Resumo da sessão ordinária de 16 de novembro de 2016

Por Imprensa Publicado em 17/11/2016 07:41:46 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de quarta-feira, 16 de novembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O município foi o único da região que realizou a sessão, em decorrência de um projeto de lei, que obriga a realização de sessões sempre no dia seguinte de feriados que caiam em dias de encontros ordinários.

Na oportunidade três vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, para tratar de temas como alagamentos e coleta seletiva de lixo.

Palavra livre

VALDECI GOMES FERREIRA (PP)

Falou sobre o sucesso dos projetos de parcerias de pavimentações e reurbanizações de Guabiruba, entre prefeitura e moradores.

O parlamentar também apresentou imagens das chuvas que atingiram a cidade na tarde de quarta-feira, formando alagamentos em pontos como a Rua Vereador Antônio Vilson Gums e André Schaefer, ambas no bairro Pomerânia. O vereador também destacou a rapidez que as águas forma escoadas, em decorrência das limpezas de ribeirões e valas por parte da Secretaria de Obras.

HALITON KORMANN (PMDB)

O vereador solicitou a instalação das tubulações que estão as margens da Rua André Schaefer, para atender pedido da comunidade.

Também como indicação solicitou a limpeza de bocas de lobo, na Rua Arthur Wandrey.

Por fim, discorreu sobre o Dia D EcoPonto, projeto realizado em Brusque, que tem como objetivo despertar nos cidadãos e empresários a conscientização sobre a real importância de uma cidade ecologicamente correta e sustentável. O evento é promovido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), com apoio de outras entidades com a participação de alunos.

Para o vereador essa ideia poderia ser aplicada em Guabiruba em um futuro projeto que criará a Semana Verde.

OSMAR VICENTINI (PRB)

O vereador falou sobre os alagamentos na região do Hospital de Azambuja, que dificulta a circulação de pessoas na casa hospitalar que a referência da região. O vereador contou que já passou por essa dificuldade, no momento que levava uma de suas filhas para o local.

O parlamentar também destacou os riscos de depositar pilhas e lâmpadas em locais impróprios, já que elas contem mercúrio, agente poluidor do meio ambiente. A aplicação de veneno as margens das vias também foi alvo de críticas por parte do parlamentar.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 017/2016, que "ALTERA A LEI 735/00, DE 30 DE AGOSTO DE 2.000". - Aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 018/2016, que "ALTERA DISPOSITIVO DA LEI MUNICIPAL Nº 408, DE 22 DE SETEMBRO DE 1992, QUE TRATA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 020/2016, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA A RECEBER IMÓVEL EM DOAÇÃO DA ADMINISTRADORA DE BENS SCHUMACHER LTDA".

- Foi baixado para as comissões o Projeto de Lei nº 019/2016, que "ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1481/2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 22 de novembro, no horário regimental de 19 horas.