A Câmara Municipal de Guabiruba é o órgão legislativo do município de Guabiruba. É composta por 9 vereadores e foi criada em 31 de janeiro de 1963.

A primeira instalação física ocorreu provisoriamente nas dependências da empresa Kohler e Cia., localizada na Rua 10 de Junho, Centro de Guabiruba. No ato tomaram posse os vereadores eleitos Envino Dirschnabel (PSD, 207 votos); Osmar Seubert (PSD, 120 votos), Paulo Kohler (PSD, 105 votos), Guilherme Gartner (PSD, 98 votos), Licinio Wippel (UDN, 109 votos), Ovídio Habitzreuter (UDN, 82 votos) e Erico Truppel (PTB, 110 votos), com mandatos de 31/01/1963 a 31/01/1967.

A cerimônia de posse foi presidida pelo vereador Guilherme Gartner, nos termos da Lei Estadual nº 987, de 12 de novembro de 1953 (DO/SC 01-12-1953), por ser o legislador mais idoso. A composição da mesa diretora teve como presidente: Osmar Seubert; Vice Presidente: Envino Dirschnabel; 1º Secretário: Paulo Kohler: 2º Secretário: Guilherme Gartner. Demais Vereadores: Licínio Wippel; Ovídio Habitzreuter; Érico Truppel.

O Regimento Interno da Câmara Municipal foi instituído em Junho de 1963 e em Setembro do mesmo ano foi criado o cargo de Secretário Executivo da Câmara Municipal, designando o Professor Mário Dirschnabel como o primeiro funcionário do Poder Legislativo.

Seis anos depois, em 16 de Maio de 1969, foi oficializado um dos símbolos municipais: o Hino de Guabiruba, sendo o autor da letra e da melodia o Maestro José Nilo Valle.