​Resumo da sessão ordinária de 20 de novembro de 2018
Em noite de aprovações de projetos importantes a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma...
por Redação 21/11/2018 às 07:48

Em noite de aprovações de projetos importantes a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária na terça-feira, 20. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) e contaram com as participações de todos os parlamentares.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) líder da bancada de oposição destacou novamente a importância de a comunidade participar das próximas sessões para acompanhar as tramitações e discursões em torno do Plano Municipal de Saneamento que tratará de temas como concessão e tarifa da água, esgoto e coleta de resíduos sólidos.

Sobre a cobranças conjuntas das tarifas de água e lixo, o parlamentar informou que um munícipe apresentou uma legislação federal que aponta ilegalidade nesse tipo de cobrança conjunta. O vereador cobrou explicações da liderança de governo, presidência da casa e poder executivo.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sobre o Dia D da Saúde, que acontecerá no próximo dia 24, em Guabiruba. Da mesma forma destacou sua preocupação com a disseminação da Febre Amarela, solicitando atenção da Secretaria de Saúde para trabalhos de prevenção e imunização.

O parlamentar também comentou sobre a dívida do Governo do Estado com o município de Guabiruba que está perto da casa de R$ 106 mil, no setor da saúde.

O tema “Mais Médicos” também foi destacado. Segundo o vereador o novo presidente Jair Bolsonaro deu uma “canelada” que vai prejudicar muitos brasileiros.

A vereadora Rosita Kohler (Progressistas) destacou a participação da guabirubense Carla Beatriz Schlindwein, estudante de moda da Assessim, que foi selecionada para participar do 10º Concurso de Moda Inclusiva Internacional de São Paulo, que será realizado no dia 28 de novembro.

A vereadora destacou que a estudante apresentará um look que foi desenvolvido a partir da reutilização de materiais da indústria, como fios de malha e resíduos, pensando na sustentabilidade. A vereadora destacou sua felicidade já que a Carla foi sua aluna no ensino fundamental.

Outro tema foi a programação do Natal Mágico, desenvolvido pela Fundação Cultural, que apresentará entre outras atrações um projeto de Contação de Histórias para Adultos, que passará por diversos bairros.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 025/2018, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2019".

- Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 29/2018 do Executivo, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À SOCIEDADE DO PELZNICKEL".

- Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2018 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DAS CONTAMINAÇÕES DOS AQUIFEROS FREÁTICOS NOS CEMITÉRIOS SITUADOS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 31/2018 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A BONIFICAÇÃO DE NATAL A SER CONCEDIDA AOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 02/2018 de autoria do Vereador FELIPE EILERT DOS SANTOS, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL A "ASSOCIAÇÃO PROTEGENDO OS ANIMAIS COM TODO AMOR (PATA)", E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 27 de novembro, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Rosita 20 de novembro
2
Felipe 20 de novembro
3
Jaime 20 novembro
Continue lendo...