Câmara Municipal de Guabiruba realiza sessão ordinária na terça-feira, 09 de maio
Presidente presta manifestação solidária a cassação do prefeito e vice de Brusque e vereadores cobram respostas de requerimentos por parte do Poder Executivo
por Redação 10/05/2023 às 05:19 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na noite de terça-feira, 09 de maio, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) com a participação de mais sete parlamentares que compõe a atual legislatura. A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) esteve ausente em decorrência do nascimento de sua filha. Inclusive a maioria dos parlamentares aproveitando a comemoração dos dias das mães no próximo domingo,14, estenderam os cumprimentos a colega.

O vereador Ronaldo Kohler (MDB) entre outros temas reforçou requerimento da bancada de oposição solicitando a elaboração por parte do poder executivo de um relatório de todos os investimentos realizados no Parque Municipal Érico Vicentini, incluindo materiais utilizados, mão de obra, combustível e horas máquina.

O parlamentar medebista também voltou a repercutir entrevista do prefeito Valmir Zirke no último dia 04 de maio, rebatendo os vereadores pelas críticas que havia recebido em sessões anteriores. O vereador lamentou que segundo seu entendimento, o prefeito afirmou nas entrelinhas que os vereadores estavam mentindo como o objetivo de perseguição política.

Wagner Fischer Westarb (MDB) reforçou o pedido da resposta do requerimento da bancado que pede que sejam pontuados os investimentos que estão sendo feito no Parque Érico Vicentini. Sendo que foram detectados vários decretos com valores que variam de R$ 1 milhão a 100 mil reais.

O parlamentar voltou a tecer críticas ao poder executivo pela falta de respostas aos pedidos e requerimentos que partem da Câmara Municipal.

O vereador Waldemiro Dalbosco na qualidade de presidente do Poder Legislativo lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que culminou na cassação do prefeito e vice-prefeito da cidade vizinha de Brusque.

Cristiano Kormann (Progressistas) parabenizou as pessoas que contribuíram e prestigiaram a Festa de Maio.

Comentou sobre a instabilidade que a decisão do TSE sobre a cassação do prefeito e vice-prefeito de Brusque traz para o cenário regional.

Além, de estender seus cumprimentos a todas as mães pela chegada do Dia das Mães.

- Foi aprovado em Regime de Urgência o Projeto de Lei Complementar nº 3/2023 do Executivo, que "RATIFICA AS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - CIMVI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado o Requerimento nº 11/2023; dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que se digne elaborar um relatório de todos os investimentos realizados no Parque Municipal Érico Vicentini, incluindo materiais utilizados, mão de obra, combustível e horas máquina.

- Foi aprovado o requerimento nº 12/2023; do Vereador WAGNER FISCHER WESTARB, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, para que se digne informar o nível de graduação dos Diretores Escolares da rede municipal de ensino, incluindo o ano de início e término das suas respectivas graduações.

- Foi aprovada a Moção de Pesar nº 6/2023;

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a  sessão, convocando a próxima para o dia 16 de maio do corrente.

Ronaldo 09 de maio.mp3
Mala 09 de maio.mp3