​Projetos do orçamento e saneamento básico foram destaques em sessão da Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na noite de terça-feira, 27, no horário...
por Redação 28/11/2018 às 10:29

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na noite de terça-feira, 27, no horário regimental de 19h, o último encontro do mês de novembro. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente Cristiano Kormann (Progressistas).

Na oportunidade foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei n. º 25/2018, que “Estima a receita e fixa a despesa do município de Guabiruba para o exercício financeiro de 2019.

Outro tema que teve destaque foi a entrada na pauta, com previsão de votação para encontros futuros do Projeto de Lei n. º 32/2018, que “Aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guabiruba.

Sobre o tema o vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) afirmou que esse é o projeto mais importância dos anos de administração do prefeito Matias Kohler, sendo assim, será essencial que o projeto possa tramitar com tranquilidade, sem pressa para colocá-lo em votação, para que os parlamentares tenham total conhecimento do teor do mesmo.

Já o presidente Cristiano Kormann discorda do colega vereador, segundo ele já foram realizadas duas audiências públicas, uma com o prognóstico e outra apresentando o diagnóstico para as situações de saneamento. E que desde o término da última audiência, o projeto já estava à disposição dos vereadores e da comunidade nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal.

Também foi deixado claro pelo presidente que o projeto precisa ser aprovado o quanto antes, para o lançamento oficial do edital de concessão.

No espaço da palavra livre o vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) discorreu sobre o adiamento mais uma vez das obras da Barragem de Botuverá.

Da mesma forma, comentou sobre temas nacionais como a indicação do novo ministro da educação, para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Além de tecer comentários sobre a saída dos médicos cubanos do Brasil.

Parabenizou os voluntários da Associação Hospitalar pelo evento que comercializou Pirão com linguiça, cachorro quente “Alemão” e cucas para levantamento de recursos financeiros para Associação Hospitalar.

Já a vereador Rosita Kohler (Progressista) convidou a comunidade para os eventos natalinos de Guabiruba, como o Desfile de Natal, que acontecerá no próximo domingo, 2 de dezembro. E também show com a Família Dias, que acontecerá no mesmo dia após o desfile.

A parlamentar voltou a elogiar assim como havia feito na sessão anterior o Projeto Metades, que desenvolve a contação de histórias, o espetáculo é comandado pelo professor Emiliano Daniel de Souza.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou a colocação de 19 placas de indicações turísticas em pontos de Guabiruba, atendendo solicitações suas em diversas oportunidades nos encontros legislativos.

O parlamentar aproveito para fazer uma indicação verbal solicitando que a administração com a autorização do proprietário possa fazer serviços de jardinagem em volta da placa turística indicativa que foi fixada nas proximidades do portal de entrada da cidade.

Sobre a Programa Mais Médicos, o vereador disse pensar que estão desvirtuando o verdadeiro objetivo do trabalho desenvolvido pelos médicos cubanos no Brasil.

“O dinheiro que era encaminhado para Cuba era para continuar desenvolvendo as atividades acadêmicas na formação de novos profissionais. Situação que também deveria ser feita no Brasil, pois, aqui são oferecidas bolsa e ajudas a universitários que após sua formação não tem o compromisso de prestar trabalhos para o governo”, o vereador Felipe completou ainda lembrando que as vagas ocupadas por cubanos eram as que os médicos brasileiros não demostraram interesse.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei n. º 25/2018, que “Estima a receita e fixa a despesa do município de Guabiruba para o exercício financeiro de 2019.

A próxima reunião ordinária acontecerá na terça-feira, 04 de dezembro, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Minhoca 27 de novembro
2
Rosita 27 de novembro
3
Felipe 27 de novembro
4
Jaime 27 de novembro
Continue lendo...