Resumo da sessão ordinária de 08 de dezembro da Câmara Municipal de Guabiruba
Os vereadores usaram o momento para deixar suas mensagens de pesar e solidariedade para o colega vereador Jaime Nuss, pelo falecimento do seu pai Aniberto Nuss.
por Redação 09/12/2020 às 09:28 Atualizado em 19/05/2021 às 07:15

Na noite de terça-feira, 8, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi realizado remotamente e foi presidido pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) contando com as presenças dos demais parlamentares e funcionários da casa.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou indicação de sua autoria, solicitando ao poder executivo maiores explicações sobre os critérios para o cidadão aderir ao programa de pavimentação de calçadas em parceria.

O parlamentar também comentou requerimento que solicita ao chefe do Executivo, para que destine as sobras dos recursos da Câmara Municipal, cuja devolução ao executivo acontece ao final de cada ano, para todas equipes do centro de triagem (exceto os que já receberam) e para as equipes de saúde da Associação Hospitalar de Guabiruba que estão no enfrentamento da pandemia, e que não receberam nenhuma gratificação até o momento, como também uma parte para o Hospital de Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja).

Por fim, apelou à Mesa Diretora para colocar em pauta o projeto sobre a instituição da Câmara Jovem e também o projeto que proíbe a utilização no município de fogos de artifícios. (Áudio na integra com toda discussão sobre o tema).

Haliton Kormann (MDB) apoiou o requerimento do vereador Felipe Eilert dos Santos solicitando que as sobras financeiras da Câmara Municipal possam ser destinadas aos profissionais da linha de frente no combate a covid-19.

Também sugeriu que pela impossibilidade conceder uma gratificação de natal para os servidores, que no final de 2021, a gratificação seja paga em dobro.

Deixou seus sentimentos as famílias que perderam pessoas queridas vítimas da Covid-19.

O vereador Harri Westarb Neto (Podemos) voltou a reclamar da qualidade do asfalto e obras realizados pela empresa executora no bairro Guabiruba Sul. Ele afirmou que recebeu reclamações com relação desnivelamento e outras situações referentes as obras.

Também destacou a situação da ciclofaixa da Rua José Dirschnabel no Centro, informado que alguns moradores reclamaram sobre veículos estacionados no lado oposto da ciclocaixa, deixando a via estreita.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) agradeceu a todos pela solidariedade e palavras de conforto pela morte de seu pai.

Também classificou com antidemocrática a decisão da mesa diretora em não colocar para apreciação dois projetos de autoria do colega vereador Felipe dos Santos. Segundo o parlamentar ele não consegue apontar nenhum motivo para uma ação dessas.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) falou sobre a vacina (imunizante) contra o Covid-19, que já está sendo aplicada no Reino Unido. Ele destacou sua torcida para que logo isso também possa ser disponibilizado no Brasil.

Sobre o estacionamento na Rua José Dirschnabel com a implantação da ciclofaixa o parlamentar fez um comparativo com a Rua Sternathal, Aymoré, que não é proibido o estacionamento, mas que raramente se vê algum carro estacionado. Para o vereador a comunidade deves ser consultada.

A vereadora Rosita Kohler destacou a realização da programação do Natal Magico em Guabiruba ressaltando a realização da Live de Natal e a programação do Pelznickel nos bairros.

Vilmar Gums (MDB) deixou sua mensagem de pesar para o colega vereador Jaime Nuss e seus familiares, lamentando o falecimento do senhor Aniberto Nuss. O parlamentar também aproveitou para se solidarizar com as famílias das vítimas da Covid-19.

- Foi aprovado por unanimidade o Veto nº 01/2020, referente ao Projeto de Lei nº 017/2020, de autoria do Executivo Municipal, que ”DISPÕE SOBRE A BONIFICAÇÃO DE NATAL A SER CONCEDIDA AOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado Moção de Pesar nº 17/2020, pelo falecimento do Senhor ANIBERTO NUSS, ocorrido no dia 02 de dezembro de 2020, com a idade de 80 anos, sendo pai do vereador Jaime Luiz Nuss, além de sócio-fundador e presidente do Clube Esportivo 10 de Junho.

- Foi aprovado o requerimento nº 13/2020 do vereador FELIPE EILERT DOS SANTOS, requerendo ao chefe do executivo, para que destine as sobras dos recursos da Câmara Municipal, cuja devolução ao executivo acontece ao final de cada ano, para todas equipes do centro de triagem (exceto os que já receberam) e para as equipes de saúde da Associação Hospitalar de Guabiruba que estão no enfrentamento da pandemia, e que não receberam nenhuma gratificação até o momento, como também uma parte para o Hospital de Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja).

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 15 de dezembro, no horário regimental de 19 horas.

Felipe 08 dezembro.mp3
Haliton 08 dezembro.mp3