Sessão ordinária teve como temas centrais Barragem de Botuverá e Parque da Serra do Itajaí
A tribuna popular da casa foi utilizada por José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá e pelo ex-vereador Osmar Vicentini.
por Redação 03/07/2019 às 07:17 Atualizado em 09/07/2019 às 18:42

Na noite de terça-feira, 02 de julho, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade os parlamentares apreciaram e votaram um projeto de lei de origem executiva, uma moção de pesar e um requerimento endereçado a empresa Atlantis responsável pelo abastecimento e distribuição de água em Guabiruba.

Atendendo convite José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá foi até a Câmara Municipal de Guabiruba para tratar do andamento das tratativas para construção da Barragem de Botuverá.

Segundo o líder politico a barreira burocrática foi algo que prejudicou a efetivação da obra no período programado, que após conseguir a licença ambiental o problema foi que não existia mais o recurso prometido que foi utilizado para as obras da duplicação da SC-486.

Agora a luta continua na buscar por novos recursos junto a lideranças catarinenses e nacionais.

Também usou a tribuna popular da casa legislativa Osmar Vicentini, ex-vereador e hoje assessor do deputado federal Fábio Schiochet (PSL-SC) e também vice-presidente a Associação Acorda Brasil. Vicentini falou sobre a situação das famílias que tiveram suas terras “tomadas” pelo Parque da Serra do Itajaí através de decreto há 15 anos e até hoje em sua maioria não foram indenizadas.

Ele afirmou em tribuna que passará em todas as câmaras municipais da região envolvida para buscar apoio para revogação do decreto ou indenização das famílias.

Sobre a Barragem de Botuverá o vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) afirmou que tem que permanecer a persistência por parte dos lideres da região. Lembrando que a obra não é de uma cidade, mas sim de toda uma região.

O parlamentar comentou também sobre o Parque da Serra do Itajaí afirmando que é inegável a importância da preservação da qualidade e quantidade da água e ar para as futuras gerações, mas também não é justo deixar de indenizar as famílias que herdaram terras dos seus antepassados.

Também utilizaram a palavra livre com o tema central das discussões a Barragem de Botuverá e o Parque da Serra do Itajaí, os vereadores Felipe Eilert dos Santos (PT), Vimar Gums (PSDB), Haliton Kormann e Jaime Nuss, ambos do (MDB) e Godo Westarb (DEM).

O encontro também contou com a participação de alunos da Escola de Educação Básica Professor João Boos, que acompanharam o encontro dentro do Projeto de Conscientização Política desenvolvido pelos professores em parceria com o poder legislativo. 

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2019 do Executivo, que "REVOGA O ART. 52 DA LEI 1.677, DE 21 DE MARÇO DE 2019".

- Foi aprovada Moção de Pesar nº 08/2019, endereçada para a família do advogado brusquense Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva. 

- Foi aprovado Requerimento nº 06/2019, do Vereador JAIME LUIZ NUSS, que requer a Presidente da Câmara Municipal, para que se digne convidar o responsável pela Empresa Atlantis Saneamento de Guabiruba, com a finalidade de prestar maiores esclarecimentos sobre os problemas relativos ao fornecimento de água no Município.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 09 de julho de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Nene guabiruba.mp3
2
Vicentini parque da serra.mp3
3
Mala 02 julho.mp3
4
Waldemiro 02 julho.mp3
5
Felipe 02 julho.mp3
6
Haliton 02 julho.mp3
7
Godo 02 de julho.mp3
8
Jaime 02 de julho.mp3
Continue lendo...