Resumo da sessão ordinária de 16 de junho de 2020
por Redação 17/06/2020 às 08:02 Atualizado em 16/12/2020 às 09:12

Na noite de terça-feira, 16, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária remotamente através de videoconferência respeitando as recomendações de distanciamento social estabelecidas pelo decreto do governo do estado de Santa Catarina.

A Reunião foi presidida pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) e contou com as presenças dos demais oito vereadores e participação dos funcionários da casa legislativa.

Após as leituras da ata da sessão anterior e expediente do dia pelo assessor legislativo, quatro vereadores utilizaram o espaço para palavra livre pelo tempo máximo de cinco minutos.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) destacou que o Tribuna de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) denunciou que 4753 funcionários públicos apareceram e receberam o auxílio emergência de R$ 600 reais, disponibilizado pelo governo federal, situação que irregular e imoral.

O parlamentar também comentou sobre a importância da doação de um respirador por parte da ACIBr, Sindilojas e empresa Embrast, ao Hospital de Azambuja.

Por fim, o parlamentar também comentou sobre a divulgação do calendário para o pagamento emergencial do FGTS no valor máximo de R$ 1045,00.

O vereador Vilmar Gums (MDB) parabenizou Guabiruba pelos seus 58 anos comemorados no último dia 10 de junho, também lembrou da mensagem enviada pelo senador Jorginho Melo.

Gums também reforçou sua indicação solicitando que a Secretaria de Obras providencie a substituição dos tubos de esgotamento e águas por outros de diâmetro maior, na Rua Léo Habitzreuter, bairro São Pedro.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sobre a entrega alusiva aos 17 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina de um veículo de Autoatendimento de Urgência para a cidade. Segundo parlamentar o veículo foi adquirido com recursos de vistorias realizados em estabelecimento comerciais e industrial de Guabiruba.

Com indicação o vereador solicitou para que proceda a mudança do dia da coleta seletiva nos bairros Centro, Imigrantes, Pomerânia e Aymoré, de segunda-feira para a quarta ou sexta-feira, com o objetivo de evitar a permanência dos sacos plásticos amarelos que acondicionam os resíduos sólidos recicláveis, durante todo o final de semana, sujeitos a degradação do conteúdo pela água da chuva, bem como trazem um aspecto estético negativo para nossas ruas.

O parlamentar também parabenizou a Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (ASSEPAVI) foi parabenizada pelo vereador pelo importante trabalho realizado no combate de incêndio florestal.

O vereador Haliton Kormann (MDB) informou que está sendo cobrado de forma constante por membros da comunidade sobre a impossibilidade do pagamento das faturas de água em qualquer agência bancaria. Segundo o parlamentar hoje só é possível o pagamento nas lotéricas, CEF e Sicoob. O parlamentar solicitou junto a empresa responsável a possibilidade mais bancos e cooperativas serem credenciadas para o pagamento.

Nenhum projeto foi colocado em votação.

A próximo sessão ordinária acontecerá na terça-feira, 23 de junho, no horário regimental de 19 horas.