Sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba debate desafios locais e regionais

Por Imprensa Publicado em 20/09/2023 09:42:13 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite da última terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas). O encontro contou com a participação dos demais oito parlamentares que compõem a legislatura atual, e diversos temas de relevância para a comunidade local foram debatidos ao longo da noite.

Um dos momentos de destaque da sessão foi a presença na tribuna popular da casa de Aloncio Schirmer, diretor de Meio Ambiente da cidade. Schirmer abordou a suspensão do recolhimento de resíduos industriais, especificamente restos de malhas e tecidos, que antes eram recolhidos pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O diretor explicou que essa paralisação não afetou apenas Guabiruba, mas toda a região, após fiscalização dos órgãos competentes no Aterro Sanitário em Timbó. Como solução temporária, Schirmer anunciou que a entidade "Retalho do Bem" será responsável pelo recolhimento desses resíduos nas empresas locais, ocorrendo à reutilização do material.

O vereador Waldemiro Dalbosco trouxe à discussão a situação do Hospital Azambuja. A direção do hospital informou à imprensa que pacientes de oncologia permaneceram internados na instituição até que surjam vagas para o tratamento em um hospital de Blumenau, que possui uma reserva de vagas para esse tipo de tratamento. O vereador expressou a sua preocupação com o que chamou de “reserva de mercado” e enfatizou que o Hospital Azambuja possui capacidade e tecnologia para desenvolver esses tratamentos, questionando a necessidade de sofrimento adicional aos pacientes.

Outros temas relevantes também foram abordados durante a sessão. O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) destacou a necessidade de retomar a discussão sobre a segurança nas escolas locais, ressaltando a importância da proteção dos alunos e educadores.

Por sua vez, o vereador Jair Francisco Kohler, também do Progressistas, relembrou a enchente que atingiu Guabiruba há 40 anos, reforçando a importância da prevenção e da gestão adequada dos recursos hídricos.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB), trouxe sua preocupação em relação aos tratamentos oncológicos na região, fazendo referência ao tratamento de sua irmã falecida, que constantemente se deslocava até Blumenau para receber atendimento.

Ela elogiou a iniciativa de recolhimento de resíduos das indústrias têxteis pelo "Retalho do Bem" e ressaltou que se sentiu mais confortável ao saber que a FIESC também está envolvida nesse projeto, que contribuirá para a sustentabilidade local. A FIESC também anunciou a construção de uma quadra esportiva do SESC em Guabiruba, trazendo benefícios adicionais para a comunidade.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba demonstrou o comprometimento dos vereadores em abordar temas cruciais para o município e buscar soluções para os desafios locais. Os debates e propostas apresentados refletem a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos de Guabiruba.

- Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Também em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023, que "DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Aprovado o Requerimento nº 18/2023.

- Aprovado o Requerimento nº 19/2023.

- Aprovado o Requerimento nº 20/2023.

- Aprovado o Requerimento nº 21/2023.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 26 de setembro.