Câmara recebe evento do Outubro Rosa
Na noite de quinta-feira (30), na Câmara de Guabiruba, foi realizada a primeira palestra do projeto...
por Redação 31/10/2014 às 15:18

Na noite de quinta-feira (30), na Câmara de Guabiruba, foi realizada a primeira palestra do projeto “Outubro Rosa”, destinado aos trabalhadores vestuaristas sócios do Sintrivest. Dezenas de pessoas acompanharam o evento, ministrado pelo técnico em radiologia, Rulyan Candeias e pelo oncologista Rodrigo K. Rovere.

A primeira palestra da noite falou sobre a mamografia, um exame indispensável para mulheres acima de 40 anos, cujo principal objetivo é a detecção precoce de tumores benignos e malignos. “No Brasil, o número de mortos em decorrência desta patologia é de 13 mil mulheres e 120 homens por ano. E o grande problema continua sendo a descoberta tardia da doença, o que muitas vezes impede sua cura. O diagnóstico precoce é fundamental. Essa é a nossa melhor arma na guerra contra o câncer de mama”, explica o técnico em radiologia, Rulyan Candeias.

O profissional explica que a mamografia nada mais é do que a compressão das mamas em duas placas de acrílico. O procedimento dura cerca de 20 minutos, com três ou quatro compressões de, no máximo, 30 segundos. O exame permite a detecção de nódulos com até 1 (um) milímetro e, neste estágio inicial, a chance de cura é de 95%.

“Foi realizada uma pesquisa no Centro de Brusque com 100 mulheres e suas observações sobre a mamografia. Cerca de 70% responderam que dói. Outros 18% falaram do medo de realizar o exame, para 7% a mamografia faz mal à saúde e os outros 5% manifestaram vergonha em fazer o exame. O curioso é que nenhuma mulher falou sobre o benefício da mamografia, visto que a cura do câncer de mama está diretamente ligada à descoberta precoce da doença justamente pela mamografia”, ressalta Candeias.

O técnico em radiologia confirmou que o desconforto existe, mas que é facilmente suportável. Já a dose de radiação utilizada é baixa e não prejudica a saúde da mulher. Já para o dia da realização do exame, Candeias deixa algumas dicas: “Não se deve escolher um dia antes ou logo depois do período menstrual, no qual a mama está mais sensível. A roupa escolhida deve ser de duas peças separadas, pois será necessário tirar apenas a parte de cima, não use hidratante ou qualquer outro produto de higiene e cuidado pessoal na região das axilas e leve seus exames antigos”, observa.

Autoridades prestigiam o evento

O prefeito de Guabiruba, Mathias Kohler, ao lado do vice, Valmir Zierke, prestigiou o evento e ressaltou a importância da iniciativa, realizada pela primeira vez no município através do Sintrivest. “A gente constrói saúde com participação e prevenção com oportunidade de conhecimento. Estamos felizes pela iniciativa do Sintrivest, que nos aproxima da informação. É através dela que poderemos orientar melhor nossos familiares e amigos sobre a doença, sempre estimulando a prevenção”, avalia.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Valdemiro Dalbosco ressalta que o momento é de partilha de conhecimento, embora o grande desafio para vencer a doença seja mesmo a prevenção. “É através de momentos como este que as pessoas aprendem o que é necessário fazer para se prevenir ou descobrir mais cedo a doença e iniciar o tratamento”, analisa.

Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, incentivar a campanha do “Outubro Rosa” faz parte do projeto permanente da entidade, levando em consideração que 90% dos sócios que representam são mulheres. “Em 2014 decidimos ampliar essa ação em Guabiruba porque temos muitas trabalhadoras vestuaristas na cidade e nunca é demais aprender e se prevenir”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINTRIVEST

Imagens: Câmara Municipal - Assessoria de Imprensa

Galeria de fotos
Assuntos: Saúde
Continue lendo...