Resumo da sessão ordinária de 23 junho da Câmara Municipal de Guabiruba
O encontro foi marcado pela apresentação de indicações pelos parlamentares, além de discussões em torno do aumento de casos do coronavírus na região.
por Redação 24/06/2020 às 08:00

Na noite de terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). O encontro que aconteceu mais uma vez por videoconferência contou também com a participação dos demais oito parlamentares e funcionários que auxiliaram nos trabalhos.

No espaço da palavra livre o vereador Haliton Kormann (MDB) reforçou suas indicações solicitando a instalação de uma faixa de pedestre próximo a Câmara Municipal já que existe um laboratório análises clínicas em anexo ao prédio público com grande movimentação de pessoas e muitos atravessam a via fora da faixa de segurança.

Também como indicação o parlamentar solicitou a instalação de placas indicativas (logradouros) no bairro Guabiruba Sul, atendendo solicitações de moradores da região.

O emedebista também apresentou sua preocupação sobre o aumento exponencial de casos do coronavírus (Covid-19) nas cidades da região, atribuindo isso ao relaxamento da comunidade. Ele disse temer um novo decreto do governo do estado que traga prejuízos para empresas, comércio.

O vereador também solicitou o envio de uma moção de congratulações para o jornal O Município pela passagem dos 66 anos.

O vereador Harri Westarb Neto (Podemos) comentou sobre a situação das placas indicativas (logradouros) no bairro Guabiruba Sul, assunto apresentado na sessão pelo colega vereador Haliton, segundo o parlamentar ele já falou sobre o assunto e apresentou pedidos mais de três vezes nos últimos anos, mas nada inda foi feito.

O parlamentar também apresentou duas indicações verbais. A primeira a passagem da patola na Rua Sternathal, bairro Aymoré. A segunda indicação a instalação de uma faixa elevada na São Pedro, na altura da Mercado Kunen.

Já o vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) comentou sobre o caso da menina guabirubense Luiza, que sofre de uma doença rara chamada Krabbe. Segundo o parlamentar uma campanha está sendo realizada para levantar recursos financeiros para conseguir um tratamento com células-tronco no Paraguai. O vereador solicitou a ajuda de todos para essa causa nobre.

Gums também comentou sobre o possível adiamento das eleições, argumentando que é a favor da prorrogação dos mandatos até 2022 e utilização dos recursos de financiamento de campanhas e custos do processo eleitoral, para a causa do coronavírus.

O vereador Vilmar Gums (MDB) em breves palavras também comentou sobre a campanha para obter recursos para o tratamento da menina Luiza, que sofre com a doença de Krabbe.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre as dificuldades que a cidade de Brusque teve para conseguir empresas interessadas pelo serviço de tratamento de esgoto sanitário, em processo licitatório realizado. Segundo o parlamentar muitos municípios passam pelo mesmo problema, já que as empresas têm que investir muitos recursos financeiros e o retorno é a longo prazo. Dentro disso, o vereador parabenizou a administração guabirubense que apesar dos percalços conseguir finalizar o processo de concessão do sistema de água e esgoto do município.

Sobre a eleições o parlamentar defendeu a realização do processo ainda neste ano para cumprir o que está na lei. Em um futuro deverá ser discutido a unificação das eleições, mas não nesse momento, destacou Dalbosco.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) informou que sugeriu ao líder de governo uma apresentação de um plano de ação por parte do município para tentar conter a expansão do coronavírus na cidade, ação que poderia ser feita através da intensificação de campanhas publicitarias. O parlamentar comentou que pode ter sido mal interpretado pelos colegas, sendo que em nenhum momento ele afirmou que o município não está fazendo nada para o combate a Covid-19, o que ele deseja são ações mais rígidas para evitar aglomerações.

Por fim, Santos comentou sobre a divulgação da lista de contemplados pelo auxílio emergência em Guabiruba, sendo que os benefícios na cidade ficaram na casa dos R$ 1,7 milhão. O fato a lamentar segundo o parlamentar é que em comunidades mais necessitadas no Brasil, pessoas que precisam não tiveram o acesso ao benefício, já em Guabiruba constam na lista pessoas não tão carentes assim.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) falo sobre a situação das placas de logradouros do bairro Guabiruba Sul, informando que essa e a única localidade que ainda não teve essas placas instaladas no município, o motivo seria o pedido de rescisão de contrato por parte da empresa que realizava essa instalação, pois a mesma, não conseguiu comercializar as publicidades com as empresas. Segundo o parlamentar a questão agora está a cargo do setor jurídico da Prefeitura Municipal.

Sobre o pedido do vereador Felipe para intensificar campanha publicitaria para conscientizar a população sobre o que tem que fazer para prevenir o contágio pelo coronavírus, o vereador disse acreditar que a Secretaria de Saúde, mídia regional e nacional estão fazem uma ampla campanha e que nessa altura da pandemia todos sabem o que tem que fazer, para ele a questão e comportamental, cada um tem que fazer sua parte.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovada por unanimidade Moção de Congratulações nº 07/2020, destinada a ONG- Assepavi (Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí), pela participação no combate e extinção do incêndio no Parque Nacional da Serra do Itajaí, que totalizou 65 hectares de área queimada e destruiu parte da biodiversidade do seu bioma, da sua fauna e flora nativas, sendo essa uma unidade de preservação que abriga milhares de nascentes que abastecem mais de meio milhão de habitantes de vários município do Vale do Itajaí.

Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 30 de junho de 2020, no horário regimental às 19 horas.

Continue lendo...