​Reunião entre Câmara Municipal e AGIR discutiu serviços da Casan em Guabiruba
A Câmara Municipal de Guabiruba através da sua mesa diretora esteve reunida na última quinta-feira,...
por Redação 28/03/2016 às 10:18

A Câmara Municipal de Guabiruba através da sua mesa diretora esteve reunida na última quinta-feira, 24 de março, com a direção da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) para tratar de temas relacionados ao contrato do município de Guabiruba com Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e também as recorrentes reclamações da comunidade com problemas em serviços de manutenção, abastecimento e qualidade da água.

Participaram do encontro por parte da AGIR, Vanessa Fernanda Schmidt, Diretora Administrativa, Luciano Gabriel Henning, Assessor Jurídico e Ricardo Hubner, Diretor Técnico. A Câmara foi representada pelo presidente Felipe dos Santos e pelos vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Waldemiro Dalbosco, Valdeci Boiadeiro e Osmar Vicentini.

Pelos vereadores foram apresentados os problemas que chagam até o Poder Legislativo através das reclamações populares, como coloração escura da água, buracos deixados por logo tempo após os reparos de rotina e problemas constantes no abastecimento e distribuição.

Os vereadores já atentos ao término do contrato com a empresa em 2018, também desejam mais clareza com relação à planilha de custos, com investimentos e arrecadação da empresa em Guabiruba. Também não está descartado começar a tratar a possiblidade da municipalização dos serviços.

“O que preocupa é que o próprio presidente da Casan esteve em Guabiruba é anunciou investimentos de aproximadamente R$ 3,5 milhões, que seriam investidos até final de 2016”, completou o presidente Felipe dos Santos, que lamentou que a promessa ainda não foi cumprida.

O vereador Waldemiro Dalbosco lembrou que o atual contrato, que na época não contou com a aprovação da Câmara Municipal, não cobra da maneira devida os investimentos necessários.

“Por esse motivo classifico como importantes esse encontro com a AGIR, na busca de informações que possam nos dar suporte para negociar a renovação de contrato em 2018, dentro das nossas condições, ou até mesmo seguir pelo caminho da municipalização dos serviços”, destacou Dalbosco.

A utilização da bacia do ribeirão Cristalina para captação de água também voltou a ser tema das conversas entre vereadores e representantes da Agência Reguladora. Foi proposto a realização de estudos paralelos que possam contrapor ou confirmar as afirmações do estuda da Casan que inviabiliza em longo prazo a utilização do ribeirão Cristalina.

Vanessa Fernanda Schmitd, diretora administrativa da AGIR, destacou o papel da agência que é mediar os conflitos entre o contratante (executivo municipal), contratada (Casan) e os usuários (a comunidade), podendo assim garantir um produto final de qualidade para o consumidor.

A representante da AGIR também informou que após a fiscalização necessárias, já foi inclusive enviado para Casan medidas punitivas, que buscam a regularização das inconformidades.

Como encaminhamento do encontro foi definido que a AGIR irá solicitar a cópia dos contratos de serviços e investimentos já executados em Guabiruba pela Casan. Levantar dados que a AGIR já dispõe sobre arrecadação e tarifas, além das cópias das notificações.

Galeria de fotos
Assuntos: Serviços
Continue lendo...