Diferentes atividades na I Semana de Mobilidade Urbana de Guabiruba
Para reforçar a importância da mobilidade urbana, diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços...
por Redação 15/09/2015 às 15:12

Para reforçar a importância da mobilidade urbana, diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e também à saúde, Guabiruba realiza sua I Semana Municipal de Mobilidade Urbana para marcar a passagem da Semana Nacional de Trânsito. Com o slogan “Cidade para as pessoas: atenção e prioridade para pedestres e ciclistas”, as atividades iniciaram nesta semana e seguem até o dia 22 de setembro com palestras, teatro, pedágio educativo e passeio ciclístico, promovendo a reflexão e o debate sobre as ações para melhorar a mobilidade do município.

Na manhã de terça-feira, 15, um pedágio educativo com a distribuição de panfletos com dicas de segurança foi realizado nas proximidades da Escola de Educação Básica Professor João Boos. “Zé Tião e as aventuras em um caminhão” fez parte da conscientização nas escolas. A dupla de atores do espetáculo Vida Sempre – A Cultura Roda nas Estradas Ano III arrancou gargalhadas dos estudantes com a história de Zé e Tião, que com graça, abordaram noções de cidadania no trânsito.

“Sei que vou viajar, pinga não vou tomar. Se eu sei que vai chover, tenho que me precaver. Se o carro escorregar, no freio eu não vou pisar. Se o sono em mim chegar, café e boleta nem pensar. No posto eu vou parar, pra energia carregar”, cantou a dupla ao final do espetáculo sob olhares atentos e aplausos dos alunos das escolas Professor João Boos, Professor Carlos Maffezzolli e Professor Arthur Wippel.

Aluno vencedor da logomarca Trânsito Seguro será conhecido

A logomarca vencedora do Programa Trânsito Seguro será apresentada na quinta-feira, 17, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Guabiruba durante mais uma atividade da 1ª Semana Municipal de Mobilidade Urbana. A apresentação ocorre antes da palestra Mobilidade e Segurança, ministrada pela GBTRAN, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Puderam participar do edital para escolha da melhor logomarca todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Os projetos passaram primeiramente pela equipe gestora e professores da própria escola, através de uma eliminatória interna. Foram para a fase final 21 projetos, analisados pela comissão de avaliação formada por Jucilene Regina Schmidt (Fundação Cultural), Sargento Carlos Henrique de Andrade (Corpo de Bombeiros), Paulo Rodrigo Sestrem (GBTRAN), Lucimara Schlindwein (Secretaria de Educação), Sargento Marciano Lucio Panca (Polícia Militar) e Carlos Alberto Kniss (Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura).

O nome do aluno vencedor será oficialmente divulgado na noite de quinta-feira.

Guabiruba unida na realização da Semana

O evento é realizado pela Prefeitura de Guabiruba, Câmara Municipal de Vereadores e Conselho de Segurança Pública - Conseg e cumpre a Lei Municipal n° 1.482/2014 de autoria do vereador Felipe Eilert dos Santos, apoiada por todos os legisladores. As ações estão sendo executadas pela Coordenadoria de Trânsito – GBTRAN, Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço Social do Comércio – SESC. A I Semana de Mobilidade Urbana de Guabiruba conta ainda com o apoio da Fischer, Mega Motos, Supermercado Carol, FS Cicle Bike Center e Fórum da Bicicleta de Brusque.

De acordo com o coordenador da GBTRAN, Paulo Rodrigo Sestrem, além das visitas na transitolândia de Brusque, a Semana terá um grande passeio ciclístico no domingo, 20, às 9h30, com sorteio de bicicletas e saída em frente à Câmara de Vereadores. “Convidamos toda a comunidade a participar deste passeio, que será de sete quilômetros pelas ruas do município em trajeto plano. A participação é gratuita e no local haverá distribuição de frutas, água e camisetas para os primeiros a chegarem. Ao final do passeio, haverá o sorteio de três bicicletas”, explica o coordenador.

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Guabiruba

Jornalista: Suelen Cerbaro

Galeria de fotos
Assuntos: Trânsito
Continue lendo...