Resumo da sessão ordinária de 06 de agosto de 2019
A Câmara Municipal também recebeu o Projeto de Parcerias Municipais para o Clima numa troca de experiências com a cidade de Karlsdorf-Neutherd.
por Redação 07/08/2019 às 07:47 Atualizado em 05/02/2020 às 10:52

Na noite de terça-feira, 06, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Guabiruba retornaram após o recesso. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) e teve como novidade a presença de suplente Valdeci Gomes Ferreira que assumiu a vaga de Paulo Ricardo Gums por 30 dias.

A Câmara Municipal também recebeu o Projeto de Parcerias Municipais para o Clima numa troca de experiências com a cidade de Karlsdorf-Neutherd, buscando alternativos para o melhoramento do clima através de ações. Após visitar a cidade alemã foi à vez de Guabiruba receber uma comitiva da cidade europeia. Na noite de terça assim como o prefeito utilizaram o espaço da sessão ordinária os senhores Benjamim Ziefuss e Roland Milani, funcionários da prefeitura da cidade alemã que apresentaram ações que são realizados por lá.

No final do encontro o prefeito Matias Kohler falou sobre a participação da comitiva na sessão da câmara.

A vereadora Rosita Kohler comentou a presença dos alemães na sessão legislativa destacando que muito tem que se avança em ações do melhoramento do clima. Para a vereadora ações individuais também são fundamentais na construção de uma cidade e de um país melhor.

Ela também agradeceu o senhor Valdir Riffel, presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), que sempre está disposto a contribuir com o processo de tradução para facilitar a compreensão das pessoas que acompanham.

O vereador Felipe Eilert dos Santos destacou a presença da comitiva alemã em Guabiruba e constatou que estamos muitos distantes ainda num comparativo com a cidade alemã no que diz respeito à iniciativa de cuidados com o meio ambiente, mobilidade e ações para tornar a cidade mais sustentável.

O parlamentar também apresentou um vídeo no sistema audiovisual da casa destacando os perigos de transitar de bicicleta e também como pedestre na Rua José Fischer que liga o Centro ao bairro São Pedro, a falta de acostamento e o excesso de velocidade dos carros e um problema enfrentado.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) realizou o reforço de algumas indicações por ele já apresentadas sobre a cobrança do alvará municipal, solicitando que ele seja cobrando de forma proporcional à data do pedido.

O vereador também insiste que as taxas de água e lixo sejam cobradas de forma separadas, para que possam facilitar a vida da comunidade.

Também utilizaram a palavra no encontro os vereadores Vilmar Gums, Haliton Teodoro Kormann e Valdeci Gomes Ferreira. (áudios como pronunciamentos em anexo).

ORDEM DO DIA

- Foi reprovada por 4 votos contrários e uma abstenção a Emenda Modificativa ao artigo 8º, referentemente ao Projeto de Lei 20/2019, que "DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO DE GUABIRUBA - FUMTURG".

- Foi aprovada com voto contrario do vereador Waldemiro Dalbosco a Emenda Aditiva ao artigo 6º, que cria o parágrafo único, referentemente ao Projeto de Lei 20/2019, que "DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO DE GUABIRUBA - FUMTURG".

- Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 20/2019, que "DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO DE GUABIRUBA - FUMTURG".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 13 de agosto de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Matias câmara clima.mp3
2
Jaime 06 de agosto.mp3
3
Jaime 06 de agosto.mp3
4
Valdeci 06 de agosto.mp3
5
Rosita 06 de agosto.mp3
6
Mala 06 de agosto.mp3
7
Felipe 06 de agosto.mp3
8
Haliton 06 de agosto.mp3
Continue lendo...