Sessão Solene inaugura a Galeria das Vereadoras
As homenagens foram direcionadas para as vereadoras e suplentes que representaram as mulheres na Câmara...
por Redação 01/11/2016 às 06:27

As homenagens foram direcionadas para as vereadoras e suplentes que representaram as mulheres na Câmara Municipal.

A noite de segunda-feira, 31 de outubro, foi dedicada às mulheres na Câmara Municipal de Guabiruba. Na oportunidade o Poder Legislativo realizou sessão solene e inaugurou à Galeria das Vereadoras.

O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos, presidente da Mesa Diretora, também composta pelos vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann e Waldemiro Dalbosco, que foram apoiadores do Projeto de Resolução 03/2016, que deu origem aos agraciamentos.

As homenagens foram direcionadas para as mulheres que em algum momento da história do município representaram as comunidades como parlamentares eleitas através do voto. São elas Rosita Kohler, Bernadete Boos Kormann e Maria Gorete Debatin, que foram agraciadas, com placas, diplomas e flores (rosas), entregues pelas autoridades e familiares presentes.

Além das vereadoras eleitas também foram convidadas para a sessão solene as mulheres suplentes, que também são três, Vanete Comper, Elecir Gums e Ilhane Pruner. Elas também foram lembradas como forma de respeito e incentivo pelo o ingresso na vida pública. Para elas foi entregue diplomas e flores.

Para o presidente Felipe dos Santos idealizador desse momento, lugar de mulher também é na política. “Essa homenagem é uma forma de destacar a importância dessas mulheres para a história política de Guabiruba. O objetivo desse momento e enaltecê-las, para que as ações das vereadoras e suplentes possam impulsionar a participação das mulheres na vida pública”, destacou Santos.

O Poder Executivo foi representado pelo vice-prefeito Valmir Zirke, que também destacou a importância da ação da Câmara Municipal, para ressaltar a importância das mulheres em todos os setores da sociedade.

“Com essa homenagem eu creio que vamos ter mais mulheres nas próximas eleições, isso pode servir de impulso, motivação para a entrada delas na vida social e política”, destacou Bernadete Boos Kormann, uma das vereadoras homenageadas.

Rosita Kohler, que já foi vereadora, assumirá uma cadeira como vereadora eleita no próximo dia 01 de janeiro. “É uma satisfação muito grande, eu me sinto muito honrada com essa homenagem em fazer parte da Galeria das Vereadoras. No próximo mandato estarei aqui nessa casa para representar novamente a mulher guabirubense”, completou Rosita.

A sessão solene foi encerrada com o descerramento da Galeria das Vereadoras. O painel fica situação no hall de entrada da Câmara Municipal e contêm molduras iluminadas com as imagens das vereadoras eleitas, brasões do legislativo e município, além da mensagem “Lugar de Mulher também é na Política”.

Além dos parlamentares que compõe a Mesa Diretora, o evento também foi prestigiado pelos vereadores Haliton Kormann, Valdeci Boiadeiro e Osmar Vicentini, que também foram apoiadores do projeto de resolução para criação da galeria e realização da sessão solene.

Galeria de fotos
Continue lendo...