Resumo
Resumo sessão 10 de setembro de 2013
Na noite de terça-feira (10) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores...
Na noite de terça-feira (10) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba, reunião presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP). Como de costume o encontro contou com a presença do vice-prefeito Valmir Zirke e da comunidade guabirubense.
Iniciando os trabalhos o presidente solicitou ao assessor parlamentar a leitura da ata da sessão anterior e posteriormente à leitura da expediente do dia. Após o término da leitura o presidente solicitou que o 1º secretário vereador Luciano Schlindwein, entregasse ao colega Haliton Teodoro Kormann, cópia por ele solicitada junto à presidência da casa, do processo licitatório e documentação da reforma do prédio da Câmara Municipal.
O espaço destinado às lideranças partidárias foi utilizado pelo vereador Jaime Luiz Nuss (PMDB) que relatou contato com o deputado federal, Rogério Mendoça “Peninha”, onde recebeu a informação de recursos federais disponíveis para construção de uma creche em Guabiruba.
Na tribuna popular da casa foi ocupada pelo senhor Reginaldo Pereira da Silva, que teceu reclamações sobre bilhete e atitude de uma professora contra o seu filho na Escola Vadislau Schmitt. Caso que gerou muita discussão no encontro entre os vereadores.
Espaço palavra livre:
OSMAR VICENTINI (PMDB)
O vereador prestou solidariedade ao caso apresentado pelo pai do aluno na tribuna popular da casa, solicitando providências urgentes.
Pediu as autoridades a união de forças para tentar levar o sinal de telefonia móvel para o bairro Lageado Alto, relatando na sequência a dificuldade de membros da comunidade. “Sobre as empresas do setor, cobram tão caro e fazem tão pouco aos consumidores”, complementou Vicentini.
O peemedebista voltou a solicitar providencias com relação aos mosquitos “borrachudos” na comunidade do Lageado Alto.
FELIPE EILERT DOS SANTOS (PT)
O vereador mostrou solidariedade à situação dos borrachudos apontada pelo colega vereador Osmar Vicentini por diversas oportunidades. Igualmente se solidarizou com Reginaldo Pereira da Silva, ocupante da tribuna popular, afirmando que o tema é delicado e deve ser tratado pelos responsáveis através de muita conversa.
O petista relatou o sucesso da Feijoada realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na chácara da família Schlindwein, no final de semana com a presença de mais de 300 pessoas entre autoridades regionais e comunidade. Momento que também foi lançado a 2ª edição do Jornal Sociedade em Ação.
A eleição do novo presidente da Associação de Moradores do bairro Aymoré, Valter Dognini também foi tema comentado pelo vereador. Que não deixou de ressaltar a importância de compor e organização as demais associações, para que as mesmas possam participar dos debates do Orçamento Participativo (OP).
LUCIANO SCHLINDWEIN (PP)
O vereador iniciou o pronunciamento convidado aos interessados em participarem de reunião que irá definir os detalhes da Feira de Produtos Locais, encontro que acontecerá no próximo dia 18 de setembro, às 13h30 no Salão Nobre da Prefeitura.
Sobre as reclamações realizadas pelo ocupante da tribuna popular, disse que respeita todos os apontamentos por ele realizados, classificando com infeliz a expressão utilizada pela referida professora no bilhete. Mas também afirmou que não se pode condenar toda uma classe profissional, por uma atitude isolada. “Quero também chamar a atenção para outros casos que a gente acompanha e escuta através da imprensa, que é o inverso, a falta de respeitos pelos professores, situação que também merece a atenção das autoridades responsáveis”, lembrou Schlindwein.
O edil também relatou a participação do senhor Luiz Carlos Schlindwein, presidente da União Brusquense de Associações de Moradores (UBAN), em encontro da Associação do bairro São Pedro, onde ele se colocou a disposição para auxiliar no que for preciso nos esclarecimentos de gestões legais das associações do município. Inclusive convidou os interessados em participarem de um evento de formação que será realizado no dia 12 de setembro na UNIFEBE.
VALDECI GOMES FERREIRA (PDT)
Foi apresentado um jornal que explicava passo a passo as funções de um vereador, e o pedetista enumerou que essas atribuições é que estão sendo exercidas por ele.
Também foi relatada a falta de médico sem aviso prévio na terça-feira na Unidade de Saúde do bairro Pomerânia.
Por fim, o vereador voltou apresentar imagens do terreno no bairro Lageado Baixo, onde deveriam ser construídas as casas das pessoas atingidas pela enchente em 2008.
CRISTIANO KORMANN (PP)
O vereador Líder de Governo parabenizou a administração municipal pelas tratativas que culminaram na manutenção dos serviços do SAMAE de Brusque, em parte do bairro Imigrante. Ainda nos informes do governo foi apresentadas justificativas sobre o projeto de contratação de professores ACTs.
Sobre as reclamações feitas por Reginaldo Pereira da Silva, onde o mesmo apresentou reclamações sobre o tratamento dado por uma professora ao seu filho, o vereador apresentou um relatório da Secretária de Educação que informava passo a passo as providencia que foram tomadas com relação ao caso que já aconteceu há aproximadamente um mês. Da mesma forma o vereador expôs abaixo assinado confeccionado pelos pais dos outros alunos e de ex-alunos afirmando que a referida professora e competente e presente no dia a dia da comunidade. Por fim, o vereador disse compreender a situação do pai, e também entende que a palavra “roubar” utilizada no bilhete e desproporcional a situação, mas, que não queria acreditar que a presença do membro da comunidade na casa tenha fins políticos. OBS: O vereador teve sua fala interrompida indevidamente pelo pai do aluno que estava exaltado e teve que se retirar das cadeiras populares da casa.
Explicações pessoais:
JAIME LUIZ NUSS (PMDB)
Ao vereador Valdeci “Boiadeiro” o peemedebista lembrou que o terreno adquirido para construção das casas em 2008, no bairro Lageado Baixo foi um grande investimento, que hoje certamente ela vale muitos mais que valia na época.
Sobre a declarações do vereador Líder de Governo, Nuss disse não concordar com suas colocações. “Parece automático quando algum morador vem apresentar alguma situação da administração municipal os vereadores de situação se colocam contra, é um absurdo isso, já tinha acontecido outro vez”, lembrou Nuss.
HALITON KORMANN (PMDB)
Agradeceu a entrega dos documentos referente à reforma da Câmara Municipal, material por ele requerido em sessões anteriores.
Sobre a reclamação do morador Reginaldo, o vereador também criticou e disse concordar com os apontamentos do colega vereador Jaime Nuss. Ele também questionou o Líder de Governo, dizendo que no documento por ele apresentado não constava o relato de que o menino teria sido vitima de agressão na região da boca.
NILTON ROGÉRIO KOHLER (DEM)
Também agradeceu ao prefeito por ter revisto sua decisão com relação à questão do atendimento do SAMAE de Brusque, em parte da comunidade do bairro Imigrante. Afirmando que é louvável quando se erra em não ouvir a comunidade, voltar a traz e corrigir esse erro. O democrata também teceu agradecimentos especiais ao vice-prefeito Valmir Zirke, que lhe atendeu e mostrou vontade em solucionar o problema.
Em ato continuo repudiou as palavras do vereador Cristiano, lamentando a situação. Classificou como grave as denúncias, e afirmou que o popular informou que não quer levar adiante, mas, lembrou que com o episódio ocorrido na noite ele possa mudar de ideia. “Estão querendo dizer que a oposição está mandando pessoas aqui para denegrir, isso é descontentamento como a administração, são nove meses e quais as obras apresentadas”, completou Nilton Kohler.
WALDEMIRO DALBOSCO (PP)
O vereador reforçou o convite aos interessados em participarem da reunião tratará detalhes da Feira de Produtos Locais, assunto que já está sendo tratado ao bom tempo. Também foi ressaltada a importância da diversificação da atividade econômica em Guabiruba. “Esse é uma grande oportunidade dos agricultores locais e artesões, comercializarem seus produtos, internamente ou com cidades vizinhas”, destacou Dalbosco.
CRISTIANO KORMANN (PP)
O vereador inteirou que não proibiu ninguém de fazer uso da tribuna, apenas informou que todas as medidas cabíveis ao caso foram tomadas pelos responsáveis antes do senhor Reginaldo fazer uso da tribuna popular. Em segundo lugar afirmou que os vereadores não são os únicos políticos do município, que em momento algum citou nome de vereadores ou de oposição, mas se o chapéu serviu, ele não pode fazer nada.
Confira o áudio da sessão: [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Cristiano Kormann.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Felipe Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Haliton Explicacoes.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Jaime Explicacoes.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Luciano Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Sano Explicacoes.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Tindo Explicacoes.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Valdeci Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Vicentini Pronunciamento.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/10 de setembro Waldemiro explicacoes.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Jaime Nuss Lider Partido.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/Reginaldo Tribina Popular.mp3] Confira as fotos da sessão: [nggallery id=139]