Segurança nas escolas foi o principal tema da sessão da Câmara Municipal de Guabiruba desta terça-feira, 11

O plenário da casa recebeu manifestantes pela segurança das escolas e também alunos e professores da Escola Professor João Boos.

Por Imprensa Publicado em 12/04/2023 07:57:42 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite de terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, com a discussão e apreciação de projetos e a abordagem de diversos temas importantes para comunidade.

O vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) presidiu o encontro, que contou com as presenças dos demais oito parlamentares.

Destaque para a presença de pessoas da comunidade e profissionais da educação que reivindicaram ações de segurança por parte da municipalidade nos educandários da cidade, tento em vista, o atentado que ocorreu em uma creche em Blumenau, que vitimou fatalmente quatro crianças e deixou cinco com ferimentos.

A sessão também teve a presença de alunos e professores da Escola Professor João Boos, que teve novamente suas obras de reforma paralisadas, em decorrência do rompimento do contrato entre Estado e a empresa que realizava os trabalhos no educandário. Esses participaram do Projeto de Conscientização Política desenvolvidos por professores da escola.

Na oportunidade todos os parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre, o tema principal foi medidas para melhorar a segurança da comunidade escolar.  Os pronunciamentos foram na seguinte sequência: Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), Cristiano Kormann (Progressistas), Jair Francisco Kohler (Progressistas), Maria Simone Fischer (MDB), Ricardo José Schlindwein (Progressistas), Ronaldo Kohler (MDB), Vilmar Gums (MDB), Wagner Fischer Westarb (MDB) e Waldemiro Dalbosco (Progressistas). Obs: Todos os pronunciamentos estão na integra em áudio no final da matéria.

Sobre a segurança nas escolas e a presenças dos pais de alunos na sessão o vereador Cristiano Kormann (Progresssitas) destacou o sentimento de impunidade no Brasil, nesse e também em outros casos como do próprio Presidente da República.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) que também é professora discorreu também sobre o atentado em Blumenau e a preocupação dos pais com a segurança nas escolas.

O vereador Waldemiro Dalbosco participou com presidente da Casa Legislativa de reunião com autoridades políticas e de segurança pública para tratar sobre o atentado em Blumenau e as ações que podem ser adotadas nos educandários guabirubenses para aumentar a sensação de segurança para os alunos e pais.

- Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2023 da Mesa Diretora, que “ALTERA A LEI Nº 844 DE 23 DE JUNHO DE 2003, QUE DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”.

- Foi aprovado requerimento n. º 07/2023, dos vereadores Ronaldo Kohler, Maria Simone Fischer, Wagner Fischer Westarb e Vilmar Gums, direcionado ao chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Educação, para que se dignem prestarem maiores informações quanto ao plano de segurança a curto, médio e longo prazo para garantir segurança aos alunos e funcionários das escolas de Guabiruba, tendo em vista o recente atentado que aconteceu no município vizinho de Blumenau.

- Foi baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2023 do Executivo, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA ADQUIRIR IMÓVEL PARA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA RUDOLF NICOLETTI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 18 de abril do corrente.