​Resumo da sessão ordinária de 13 de agosto de 2019
por Redação 14/08/2019 às 07:11 Atualizado em 05/02/2020 às 10:52

Na noite de terça-feira, 13, foi realizada a segunda sessão ordinária de agosto, dessa vez presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) em decorrência da ausência da presidente e vereadora Rosita Kohler para tratamento de saúde.

Na oportunidade cinco vereadores utilizaram o espaço da palavra livre. Com relação à ordem do dia foram apreciados e votados um requerimento e uma moção de congratulações, além das contas do prefeito serem baixadas para suas respectivas comissões.

O vereador Harri Westarb Neto (DEM) solicitou melhorias na pavimentação de lajotas da Rua Sebastião Boos e também a pintura do meio-fio em amarelo em um trecho da Rua José Dirschnabel para proibir estacionamentos em um dos lados da via, atendendo solicitações de moradores.

Godo também comentou a aprovação de uma Moção de Congratulações destinada à carateca guabirubense Júlia Maiara dos Santos, pela conquista de uma medalha de ouro na edição desse ano dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (Progressistas) comentou sobre algumas solicitações de instalações de lixeiras na cidade, segundo o parlamentar isso só não resolveria o problema, seria necessário um grande processo de conscientização por parte da comunidade. Ele descreveu sua rotina como funcionário público responsável pela supervisão das roçadas no município relatando a quantidade de lixo como plástico, garrafas long neck de cerveja e fezes de animais são jogados em vias públicas e calçadas.

Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sua indicação solicitando junto a GBTRAN para que em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros elabore e forneça um relatório completo dos acidentes de trânsito em Guabiruba, durante os últimos 12 meses, bem como os locais e possíveis causas dos mesmos.

O parlamentar também ressaltou a importância da conscientização porque certamente muitos dos acidentes ocorridos são evitáveis.

Waldemiro Dalbosco destacou o início da tramitação na casa da Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício 2018. O parlamentar também evidenciou que uns dos principais temas cobrados pela comunidade e empreendedores é a aprovação do Plano Diretor de Guabiruba, destacando reunião que aconteceu com membros do executivo para alinhar os últimos pontos e alterações propostas na Câmara Municipal.

O vereador também comentou em seu pronunciamento que finalmente após uma década algumas das calçadas da Rua Brusque estão sendo adequadas no que diz respeito à questão de mobilidade.

Haliton Kormann (MDB) entre os vários temas destacados em seu pronunciamento um teve destaque, o parlamentar solicitou o envio de uma Moção de Repúdio a todo bancada catarinense no Congresso Nacional, mostrando a indignação dos vereadores com relação a possibilidade do aumento de verbais para o Fundo Partidário.

- Foi baixado para a Comissão de Finanças e Orçamento o Processo n. PCP 19/00279913, que trata da Prestação de Contas do Prefeito referente em exercício de 2018;

- Foi aprovado por unanimidade Moção de Congratulações nº 11/2019, dos senhores vereadores, destinada à atleta do karatê JÚLIA MAIARA DOS SANTOS, por ter conquistado a medalha de ouro no 32º Campeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizado em Rio do Sul no dia 19 de julho de 2019.

- Foi também aprovado em plenário o requerimento nº 08/2019 do Vereador JAIME LUIZ NUSS, solicitando às Secretarias de Assistência Social e Administração e Finanças, com a finalidade de fornecer cópias dos empenhos e notas fiscais consignados a partir de janeiro de 2013 a agosto de 2019, referentemente aos pagamentos efetuados pela Prefeitura Municipal, com a relação dos nomes das pessoas sepultadas e funerárias envolvidas com a prestação dos serviços.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 20 de agosto de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Godo 13 de agosto.mp3
Valdeci 13 de agosto.mp3