Câmara Municipal realizou a segunda sessão ordinária de agosto, na noite de terça-feira
Entre os destaques aprovação de Projeto de Lei que “Institui o Dia comemorativo da chegada do Adventismo ao Brasil”.
por Redação 11/08/2021 às 07:35 Atualizado em 02/03/2022 às 07:56

Na noite de terça-feira, 10, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária no mês de agosto. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas), com as presenças dos demais oito parlamentares.

O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) realizou indicação verbal para o órgão competente, informando casos de estacionamento irregular de veículos em pontos do centro de Guabiruba.

O parlamentar também falou sobre os números do coronavírus em Guabiruba, avanços e uso dos imunizantes na população.

O vereador Adelirio Dematé “Ico” (Progressistas) comentou sobre sua indicação que solicita junto ao poder público municipal a aquisição de um veículo adaptado aos cadeirantes e idosos, com a finalidade de facilitar o transporte desses pacientes, principalmente para a realização de cirurgias em outras cidades.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) comentou sobre Moção à Câmara dos Deputados, manifestando o apoio ao Projeto de Lei nº 5.253 de 2020, que dispõe sobre a inclusão e presença obrigatória do medicamento ZOLGENSMA (usado tratamento da AME (Atrofia Muscular Espinhal) e sua disponibilização no Sistema Único de Saúde e Farmácias Populares, de autoria do Deputado Federal Celso Maldaner.

O objetivo desse projeto de lei é expor o caso da Atrofia Muscular Espinhal –AME e como essa doença cruel atinge a vida de milhares de crianças pelo Brasil e pelo mundo.

Simone Fischer também comentou sobre reunião que teve no Salão Nobre da prefeitura com Rafael Pezenti, assessor do deputado Rogério Mendonça “Peninha” momento que aconteceu entrega simbólica de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, reivindicada pela banca do MDB de Guabiruba para os Bombeiros, Pata, Associação de Caratê, AFEG e AMA.

O encontro também contou com as presenças do prefeito Valmir Zirke, vereadores Vilmar Gums, Wagner Westarb e o presidente do MDB de Guabiruba, ex-vereador Vilmar Gums.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 21/2021 do Executivo, que "PROMOVE A DELEGAÇÃO DA CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA PARA O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ (CIMVI) NA FORMA QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

- Aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2021 do Executivo, que "ALTERA A LEI 900, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DENOMINA VIA PÚBLICA MUNICIPAL." Aprovado o Regime de Urgência, colocar o Projeto de Lei em discussão e votação única. Rejeitado, baixar para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos.

- Aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2021, que "INSTITUI O DIA COMEMORATIVO DA CHEGADA DO ADVENTISMO AO BRASIL".

- Aprovado Moção de Pesar nº 15/2021.

- Aprovado Moção de Apoio nº 16/2021.

- Foi baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2021 de autoria da Mesa Diretora, que "DENOMINA VIA PÚBLICA MUNICIPAL".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 17 de agosto.

*Os pronunciamentos dos vereadores podem ser ouvidos na integra na seguinte ordem no final desta matéria: Ronaldo Kohler (MDB), Ico Dematé, Alexandre Felipe Pereira, Jair Kohler (Progressistas)  e Maria Simone Fischer (MDB).

Ronaldo 10 agosto.mp3
Ico 10 agosto.mp3