Resumo da sessão ordinária de 19 de março de 2019
Na oportunidade dois projetos foram apreciados e votados pelos parlamentares. A tribuna popular da casa foi usada por cinco dos nove vereadores.
por Redação 20/03/2019 às 07:22 Atualizado em 10/04/2019 às 07:28

Na noite de terça-feira, 19 de março, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos para mais uma sessão ordinária na sede do Poder Legislativo. A vereadora progressista Rosita Kohler, presidente da Mesa Diretora conduziu os trabalhos.

Na oportunidade dois projetos foram apreciados e votados pelos parlamentares. A tribuna popular da casa foi usada por cinco dos nove vereadores.

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) destacou em seu pronunciamento a importância também para o país da realização de um Pacto Federativo.

Parabenizou os organizadores da 9ª Festa Italiana, que aconteceu no bairro Lageado Alto.

O parlamentar também comentou matéria publicada em jornal de circulação regional que aponta para um aumento de 83% no custo final da Barragem de Botuverá, em decorrência dos atrasos para construção.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) destacou reivindicações da comunidade do bairro Planície Alta, após participar da reunião da Associação de Moradores. O parlamentar transformou os pedidos em indicações destacando a situação de mobilidade e segurança no trânsito, além de solicitar melhores no serviço de entrega de correspondências por parte Dos Correios.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) lamentou a baixa participação popular nas audiências da Revisão do Plano Diretor, segundo o parlamentar ele como representante público terá que decidir após ouvir menos de 1% da população.

O vereador também agradeceu as pessoas que prestigiaram a 9ª Festa Italiana que aconteceu no último final de semana com sucesso de púbico.

Haliton Kormann (MDB) informou que foi procurado por universitários e seus familiares, que estavam indignados com a informação recebida essa semana que os universitários que são transportados até Blumenau com o ônibus cedido pela Secretaria de Educação não serão mais transportados até seu destino final, sendo que a partir de agora todos serão deixadas em frente à FURB.

O parlamentar afirmou que os estudantes de outras instituições terão um grande prejuízo. Ele pediu solução ao prefeito municipal.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) que o líder de governo informou que desde o princípio da contratação da empresa que realiza o transporte dos alunos para Blumenau, o contrato reza que os alunos devem ser deixados nas imediações da FURB, sendo que o transporte para outras instituições era feito pela empresa como cortesia.

Mas, nos últimos dias a empresa está tentando cobrar um reajuste muito elevado do município, colocando esse transporte entre instituições em Blumenau como justificativa para cobrança.

O vereador lembrou ainda que o transporte e bolsas para universitário não é uma obrigação do município, sendo que a ajuda é realizada como forma de incentivo.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2019 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A PLÍTICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CMDCA), O FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (FIA), O CONSELHO TUTELAR (CT) DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2019, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ENTIDADES ESPORTIVAS QUE MENCIONA". Aprovado o Parecer colocar o Projeto de Lei em primeira discussão e votação. Rejeitado arquive-se.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 26 de março de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Galeria de fotos
Continue lendo...