Câmara realiza primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar
Manifestações de alunos e obras da Escola João Boos foram temas debatidos pelos parlamentares.
por Redação 03/08/2022 às 07:44 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na noite de terça-feira, 02, aconteceu a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) e contando com as presenças dos demais oito parlamentes que compõe a atual legislatura.

Cristiano Kormann aproveitou o espaço da palavra livre para discorrer sobre as recentes manifestações de alunos e professores da Escola Professor João Boos, Centro. Segundo o parlamentar os governantes estaduais, principalmente os ligados a educação continuam a enganar a todos com as mesmas desculpas. Ele citou inclusive um vídeo gravado pelo atual Secretário Estadual de Educação no momento da visita dos vereadores Wagner Westarb (MDB) e também da Simone Fischer (MDB), que segundo Kormann pareceria desmentir os vereadores e a comunidade escolar sobre os andamentos das obras do educandário.

A vereadora Maria Simone Fischer comentou a situação das obras da Escola João Boos e as recentes manifestações dos alunos e professores. Segundo a parlamentar não é a hora de falar de partidos e sim de pessoas. Sobre o vídeo gravado ao lado secretário de Educação ela disse acreditar nas palavras do mesmo, mas caso as promessas não sejam cumpridas ele será duramente cobrado.

O vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre o Projeto de Lei Complementar n. º 7/2022, que dispõe sobre a constituição do serviço de inspeção municipal e os procedimentos para acesso ao serviço de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos, para comercialização de origem animal e vegetal no município de Guabiruba.

Segundo o parlamentar ao provar a lei os produtores locais e agricultores estarão sujeitos a leis ambientais muito duras. Ela pede aos órgãos que irão gerir esse processo bom censo, parcerias e orientações.

O espaço da palavra livre também foi utilizado pelos vereadores Jair Kohler, Ricardo Schlindwein, Ronaldo Kohler, Vilmar Gums, Wagner Westarb e Alexandre Pereira, que comentaram suas indicações e discorrem sobre assuntos em destaque no encontro. (Áudios no final do texto).

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 7/2022 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL E OS PROCEDIMENTOS PARA ACESSO AO SERVIÇO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PRODUZAM BEBIDAS E ALIMENTOS, PARA COMERCIALIZAÇÃO DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, INSTITUI PREÇOS PÚBLICOS PARA PRESTAÇÃO DE TAIS SERVIÇOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 16/2022 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DE GUABIRUBA – ADERG PARA A CAMPANHA DE ADUBO E URÉIA".

- Aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2022 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE ORQUIDÓFILOS E AMADORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS – ABAPO".

- Aprovado em votação única o Regime o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2022 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DE GUABIRUBA – ADERG PARA A CAMPANHA DE MILHO".

- Também aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2022 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 09 de agosto.

Sano 02 de agosto.mp3
Jair 02 de agosto.mp3