Resumo da sessão ordinária de 23 de fevereiro de 2021
Na oportunidade na Ordem do Dia foi aprovado requerimento destinado a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG), com a finalidade de avaliar a possibilidade de reduzir o valor da hora/máquina cobrado dos agricultores.
por Redação 24/02/2021 às 07:47 Atualizado em 29/09/2021 às 07:47

Na noite de terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária a última do mês de fevereiro. O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) presidiu o encontro nas presenças dos vereadores Ricardo José Schlindwein, Jair Francisco Kohler, Alexandre Felipe Pereira e Waldemiro Dalbosoco, todos da bancada progressistas. Maria Simone Fischer, Wagner Fischer Westarb, Ronaldo Kohler e Vilmar Gums, emedebistas.

No encontro oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para manifestação dos mais diversos temas, como destaque liberação da certidão de negativa de debito da Associação Hospitalar, perturbação do sossego alheiro e mudança do feriado de carnaval de terça para segunda-feira.

Na oportunidade na Ordem do Dia foi aprovado requerimento destinado a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG), com a finalidade de avaliar a possibilidade de reduzir o valor da hora/máquina cobrado dos agricultores.

Os parlamentares também deixaram suas mensagens de pesar para a família e amigos do ex-funcionário público e também secretário de Agricultura, Moacir Boos, que faleceu na terça-feira.

O vereador Vilmar Gums “Mala” (MDB) reforçou suas indicações solicitando providencias para reforma e limpeza da boca de lobo nas imediações da casa número 640, na rua 10 de Junho, bairro Centro.

Também pediu a construção de uma travessia elevada no início da rua prefeito Carlos Boos, bairro Aymoré, nas imediações da Panificadora Santos, a pedido dos moradores locais.

Verbalmente o parlamentar também apresentou pedido para limpeza da Rua Rodolfo Schaefer, Imigrantes, segundo a comunidade a via está com muito mato.

Wagner Fischer Westarb (MDB) parabenizou a AFEG pelos 10 anos da associação e belos bons trabalho prestados na área esportiva.

Comentou sobre matéria em um jornal de circulação regional que constata sobre a manutenção dos cadastros dos isentos de impostos municipais, principalmente o IPTU de um ano para outro, sem a necessidade de um novo cadastramento. Ele solicitou que a administração municipal estude essa situação e quem sabe aplicar em Guabiruba.

Apresentou um gráfico produzido por ele com os números de casos da covid-19 e também a evolução semanal. O parlamentar deixou claro sua preocupação e informou que só na terça-feira, novos 30 casos foram confirmados.

Por fim, voltou a mostrar preocupação com a falta de redutor de velocidade nas proximidades da entrada da escola Anna Othília Schlidwein e também da creche que também fica nas imediações.

O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) destacou em seu pronunciamento a necessidade da mudança do feriado de Carnaval em Guabiruba de terça para segunda-feira, para acabar com um ponto facultativo e se adequar à realidade da região. Segundo o vereador muitas empresas “informalmente” já realizam essa troca de data.

O parlamentar também aproveitou para parabenizar os diretores da Associação Hospitalar que conseguiram após muito tempo a retirada da Negativa de Débito, com parcelamento de uma dívida tributária. Com isso a instituição que administra o Hospital de Guabiruba poderá novamente buscar recursos públicos e também tentar o retorno do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Cristiano Kormann também falou sobre Certidão de Negativa de Débito retirada pelo Associação Hospitalar, parabenizou o presidente Roque Hassmann, que estava presente na sessão e demais membros da diretoria. Destacando que com isso a Associação Hospitalar poderá a buscar recursos públicos e tentar o credenciamento do SUS.

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) deixou sua solidariedade para família do ex-secretário de Agricultura, Moacir Boos, que faleceu na terça-feira.

Comentou sobre o excesso de mato nas calçadas, disse que procurou a Secretaria de Obras e foi informado pelo secretário que não tem funcionários suficiente para executar esse tipo de trabalho (que é obrigação dos proprietários dos imóveis). O parlamentar sugeriu que a lei existente tem que ser revista, porque ele não especifica as punições para o proprietário que não limpar as calçadas.

A vereador Maria Simone Fischer (MDB) destacou a reclamação constante de membros da comunidade com relação a perturbação do sossego alheio, principalmente provocada pelo escapamento do motocicletas e automóveis. A vereadora classificou a situação como além do limite e lembrou que as pessoas agora estão mais tempo em casa em decorrência da pandemia e isso afeta principalmente idosos e crianças.

A parlamentar falou da necessidade de um encontro com o novo comandante da Polícia Militar em Guabiruba, sargento Murilo Wilke, para buscar soluções para amenizar ou resolver essa situação.

Ela também reforçou suas indicações, solicitando na Rua Lorena, a necessidade urgente que a Secretaria providencie junto a CELESC a retirada de um poste de eletricidade que se encontra sobre a via pública suscetível a ocasionar acidentes.

Solicitou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos o fechamento de um buraco na cabeceira da ponte localizada na Rua Europa no Bairro São Pedro.

Também pediu a Secretaria de Obras e Serviços Públicos a Manutenção (Patrolamento e Areiamento) da Rua SPD 033 - Holstein em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Holstein, moradores da localidade reclamam também sobre a quantidade de barro que vem se formado sobre a via pública oriunda de aterros que foram realizados nas imediações e solicitam uma atenção especial conjunta com a Secretaria de Meio ambiente para com a questão.

Por fim, solicitou ao setor responsável pelo Trânsito em Guabiruba para que providencie a adequação da placa existente na Rua Central de Guabiruba – em frente à Escola de contraturno “dois amores”, pedestres relatam já terem se chocado na mesma pois ela se encontra sobre a calçada em uma altura desproporcional ao padrão oficial.

O vereador Ricardo José Schlidwein (Progressistas) discorreu sobre requerimento destinado a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG), com a finalidade de avaliar a possibilidade de reduzir o valor da hora/máquina cobrado dos agricultores.

Ronaldo Kohler (MDB) lamentou o falecimento do ex-secretário de Agricultura, Moacir Boos.

Reforçou suas indicações apresentado imagens e vídeo. Solicitou por meio da Secretaria de Obras, para que providencie o patrolamento e areiamento da rua Frederico Baron, bairro Guabiruba Sul, por falta de vazão das águas pluviais em dias de chuva.

Também pediu o conserto das bocas de lobo em toda extensão da rua Alberto Habitzreuter, bairro Aymoré, bem como o conserto dos buracos na referida via pública, tendo em vista que se encontra em precário estado de manutenção.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado requerimento nº 1/2021 do Vereador RICARDO JOSÉ SCHLINDWEIN, solicitando à Mesa Diretora da Câmara Municipal, para que se digne determinar o envio de expediente a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG), com a finalidade de avaliar a possibilidade de reduzir o valor da hora/máquina cobrado dos agricultores, tendo em vista o elevado custo se comparado com outras cidades da região.

Áudios
1
Mala 23 de fevereiro.mp3
2
Wagner 23 fevereiro.mp3
3
Xande 23 de fevereiro.mp3
4
Sano 23 de fevereiro.mp3
5
Jair 23 de fevereiro.mp3
6
Simone 23 de fevereiro.mp3
7
Ricardo 23 de fevereiro.mp3
8
Ronaldo 23 de fevereiro.mp3
Continue lendo...