Câmara Guabiruba
Segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba
Parlamentares reforçaram suas indicações e votaram projeto de resolução e requerimento.
Na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, realizada sob a presidência do vereador Alexandre Felipe Pereira "Xande" (Progressistas), diversas pautas de interesse da comunidade foram debatidas.
Destaque para aprovação do requerimento do vereador Alfred Nagel Neto (MDB), que solicita informações sobre a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos durante o ano de 2024 pelo programa "Vale Reciclar", incluindo os valores financeiros e materiais arrecadados.
O vereador Osmar Vicentini Filho (PL) reforçou suas indicações, destacando a solicitação de um morador da localidade de Alsácia, bairro São Pedro, para que a Defesa Civil realize vistoria em árvores de grande porte que representam risco de queda. Também reivindicou melhorias na tubulação da Rua Augusto Bretzke e reparos no Mirante do Lageado Alto, que sofreu atos de vandalismo. Além disso, mencionou a realização da 6ª Sfilata del Vino, evento tradicional da cultura italiana em Guabiruba, marcado para o dia 15 de fevereiro, às 19h30min.
O presidente da Câmara, Alexandre Felipe Pereira "Xande", apresentou indicações para implantação de um sistema de drenagem e tubulação na Rua José de Oliveira, no bairro São Pedro, e a terraplanagem de um terreno público nos fundos da Escola de Educação Infantil Edite Bozzano Alves de Souza, que tem acumulado água. Também solicitou melhorias na Praça do Cinquentenário, no bairro São Pedro, alvo de atos de vandalismo.
O vereador Alfred Nagel Neto (MDB) também abordou a falta de abastecimento de água em várias regiões da cidade, reforçando a necessidade de esclarecimentos da Guabiruba Saneamentos.

O vereador Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) relatou temas discutidos em reunião com o prefeito Valmir Zirke, incluindo melhorias na Praça Cinquentenário e a substituição de lâmpadas convencionais por LEDs nas ruas Guabiruba Sul e Orlandina Romani Vicentini.
Carlos Henrique Graf da Silva "Ique" (PSD) reforçou a necessidade da presença de um representante da Guabiruba Saneamentos para tratar da falta de água no bairro Lageado Baixo e defendeu a aquisição de um caminhão hidrojato para limpeza de bocas de lobo.
A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) solicitou melhorias na rede Wi-Fi em locais públicos e reiterou a necessidade da presença do secretário de Meio Ambiente para esclarecer o despejo irregular de resíduos têxteis.
Jair Francisco Kohler (Progressistas) destacou a ordem de serviço para aquisição de equipamentos visando a revitalização da Praça Cinquentenário e informou sobre o andamento do processo licitatório para construção de abrigos de ônibus.
O vereador Justavo Barroso e Silva (Podemos) cobrou maior fiscalização da Gbtrans em relação aos caminhões de terraplanagem que circulam sem proteção na caçamba, espalhando resíduos. Também denunciou o afundamento da pavimentação e danos nas bocas de lobo na Rua Adolfo Schaefer, causados pelo tráfego de caminhões pesados.
Ordem do Dia
- Aprovado o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, que "Constitui as Comissões Permanentes";
- Aprovado por unanimidade o Requerimento nº 02/2025;
- Baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamentos e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2025, do Executivo, que "Dispõe sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora para crianças e adolescentes do município de Guabiruba".
Nada mais havendo a tratar, o presidente declarou encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 18 de fevereiro.