Resumo da sessão ordinária de 09 de fevereiro de 2021
Na oportunidade foi discutido e aprovado um projeto que permite a suplementação e remanejamento orçamentário dentro da Secretaria de Saúde. E também Moção de Apelo destinada ao governador do Estado de Santa Catarina.
por Redação 10/02/2021 às 11:39 Atualizado em 29/09/2021 às 07:47

Na noite de terça-feira, 9, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a segunda sessão ordinária do ano, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) com as  presenças dos demais oito parlamentares.

Na oportunidade foi discutido e aprovado um projeto que permite a suplementação e remanejamento orçamentário dentro da Secretaria de Saúde. E também Moção de Apelo destinada ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva.

O vereador Waldemiro Dalbosoco (Progressistas) apontou algumas obras prioritárias para a região que ainda não foram executadas pelo governo do Estado de Santa Catarina.

Também aproveitou para afirmar que acompanhou imagens de prefeitos da região buscando audiências com o chefe do poder executivo catarinense para resolver assuntos de suas cidades. Para o parlamentar é necessário formar uma “força política” com pedidos regionais, envolvendo nas conversas lideranças políticas e empresariais da região.

Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) comentou que na semana passada realizou a doação do primeiro salário como vereador. Foram beneficiados a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (APAE), Associação Hospitalar, Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA) e Cruzeiro Esporte Clube, bairro Aymoré.

Segundo o vereador Alexandre ele sempre ajudou e foi parceiro das entidades. “Foi um ato simbólico a doação do meu primeiro salário para algumas entidades e ONGs do município, desde já, também estou me colocando à disposição para ajudar em qualquer ação promovida e também auxiliar com meu trabalho como vereador”, completou Pereira.

Por fim, o vereador informou que assumiu o compromisso de exercer a função de líder de governo, sendo um canal entre os poderes executivo e legislativo.

Cristiano Kormann destacou encontro com integrantes do Departamento de Engenharia da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), para realização de um laudo técnico sobre a qualidade das obras de reurbanização e pavimentação na Rua Guabiruba Sul.

O encontro primeiro aconteceu na Câmara Municipal e na sequência foi realizada vistoria nas obras.

Devido aos atrasos e reclamações constantes da comunidade com relação à qualidade do trabalho da empresa executora das obras, a Câmara Municipal solicitou um parecer técnico da AMMVI para poder embasar futuras cobranças ou até mesmo a solicitação junto ao poder executivo do rompimento do contrato com a empresa, caso a mesmo continue não cumprindo o que foi acordado no momento da assinatura do contrato com o município.  

O vereador também sugeriu o envio de ofício para a Guabiruba Saneamentos solicitando que a mesma possa investir recursos para a transferência das ligações de água para as calçadas ao longo da Rua Guabiruba Sul, local onde está sendo realizada obras da pavimentação.

Jair Francisco Kohler (Progressistas) comentou sobre o retorno dos alunos as salas de aulas com o início do ano letivo. O parlamentar parabenizou os professores e ao secretário de educação Fred Nagel, pela organização e comprometimento.

Ainda sobre o retorno também não deixou de parabenizar os pais de alunos que permitiram o retorno das crianças e adolescentes, sendo que 80% foram a favor do retorno, após pesquisa realizada.

Kohler também esteve nas obras da Rua Guabiruba Sul, junto com vereadores, representantes da prefeitura e engenheiros da AMMVI. Ele relatou que a comunidade tem razão em reclamar, apontando como péssima a qualidade dos serviços já executados pela empresa licitada para as obras.

Maria Simone Fischer (MDB) informo que moradores da Rua Antônio Fischer solicitam a manutenção da mesma, está encontra-se com um volume grande areia sobre as lajotas, está areia, segundo os moradores, foi colocada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos porque as lajotas estavam soltando, porém, com as constantes chuvas essa areia está indo para as bocas-de-lobo causando preocupação nos moradores.

Os moradores da Rua Europa pediram que a vereadora solicite junto a Prefeitura Municipal, que os secretarias competentes providenciem o plantio das árvores denominadas "extremosas" nas calçadas daquela via pública continuando o projeto de urbanização do bairro.

Moradores da Rua geral da Guabiruba Sul - imediações da região denominada "reta da Guabiruba Sul" solicitam que a Secretaria de obras e Serviços Públicos, conjuntamente com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura verifiquem com urgência a situação dos desníveis da pista de rolamento para com as calçadas e sobretudo o acesso as residências, moradores relatam sérios danos aos veículos que acabam "arrastando" embaixo ao acessarem suas residências.

Moradores da Rua Lorena reclamam do excesso de velocidade na via pública, carros e motos são flagrados constantemente transitando em velocidade aproximada ou superior a 100 km/h na região em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana da Lorena. A população exige que medidas por parte dos órgãos públicos de trânsito (polícia) sejam tomadas e que conjuntamente com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura se verifique a possibilidade da instalação de redutores de velocidade no local, nem que sejam os "tachões" que possam resolver (amenizar) a questão e não dificultem tanto a mobilidade dos órgãos de resgate, cito bombeiros.

Moradores da Rua Holstein solicitam uma maior fiscalização por parte dos órgãos públicos, em especial a polícia no tocante aos ruídos oriundos das descargas (escapes) das motocicletas que circulam na região da Rua Holstein -  principalmente na região da bifurcação da Rua Cristiano Albrecht até o final da Rua Holstein em direção a Redotex Tinturaria, inclusive chamam atenção para o excesso de velocidade destas motocicletas.

Moradores do Bairro São Pedro reivindicam que se providencie a roçada na Rua Geral do Bairro, inclusive temos situações onde o mato já invadiu totalmente a calçada em frente a terrenos não ocupados por moradias. Ainda no tocante à Rua Geral do Bairro São Pedro é visível a situação de mato, barro e areia até nas laterais da via pública obstruindo a entrada da água pluvial às bocas-de-lobo. Fica também o apelo ao poder público que tome providências urgentes no trecho de asfalto em frente à casa do Sr. Edinei Lana onde na última ocasião de fortes pancadas de chuva a água tomou todo o pátio de sua residência quase vindo a invadir sua casa. Moradores daquela região reclamam que o sistema de captação das águas da chuva não consegue dar conta e a via pública inclusive fica toda alagada nestas ocasiões.

Moradores das Ruas Francisco Suavi e Maria Carminatti nas proximidades da Agropecuária J. Zirke solicitam a urgente roçada destas vias, inclusive a visibilidade para acesso à via principal fica seriamente comprometida podendo ocasionar acidentes.

A vereadora informou que foi procurada pelos moradores da Rua Francisco Debatin nas proximidades do paço municipal, estes moradores alegam já terem procurado pelo setor competente da Prefeitura como forma de cobrarem a pavimentação da referida rua, haja vista que, a mesma apresenta um grande fluxo de veículos após a abertura da rua da independência onde estes veículos procuram acessar por esta via o Bairro 10 de junho e o Bairro São Pedro. Moradores reclamam da poeira e nos períodos de chuva a lama e solicitam do poder público um posicionamento sobre a questão.

Moradores da Rua Elvira Habitzreuter (transversal da Rua Paulo Habitzreuter) no bairro São Pedro relataram problemas no escoamento das águas pluviais, no dia 07 de janeiro do corrente ano, inclusive enviaram fotos e vídeos da situação, comunicaram inclusive o poder público nas redes sociais. No dia 01 de fevereiro a situação se repetiu e inclusive a água atingiu as máquinas de solda de um senhor que possui seu trabalho em sua residência.

Na Rua Anna Landeira (Transversal da Rua Paulo Habitzreuter) o morador relata que as lajotas da via pública estão soltas e a pista em desnível, estas lajotas soltas estão obstruindo as bocas-de-lobo e consequentemente a passagem das águas pluviais.

A vereadora informou também que foi procurada por moradores do Loteamento 10 de Junho, Centro, onde relataram que uma ponte de acesso ao local encontra-se em péssimo estado de conservação, citam ainda que o problema e recorrente e que inúmeros acidentes já foram registrados no local, reivindicam a substituição desta ponte de madeira por uma de concreto ou então por uma galeria, conforme viabilidade.

Moradores da Rua Humberto Kohler na Alsácia relatam por meio de fotos a situação precária da ponte de acesso as suas residências e solicitam providencias por parte do Poder Público, reivindicam a substituição desta ponte de madeira por uma de concreto ou então por uma galeria, conforme viabilidade.

Ricardo José Schlindwein (Progressistas) destacou o iniciou do ano letivo na Rede Público de Educação, narrando a tensão dos seus filhos no retorno das atividades presencias, sendo que em março completaria um ano sem atividades nos educandários. Além disso o parlamentar também discorreu sobre os equipamentos individuais e produtos de higienização colocado à disposição dos alunos e pessoas que transitam pelo ambiente escolar.

Schlindwein também destacou duas situações importantes, a primeira positiva que foi o fornecimento do uniforme escolar para todos. A segunda preocupante que é a situação da falta de uma faixa ou travessia elevando próxima a escola Anna Othilía Schlindwein, em decorrência das obras intermináveis que já causam preocupação da comunidade.

Sobre as obras de reurbanização da Rua Guabiruba Sul, o vereador informou de sua participação em encontro com representantes da empresa, aproveitando para informar situação como ondulações na pista asfáltica, calçadas construídas com brechas entre muros e calçadas, meios-fios e calçadas.

Por fim, solicitou a passagem do caminhão-pipa na referida via, reclamação constante da comunidade.

O vereador Ronaldo Kohler (MDB) também falou sobre as obras em andamento na cidade, assim como os demais parlamentar, comparou a qualidade das obras realizadas na Rua Prefeito Carlos Boos, Aymoré (qualidade muito boa), com as obras executadas na Rua Guabiruba Sul (motivo de reclamações da comunidade). Segundo o parlamentar só de olhar para sistema de sinalização das vias já é visível a diferença de qualidade e organização das empresas vencedores de licitações em Guabiruba.

Ronaldo também comentou o retorno das aulas na rede pública municipal, destacando e elogiando a organização das escolas.

Por fim, destacou o rompimento de uma tubulação na Rua Gruenerwinkel, Aymoré, solicitando ações pela pasta competente.

Vilmar Gums (MDB) comentou suas indicações solicitando providencias para o reparo de dois buracos na Rua Bela Vista, em frente às casas números 71 e 171, bairro Imigrantes.

Também pedeu o conserto de uma boca de lobo no início da Rua Anna Kohler Boos, nas imediações da Tecelagem Nuss, Loteamento 10 de Junho, Centro.

Gums também apresentou uma sugestão ao poder executivo para que o mesmo isente de impostos municipais as famílias e empresas atingidas pelas enxurradas no bairro Lageado Baixo e demais localidades.

Na segunda-feira, 8, aconteceu o início do ano letivo em Guabiruba o vereador Wagner Fischer Westarb (MDB) usou seu espaço para contar um pouco sobre essa experiência do retorno das atividades após um bom tempo de distanciamento em decorrência da pandemia do coronavírus. Wagner é professor e também relatou a apreensão dos profissionais e alunos.

O parlamentar também comentou sobre a situação das obras da Rua Guabiruba Sul, solicitando também a passagem do caminhão-pipa na extensão da via, assim como na estrada de acesso ao bairro Planície Alta.  

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2021 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Foi aprovado com abstenção do vereador Waldemiro Dalbosco a Moção de Apelo nº 01/2021.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 17 de fevereiro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Waldemiro 9 de fevereiro.mp3
2
Xande Pereira.mp3
3
Sano 9 fevereiro.mp3
4
Jair 09 de fevereiro.mp3
5
Simone 9 de fevereiro.mp3
6
Ricardo 09 de fevereiro.mp3
7
Ronaldo 09 de fevereiro.mp3
8
Mala 09 de fevereiro.mp3
9
Wagner 09 de fevereiro.mp3
Continue lendo...