​Câmara realiza primeira sessão itinerante no bairro Aymoré, com excelente participação popular
A Sociedade Recreativa Aymoré, localizada na Rua Grünerwinkel, recebeu na noite de terça-feira, 29...
por Redação 30/03/2016 às 09:59

A Sociedade Recreativa Aymoré, localizada na Rua Grünerwinkel, recebeu na noite de terça-feira, 29 de março, a estrutura da Câmara Municipal de Guabiruba que realizou a primeira Sessão Itinerante da sua história.

O objetivo do encontro que era a aproximação do Poder Legislativo com a comunidade, para construção de soluções conjuntas para os problemas enfrentados diariamente nos bairros da cidade, foi alcançado com a presença da comunidade local, que agradeceu por melhorias realizadas, mas também cobrou a resolução de alguns problemas no bairro.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Felipe Eilert dos Santos, que inicialmente explicou a dinâmica do encontro, dando a boas vindas a todos.

A sessão contou com as presenças de todos os noves vereadores, prefeito Matias Kohler e vice-prefeito Valmir Zirke, além dos representantes da Associação de Moradores e representante da comunidade em geral.

A reunião também foi marcada pelas presenças de manifestantes, representantes dos Servidores Públicos Municipais, que protestavam sobre a falta de reajuste anual para a reposição da inflação. Eles empunhavam cartazes e pacificamente realizaram protestos.

Ao final do encontro a comunidade teve 20 minutos para manifestações, questionamentos e agradecimentos. Quatro pessoas utilizaram o espaço popular.

Para o presidente da Mesa Diretora, Felipe dos Santos, a realização do projeto é motivo de orgulho. "A gente está muito feliz de ter alcançado esse objetivo de maneira plena e satisfatória", destacou. O parlamentar também comentou a presença de manifestantes, que de forma pacifica expuseram seus desejos.

O prefeito Matias Kohler, participou do encontro utilizando inicialmente cinco minutos para deixar mensagem à comunidade do Aymoré, destacando a ações e as projeções para a localidade.

No final do encontro o chefe do executivo também foi questionado por populares, respondendo principalmente situações que envolvem o setor de infraestrutura.

Na sequência Matias comentou sobre a situação do reajuste salarial dos servidores públicos municipais, destacando que o momento é dificílimo para a administração. “O município já comprometeu o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é de 54% do orçamento. Infelizmente não existe margem legal para conceder o reajuste. Mas, estamos em busca de soluções, sei que a situação atual não agrada”, completou o prefeito.

O vereador Jaime Nuss (PMDB) criticou o prefeito afirmando que o mesmo cobrava muito no passado. Ele também acusou a administração de falta de planejamento.

Entre os nove vereadores que se manifestaram Nilton Rogério Kohler (DEM), ressaltou que a participação da comunidade é importante, pois talvez na Câmara de Vereadores algumas situações não poderiam ser realizadas pela burocracia. "Então buscamos simplificar, dando apenas cinco minutos para os vereadores e 20 minutos para a comunidade fazer os questionamento e colocações. Achei muito produtiva, mas acredito que na próxima irá ter ainda mais a participação", finalizou.

Espaço para a comunidade

No espaço para a comunidade Antônio Alves, da Rua Orlando Boos, realizou reclamações sobre a infraestrutura em energia elétrica. O prefeito Matias Kohler respondeu que a situação é complicada levando em conta que a Celesc não tem ainda programa para contemplar comunidades mais afastadas.

Paulo Ricardo Gums solicitou melhorias na iluminação pública e também o recapeamento asfáltico da Rua Carlos Boos. O prefeito respondeu que as melhorias na iluminação devem ser efetuadas no momento que houver arrecadação suficiente.

Acompanhe os áudios

Você pode acompanhar as falas de todos os vereadores no site www.camaraguabiruba.sc.gov.br.

Sequência: Felipe dos Santos, Luciano Schlindwein, Waldemiro Dalbosco, Nilton Kohler, Haliton Kormann, Cristiano Kormann, Osmar Vicentini, Jaime Nuss e Valdeci Boiadeiro.

A Câmara Municipal de Guabiruba volta a realizar uma nova sessão itinerante no dia 31 maio, no bairro Guabiruba Sul, com a participação também de moradores do bairro Planície Alta.

Galeria de fotos
Áudios
1
Felipe itinerante
2
Luciano itinerante
3
Waldemiro itinerante
4
Tindo itinerante
5
Haliton itinerante
6
Sano itinerante
7
Vicentini itinerante
8
Jaime itinerante
9
Espaço popular
10
Matias itinerante
Assuntos: Comunidade
Continue lendo...