Sessão

Sessão do dia 06/09/2011

Por Imprensa Publicado em 06/09/2011 08:23:26 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:10
Reuniu-se, nesta terça-feira, 06, o Legislativo Guabirubense, em mais uma sessão ordinária, na Câmara Municipal de Guabiruba. Na oportunidade, onde os Vereadores desejaram boas vindas ao suplente de Vereador Osmar Francisco Demétrio, o qual ocupou o espaço em decorrência da licença do Vereador Matias Kohler. O Vereador José Vicente Baron (DEM) usou da palavra para parabenizar a CELESC, devido à retirada do poste que se encontrava sobre a calçada nas imediações da ponte Melchior Schlindwein, sendo esta uma reivindicação feita há mais de um ano, que só agora no dia 28 de agosto do corrente foi executada. Ainda, o Vereador comentou sobre sua Indicação, solicitando a retirada da barreira que deslizou nos fundos da casa do Senhor Edésio Schweigert, na transversal da rua Augusto Schweigert, tendo em vista que oferece perigo, conforme laudo da Defesa Civil. O Vereador Orlando Schaefer (PMDB) indagou ao Presidente Vereador Vilmar Gums, sobre quando e onde o posto de atendimento da CELESC estará atendendo os contribuintes do município de Guabiruba, conforme o Secretário da Indústria e Comércio o Senhor Osmar Vicentini, falou na tribuna o atendimento começaria no início de setembro do corrente, mas até agora não foi disponibilizada nenhuma sala pela Prefeitura Municipal para que houvesse o atendimento. Em aparte o Vereador José Vicente Baron, relatou que só falta a sala para que o funcionário da CELESC seja liberado para atender os guabirubenses. O Vereador Osmar Francisco Demétrio (PP) agradeceu a oportunidade que o Vereador Matias Kohler, lhe concedeu para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Ainda, Demétrio comentou a falta de transporte coletivo no Município, sugeriu que Guabiruba tem bastante comércio, tem a Policlínica Central, e está mais do que na hora do Poder Executivo interceder junto a Empresa Coletivo Santa Terezinha, para que os ônibus que vêm de Brusque e passam pelos bairros, e possam também circular pelo Centro para a comodidade dos seus usuários. O Vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT) voltou a polemizar sobre o empenho de verba para compra de estojos de canetas que foram adquiridos pelo Prefeito Orides Kormann, para que fossem distribuídos em alusão aos 50 anos do Município. Valdeci reproduziu uma reportagem feita pela emissora do SBT Meio Dia, repercutindo o assunto, onde o Prefeito questionou se o Vereador Valdeci não sabe o que é um estojo de caneta, ou não sabe a qualidade da caneta, ou ele não sabe nem escrever. Ainda o Vereador indagou sobre o prazo que deve ser cumprido para a prestação de contas do Prefeito Orides Kormann, sobre a viagem para a Alemanha, que deveria ser feita no prazo de 15 (quinze) dias conforme lei. O Vereador Ademir Fischer (PMDB) rebateu ao Vereador Valdeci Gomes Ferreira, que essa polêmica é desnecessária, se referindo a uma picuinha, e que o Vereador Valdeci está sendo orientado por um funcionário da Câmara Municipal, tendo esse funcionário já ter ocupado uma função importante na Prefeitura Municipal. Ademir comentou que seria uma vergonha o Prefeito Orides Kormann viajar para Alemanha sem levar nem um brinde, e o fato de o Prefeito mandar fazer 100 (cem) estojos, para comemorar 50 anos de aniversário de nosso Município, pois poderá distribuir na Guabiruba também. Ademir, ainda colocou a disposição a nota fiscal da compra dos estojos e das canetas, que foi solicitada pela Câmara Municipal através de ofício. O Vereador Valentin Kolher (PP) ocupou o espaço da palavra livre, solicitando o envio de novo ofício ao Executivo Municipal, para que providencie a construção da ponte na Rua Reinoldo Barth. O Vereador, também apoiou a reivindicação do Vereador Osmar Francisco Demétrio, sobre o transporte coletivo intermunicipal. Em aparte, o Vereador Nilton Rogério Kohler, comentou que esteve na Prefeitura Municipal, para solicitar o contrato que concedesse a licença para prestação do serviço do transporte Coletivo Santa Terezinha, mas nenhum contrato entre a Prefeitura e a Empresa foi encontrado pelos funcionários da Prefeitura Municipal. O Vereador e Presidente Vilmar Gums (PSDB) procedeu a leitura do Ofício enviado pelo Prefeito em exercício Cesário Martins, sobre a entrega dos brindes de estojo e caneta para comemoração dos 50 anos de Emancipação Político-Administrativo do Município que será no dia 10 de Junho de 2012. Vilmar Gums lembrou da festa que a Associação Hospitalar de Guabiruba que irá realizar-se no dia 10 de setembro do corrente, foi transferida do Santuário de Santo Antônio, no bairro Lageado Alto para a Capela São Cristóvão no bairro Aymoré.   ORDEM DO DIA Na Ordem do Dia, foi aprovado em Regime de Urgência Especial e em Votação Única o Projeto de Lei nº 11/2011 de autoria da Mesa Diretora, que “DENOMINA VIA PÚBLICA MUNICIPAL”. Também foi aprovado por unanimidade a Moção de Pesar nº 11/2011 de autoria da Mesa Diretora e subscrita pelos demais Vereadores, pelo falecimento do Senhor Paulo Suavi, ocorrido no dia 02 de setembro do corrente, tendo sido considerado o cidadão mais idoso do município de Guabiruba. Nada mais havendo a tratar, Senhor Presidente encerrou a presente sessão ordinária, sendo que a próxima sessão será realizada no dia 13 /09/2011, às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Guabiruba.