Legislativo volta a cobrar ADR sobre reforma e ampliação da Escola João Boos
A situação estrutural do educandário guabirubense é complicando e já foi motivo de vários encontros...
por Redação 01/12/2016 às 07:32

A situação estrutural do educandário guabirubense é complicando e já foi motivo de vários encontros e reivindicações

Na tarde de terça-feira, 29 de novembro, representantes da Câmara Municipal de Guabiruba estiveram reunidos nas dependências da Escola de Educação Básica Professor João Boos, Centro, com representantes da escola e também da Agência de Desenvolvimento Regional, para tratar dos encaminhamentos para a reforma e ampliação do educandário, promessa antiga do governador Raimundo Colombo.

Inicialmente foi proposto, uma reforma com projeto apresentado pelo então secretário regional da época Jones Bósio. A promessa gerou expectativa na comunidade escolar e autoridades locais em decorrência da necessidade de melhoria na escola. A situação se agravou quando o governador esteve em Guabiruba e prometeu não a reforma, mas sim, a construção de uma nova escola. De lá, para cá, nada foi resolvido o projeto foi extraviado e, agora a burocracia emperra a contratação de processo licitatório para elaboração de um novo projeto.

Isso foi cobrado pelos vereadores no encontro com o atual secretário da ADR, Ewaldo Ristow Filho, que estava acompanhado da gerente de educação Sônia Maria Pereira Maffezzolli e pelo Consultor Jurídico, Edemir Aguiar.

Segundo Ristow em decorrência do término do ano, o processo licitatório para a contratação de uma empresa para elaboração do projeto arquitetônico deve ser iniciado somente em 2017. Os valores segundo os representantes para a elaboração do referido projeto devem se aproximar de R$ 160 mil.

O presidente da Câmara Municipal de Guabiruba, vereador Felipe Eilert dos Santos voltou a criticar o governo do estado, que segundo o parlamentar é inoperante, mesmo com as ADR instaladas em diversos pontos de Santa Catarina.

“A crítica não é pessoal, não é direcionada ao secretário Ewaldo, mas sim ao governo estadual. Já se passaram dois anos de enganação. Parece que a educação não é prioridade para esse governo. Parece que somos palhaços”, disparou Santos.

Ewaldo Ristow disse saber dos desencontros do passado, mas informou que desde que assumiu vem buscando soluções para os problemas da ADR, e a reforma da Escola João Boos é um deles.

O vereador Haliton Kormann foi duro em suas críticas ao governo estadual sobre os critérios de liberações de recursos. “É uma vergonha liberar verbas para a construção do Centro de Inovação e Tecnologia. Sendo que o governador prometeu o João Boos, que na minha concepção é muito mais importante” completou o peemedebista.

A situação estrutural do educandário guabirubense é complicando e já foi motivo de vários encontros e reivindicações, da comunidade para as autoridades locais e, das autoridades locais para com as autoridades estaduais.

Para o vereador Waldemiro Dalbosco o que falta é vontade politica. “A burocracia e a falta de recursos vão continuar acontecendo. O que é necessário é ter vontade política para continuar lutando pela obra”, destacou.

Como resumo apesar das novas reivindicações a situação ficou indefinida. E o Poder Legislativo vai continuar cobrando até que a promessa da reforma e ampliação da Escola João Boos, seja cumprida.

Também participaram do evento o vereador Valdeci Boiadeiro, o vereador eleito Godo Westarb, Rosinei Ana Cugik dos Reis, diretora do João Boos e também Adrian Willian da Silva, vice-presidente do Grêmio Estudantil.

Galeria de fotos
Assuntos: Educação
Continue lendo...