Imigrantes.

Sobre o desfile cívico de 10 de Junho, parabenizou os envolvidos, mas informou que pais de alunos reclamaram da realização do evento em baixas temperaturas. Ele sugeriu a realização do desfile no período da tarde.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

A 3ª Semana Municipal da Saúde Bucal está em andamento dentro da programação de 54 anos de Guabiruba, sendo que o projeto que criou a semana é de autoria do vereador Felipe Eilert dos Santos.

Ele também falou em pronunciamento sobre a importância da instalação de “escovometros” nas escolas. Além de comentar sobre o anteprojeto que busca a implantação da escovação supervisionada.

Comentou sobre o espírito solidário do guabirubense que mais uma vez contribuiu com o pedágio da APAE, sim como sempre colaborou com outras entidades.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Agradeceu à secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, que respondeu ofício de pedido de informação sobre a situação da carência de medicamentos na farmácia básica do município, em decorrência dos atrasos no processo licitatório realizado através da AMMVI.

Sobre o Desfile Cívico o vereador oposicionista reclamou do tempo utilizado pelo prefeito Matias Kohler, para realização do discurso, que segundo o parlamentar foi próximo de uma (1) hora.

Por fim, convidou toda a comunidade para participar da Feijoada da AFEG que acontecerá no final de semana.

Luciano Schlindwein (PP)

Comentou sobre a presença do senhor Ricardo Vianna Hoffmann, presidente da Casa Amigos de Brusque, que também já foi seu professor. O vereador comentou sobre a exposição de quadros antigos, realizada pela entidade, afirmando que as “imagens não deixam que as pessoas esqueçam o passado”.

Voltou a comentar sobre a realização após uma década, de uma sessão solene, com a entrega de títulos de cidadão honorários, beneméritos e de mérito institucional. Parabenizando o poder legislativo pela iniciativa e também os homenageados.

O 6º Festival de Danças Folclóricas com a participação de 14 grupos da região, também foi lembrado em pronunciamento.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador destacou a realização de uma caminhada ecológica promovida pelo SESC, Grupo Puma e Prefeitura Municipal, em direção ao bairro Lageado Alto, momento que os participantes serão recepcionados no memorial Ítalo-guabirubense Sacristão Francesco Celva. Na oportunidade o local será aberto para visitação da comunidade, que terá chance de conhecer objetos, fotos e documentos dos colonizadores italianos na região.

A finalização das obras do Cemitério Municipal no bairro Guabiruba Sul, também foi lembrada pelo parlamentar em decorrência da importância do local, reivindicação antiga da comunidade.

Osmar Vicentini (PRB)

Solicitou o envio de ofício para o prefeito José Luiz Colombi, pela realização da Festa Bergamasca, que fez parte das comemorações do aniversário de Botuverá.

Solicitou a instalação de corrimãos na Ponte da Amizade em Guabiruba, para dar mais segurança na travessia.

Falou da sua preocupação com a velocidade excessiva dos caminhões do lixo e também de alguns ônibus escolares, alertando para possibilidade de acidentes.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (PP) tratou de minimizar as criticas sobre a realização do Desfile Cívico, com relação às baixas temperaturas. O parlamentar pontou que todos os anos sempre o desfile acontece no período da manhã.

Ainda sobre o tema desfile parabenizou os diretores e professores pela criatividade, usando o tema Jogos Olímpicos.

As pavimentações em parceria com a comunidade também foi tema. Segundo o parlamentar essa modalidade é um caminho sem volta, sendo uma das únicas soluções para resolver os problemas das vias da cidade.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Registro a queixa com relação o depósito de lixo em um terreno próximo a ponte do bairro Cristalina.

Sobre a reclamação do vereador Jaime Nuss, sobre o longo discurso do prefeito Matias Kohler, antes do desfile cívico. “Falar pouco é para prefeito que não tem nada para dizer, o atual prefeito tem muitas obras para apresentar e benfeitorias para a comunidade”, diferente do passado pontuou Boiadeiro.

Por fim, o parlamentar apresentou imagens no sistema da casa, sobre a inauguração da pavimentação em parceria da Rua dos Schmaia, bairro Guabiruba Sul.

Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 006/2016, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 21 de junho no horário regimental de 19 horas.