Saúde,

Saúde, educação e busca de recursos junto ao governo federal foram alguns dos temas destacados na última sessão legislativa

Por Imprensa Publicado em 27/03/2013 10:54:22 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:11

Na noite de terça-feira (26) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. Após a leitura da ata da sessão anterior e ordem do dia pelo assessor legislativo, o presidente da casa vereador Waldemiro Dalbosco (PP), pediu bom senso aos vereadores para a entregada de indicações na secretaria da casa. Segundo solicitação a entrega deve ser feita até as 10 horas de segunda-feira, para facilitar a elaboração da pauta.

Utilizando o espaço destinado aos líderes partidários o vereador Luciano Schlindwein (PP), falou sobre a convenção do Partido Progressista que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal.

Na palavra livre o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), enfatizou a importância da presença dos alunos da Escola de Educação Básica Prof. João Boos. Encontro que participou com membros da Defesa Civil e reunião regional do Partido dos Trabalhadores em Gaspar também foram temas do pronunciamento. Por fim, o edil destacou convênios firmados pelo município na área da saúde.

Luciano Schlindwein voltou a utilizar a palavra destacando ofício enviado a Oi/Brasil Telecom, solicitando informações sobre um possível plano de expansão dos serviços de internet “banda larga” nos bairros que não dispõe de tais serviços. Schlindwein apresentou informações sobre a campanha de vacinação contra o H1N1.

O vereador peemedebista Haliton Kormann, pediu que a poder público contribua com 50% do valor de medicamentos adquirido pelos servidores. O vereador também denunciou professores da Escola Arthur Wippel, Centro, que segundo ele não permitem a utilização dos banheiros pelos alunos, sendo que as crianças estão chegando com odor de urina e fezesem casa. Afalta de produtos de limpeza em um educandário do bairro Pomerânia, também foi tema de denúncia.

A criação da Guarda Municipal em Guabiruba com poder de polícia foi tema de pronunciamento do vereador Jaime Luiz Nuss (PMDB).

Cristiano Kormann (PP), líder do governo destacou a situação do esporte guabirubense. A organização dos clubes e associações seria um dos primeiros passos para o fortalecimento das modalidades. “A prefeitura não pode ser um patrocinador e sim um incentivador”, concluiu Kormann.

O presidente Waldemiro Dalbosco, que também é coordenador do Núcleo de Empresários de Guabiruba na ACIBr, destacou Almoço de Ideias realizado pela instituição com palestra do prefeito Paulo Roberto Eccel de Brusque. Segundo relato do edil as dificuldades dos primeiros anos de administração e a importância de uma equipe de projetos para busca de recursos na esfera federal, foram temas apresentados. Com base nisso o presidente afirmou que a falta desse setor em administrações passadas no município, penalizou a cidade que não participou da divisão dos recursos que foram partilhados e distribuídos para outras cidades.

Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei nº 19/2013, que “AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA A REPASSAR VERBA DO CONVÊNIO RADIO PATRULHA PARA A POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA”, para emissão dos respectivos Pareceres;

Em discussão e votação única foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 2/2013 de autoria do Presidente da Mesa, que “DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO LAGEADO BAIXO”;

Também em discussão e votação única foi aprovado o Decreto Legislativo n° 2/2013, que “APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, PREFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2011”.

Confira as fotos da sessão: [nggallery id=105]