Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida ordinariamente na terça-feira
por Redação 18/11/2020 às 09:23 Atualizado em 19/05/2021 às 07:15

Na noite de terça-feira, 17, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, remotamente o encontro foi presidido pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) com a participação dos demais parlamentares e funcionários da casa.

O tema principal do encontro foi o processo eleitoral do último domingo, que elegeu prefeito, vice e vereadores. Os parlamentares na sua maioria parabenizaram os eleitos, os que colocaram seus nomes a disposição e também a comunidade que compareceu as urnas dando exemplo de cidadania e democracia.

O vereador Harri Westarb Neto “Godo” (Podemos) parabenizou os vereadores eleitos e também lamentou que o colega vereador Haliton Kormann (MDB) não conseguiu se reeleger.

O parlamentar também apresentou os anseios de moradores do bairro Guabiruba Sul, sobre a demora no processo de asfaltamento da via, segundo relatos a obra não evoluiu em nada nas últimas três semanas. O mesmo pediu explicações para a liderança de governo e secretaria competente.

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) também usou o espaço da palavra livre para discorrer sobre as eleições municipais. Parabenizando Zirke e Cledson e os parlamentares eleitos.

Na sequência falou sobre a pavimentação da Rua Sibéria, bairro Aymoré, com oito metros de largura, destacando a necessidade de alguns moradores realizarem o afastamento de cercas e muros para realização futura das calçadas patronizadas.

O vereador também destacou a continuidade da pavimentação da Rua Grünenwinkel, também no Aymoré.

A vereadora Rosita Kohler, também utilizou o espaço para falar sobre as eleições, parabenizando os eleitos, os que participaram do pleito e a comunidade pelo exemplo de ordem e cidadania.

A presidente também falou sobre a experiência de ocupar interinamente a cadeira de prefeita de Guabiruba.

Vilmar Gums “Mala” (MDB) desejou ao diretor da casa Luiz Schlindwein Filho “Careca” uma pronta recuperação após o procedimento cirúrgico que passará nesta quarta-feira.

Também parabenizou os eleitos e lamentou a não reeleição do amigo e correligionário Haliton Kormann.

Sobre a obra de pavimentação da Rua Sibéria, Aymoré, o parlamentar solicitou que as obras possam ser estendidas por mais um quilometro após a entrada do Água Verde, atendendo solicitações de moradores.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) parabenizou Zirke e Cledson pela vitória nas eleições municipais. Também comentou sobre a eleição para o poder legislativo, destacando que são eleições distintas. Não deixou de enaltecer a coragem dos candidatos que foram as ruas para pedir votos.

Sobre mais essa experiência de ser candidato e agora reeleito, Dalbosco destacou que muito foi feito nos últimos oito anos para tentar despertar o interesse da comunidade para o trabalho do poder legislativo e a verdadeira função de um vereador. Ele destacou as sessões itinerantes, talento guabirubense, transmissões ao vivo pela Webtv, encontros com alunos, mas lamentou que a comunidade continue tão distantes das ações do legislativo. O vereador afirmou que esse continuará sendo o desafio para a próxima legislatura.

Cristiano Kormann (Progressistas) foi um dos parlamentares que aproveitou o espaço para falar sobre as eleições, parabenizando os eleitos e enaltecendo o papel do eleitor.

Ele externou sua alegria pela eleição do amigo Waldemiro Dalbosco, colega que tem respeito e admiração pelo seu trabalho.

Da mesma forma destacou a eleição de Valmir Zirke para prefeito e Cledson Kormann para vice-prefeito, destacando as qualidades dos amigos.

Felipe Eilert dos Santos (PT) parabenizou o eleitor guabirubense que teve compromisso com a democracia, comparecendo as urnas. Parabenizou Zirke e Cledson pela vitória nas eleições, que segundo o parlamentar foi por mérito. Ainda sobre as eleições deixou seu apoio ao colega vereador Haliton Kormann, que não conseguiu a reeleição, lembrando que também já teve insucessos na trajetória política, mas continuou.

Também usou o espaço para parabenizar a vereadora Rosita que assumiu interinamente a prefeitura de Guabiruba, fazendo história mais uma vez como a primeira mulher a assumir o poder executivo municipal.

Da mesma forma, destacou também a eleição da primeira mulher negra após 137 anos na Câmara Municipal de Brusque, Marlina Oliveira Schiessl, o vereador parabenizou e desejou sucesso no trabalho. Aproveitando ele também destacou que 20 de novembro será comemorado em todo o Brasil o “Dia da Consciência Negra”.

Sobre as palavras do vereador Waldemiro Dalbosco da missão de despertar a atenção da comunidade para o trabalho do poder legislativo, o parlamentar disse que ações já foram feitas, mas que terá que ser feito mais, trabalho que terá que ser pensado por todos e também pela assessoria de comunicação da casa.

Por fim, disse que recebeu relatos de drones sobrevoando a cidade de Guabiruba, sendo que foi ventilado a possiblidade da realização de alteração na Planta Genérica das propriedades. O parlamentar afirmou que torce para que não aconteça até pelo momento econômico atravessado pelas famílias.

Nenhum projeto foi colocado em votação.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encarrada a sessão ordinária convocando a próxima para terça-feira, 24 de novembro.

Godo 17 de novembro.mp3
Minhoca 17 novembro.mp3