​Presidente representa município em audiência na SSP, cobrando melhorias na segurança pública de Guabiruba
A segurança pública já é o segundo assunto que mais preocupa a população brasileira, segundo estudos...
por Redação 26/03/2015 às 18:39

A segurança pública já é o segundo assunto que mais preocupa a população brasileira, segundo estudos divulgados no ano passado. Temas como reaparelhamento dos órgãos de segurança e a necessidade de um maior efetivo policial são assuntos recorrentes nas câmaras municipais e encontros da sociedade civil organizada. Pensando nisso a Câmara Municipal de Guabiruba através do seu presidente vereador Felipe Eilert dos Santos, participou de encontro na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em Florianópolis, na tarde da última quarta-feira, 25 de março.

Na oportunidade o senhor César Grubba, secretaria de estado da Segurança Pública, recepcionou uma comitiva da região composta também por Jones Bósio, secretário de Desenvolvimento Regional e o Tenente Coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, que abrange as cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota.

Entre as reivindicações apresentadas estão à finalização da instalação das câmeras de segurança de programa Bem-Te-Vi, apoiou financeiro para conclusão da sala de monitoramento localizada no 18º BPM em Brusque, aumento no efetivo policial e construção de um posto da Polícia Rodoviária Estadual entre os municípios de Tijucas e Canelinha na SC-410.

O vereador Felipe dos Santos relatou ao mandatário da segurança pública, os diversos problemas no setor no município guabirubense, como o aumento da criminalidade e a diminuição do efetivo da PM.

“Hoje a cidade conta com uma população de mais de 22 mil habitantes, sendo que o contingente atual da PM é de dez policiais, com previsão de aposentadoria de dois para os próximos anos”, reforçou o presidente.

Para tentar suprir essa carência e buscando a possibilidade de mais policiais para a região, os membros da comitiva lançaram a ideia de Brusque receber um maior número de alunos na formação de soldados no próximo concurso público a ser realizado. No último curso 32 alunos foram formados no 18º BPM em nove meses de aulas, sendo que 15 permaneceram na região.

Para o Tenente-Coronel Moacir Gomes Ribeiro, a estrutura do PM em Brusque pode absorver tranquilamente um maior número de alunos, com o apoio dos municípios. “Recebemos os alunos pela primeira vez no quartel, sendo que o curso foi considerado de excelência, recebendo elogios do alto comando”, destacou o comandante.

O presidente do parlamento guabirubense, vereador Felipe Eilert dos Santos, também cobrou agilidade na instalação e envio dos links das câmeras de monitoramentos, fato que é esperado pela comunidade.

Para o secretário regional Jones Bósio, o encontro foi bastante produtivo porque fez o secretário Grubba, ter uma noção mais clara das necessidades da região. Bósio, inclusive relatou a impaciência dos representantes públicos da região do vale do Rio-Tijucas, pela não construção do posto da PRE, na SC-410, sendo que a ordem de serviço já foi autorizada pelo governador Raimundo Colombo.

Como encaminhamento o mandatário da segurança pública já fez os contatos necessários para analisar os pedidos da região, prometendo um breve retorno nas respostas dos pedidos.

Galeria de fotos
Continue lendo...