Câmara Municipal de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária de 2019
Na oportunidade foi aprovado dois projetos em regime de urgência. Com destaque para a aprovação do Projeto de Lei n. º 01/2019, que “Institui o Piso Salarial Profissional para os Profissionais do Magistério Público do Município de Guabiruba nos termos da Lei Federal n. º 11.738”.
por Redação 06/02/2019 às 08:39 Atualizado em 06/02/2019 às 08:51

Na noite de terça-feira, 05 de fevereiro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária de 2019. O encontro foi presidido pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas), que na presença dos familiares fez história ao comandar sua primeira reunião.

Outro momento destacado foi à formação das quatro comissões da casa. As comissões são as seguintes: Constituição, Justiça e Redação Final, Comissão de Finanças e Orçamento, Comissão Obras e Serviços Públicos e Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social.

Na oportunidade oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para tratar dos mais diversos temas como: solicitações da comunidade, reclamações com relação à entrega de medicamentos, limpeza de terrenos baldios, fechamento da Justiça do Trabalho, 1ª Reunião da Conselho do Bem-Estar Animal, aumento na tarifa de energia elétrica e outros.

Os áudios dos vereadores podem ser acessados na integra através do link: na seguinte ordem: Cristiano Kormann (Progressistas), Felipe Eilert dos Santos (PT), Harri Westarb Neto (DEM), Haliton Kormann e Jaime Luiz Nuss (MDB), Paulo Ricardo Gums (Progressistas), Vilmar Gums (PSDB) e Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

A presidente Rosita Kohler avaliou o primeiro encontro e destacou os projetos que foram discutidos e aprovados na ordem do dia. A formação das comissões da casa para o biênio 2019/2020 também foram descritas pela parlamentar.

Importante

No momento da ordem do dia, dois projetos seriam baixados paras suas respectivas comissões, mas o vereador Jaime Nuss solicitou o regime de urgência para os mesmos. Dessa forma a reunião teve que ser interrompida até que a assessoria da casa, pudesse disponibilizar os projetos no sistema de votação plenária. Sendo assim, a presidente ficou aguardando a organização do processo. Quando tudo estava de acordo os projetos foram disponibilizados no sistema e votados.

Ordem do dia

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2019 do Executivo, que "INSTITUI O PISO SALARIAL PROFISSIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, NOS TERMOS DA LEI FEDERAL N° 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008".

- Também em regime de urgência especial foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 01/2019 do Executivo, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR N° 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2014, CRIANDO MAIS 10 VAGAS DE CUIDADOR ESCOLAR".

- Aprovada deliberação sobre o Requerimento nº 01/2019.

- Aprovada deliberação sobre a Resolução nº 01/2019, que cria as comissões da casa.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 12 de fevereiro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Cristiano Kormann
Felipe dos Santos