Câmara Municipal realiza sessão ordinária na terça-feira, 14 de março
A tribuna popular contou com as presenças do Pe. Marilton Nuss e do coordenador da Comunidade São Cristóvão, kiko Schweigert, que discorreu sobre a Festa de São José.
por Redação 15/03/2023 às 08:01 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na noite de terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

Destaque para a presença do Padre Marilton Nuss, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que utilizou a tribuna para convidar a comunidade para participar das celebrações dos 60 anos da fundação da paróquia.

Também utilizou o mesmo espaço Marcos Antônio Schweigert, coordenador da Comunidade São Cristóvão, que discorreu sobre a Festa de São José.

O vereador Ricardo Schlindwein (Progressistas) falou sobre o cuidado que a população deve ter ao depositar o seu lixo, segundo ele os coletores estão sendo feridos. A prefeitura pede para que os cidadãos façam o descarte correto dos materiais, cobrindo as partes pontiagudas e também se atentem para evitar possíveis ataques de seus cães aos coletores nas vias públicas.

No espaço da palavra livre o vereador Wagner Fischer Westarb (MDB) solicitou junto a GBTRAN melhorias nas pinturas das faixas elevadas e outras sinalizações na Rua Guabirupé. A instalação de um trevo “alemão” na saída da Rua Aloís Baumgartner e um espelho convexo e a colocação de tachões maiores na Rua Pedro Keller.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) informou sobre a contratação de quatro médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Imigrantes, São Pedro, Guabiruba Sul e Lageado Baixo.  Além da contratação para o atendimento de “livre demanda” das 07 até 19 horas na Policlínica do Centro.

Maria Simone Fischer (MDB) discorreu sobre a não omissão dos parlamentares no que diz respeito as cobranças na melhoria das condições de atendimento no setor da saúde. A parlamentar falou sobre as UBS e também o Programa Saúda da Família.

A vereadora também discorreu sobre a situação dos passeios da Rua Guabirupé, apresentando imagens no sistema audiovisual, que mostraram o mato obstruindo as calçadas.

Os demais pronunciamentos estão na integra em áudio no final do texto.

Foi aprovado por unanimidade o requerimento n.º 6/2023, dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, os parlamentares requerem ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que se digne prestar maiores informações sobre a situação das dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Bairro Lageado Baixo, bem como da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, no Centro de Guabiruba, tendo em vista a precária estrutura física de ambos os locais, bem como, a deficiência de espaço físico para os atendimentos.

Outrossim, solicitam cópias do expediente enviado ao Ministério Público de Santa Catarina, com a respectiva resposta protocolada pelo Executivo e as previsões de atendimento às demandas denunciadas, em processo realizado no ano de 2022.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para terça-feira, 21 de março, no horário regimental de 19 horas.

Pe. Marilton.mp3
Kiko Schweigert.mp3