​Resumo sessão ordinária de 24 de junho de 2014
Na noite de terça-feira (24) os vereadores guabirubenses reuniram-se em mais uma sessão ordinária,...
por Redação 25/06/2014 às 09:19

Na noite de terça-feira (24) os vereadores guabirubenses reuniram-se em mais uma sessão ordinária, na casa povo. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).

Na oportunidade oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, sendo destacados os mais variados temas.

A secretária de Saúde, Stella Maris Cacarini Fischer, também utilizou o espaço para apresentar as duas novas médicas cubanas, integrantes do programa Mais Médicos. Além de informar sobre a ampliação do atendimento de urgência e emergência pelo município.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O presidente da Mesa Diretora, vereador Waldemiro Dalbosco, destacou no uso da palavra livre os desafios da saúde através dos baixos valores pagos pela tabela SUS e também desejou boas vindas às médicas cubanas.

O pepista também destacou sua participação em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) na cidade de Canelinha. Sendo que na oportunidade foi informado que a última documentação faltante para o processo de construção da nova Escola de Educação Básica Prof. João Boos, o estudo de viabilidade da obra foi anexado ao processo. Fato que deve acelerar o processo de construção.

Por fim, destacou projeto de consultoria empresarial, parceria do Núcleo de Empresários de Guabiruba na Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e da Unifebe.

Osmar Vicentini (PMDB)

Destacou suas indicações principalmente a solicitação da padronização das travessias elevadas e lombadas instaladas no município. Segundo o vereador não padronização pode acarretar em problemas na mobilidade urbana.

Ainda sobre o tema mobilidade urbana solicitou a instalação de placas indicativas para proibir a circulação de veículos pesados em alguns pontos do município.

Ao finalizar seu pronunciamento, deixou boas vindas às novas médicas cubanas e alertou sobre o costume de pessoas que procuram os profissionais de saúde para solicitar atestados médicos para justificar falta no trabalho.

Haliton Kormann (PMDB)

O tema principal do pronunciamento foi à demora no atendimento da comunidade na agência dos Correios em Guabiruba, segundo o vereador ele foi procurado pela comunidade que apresenta sinais de insatisfação. Foi solicitada a presença na Câmara Municipal do responsável regional do órgão, para maiores esclarecimentos.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Parabenizou a senhora Stela Maris Caccarini Fischer, secretária de Saúde pelo empenho e bom trabalho realizado. Destacando a ampliação no atendimento de urgência e emergência e os investimentos no setor, além de desejar boas vindas de forma simpática em castelhano às novas médicas cubanas.

Também discorreu sobre o programa “Mais Médicos” do Governo Federal, que segundo o edil não se trata só da contratação de médicos, mas sim, de investimentos na infraestrutura do setor, ampliação de vagas nas universidades e também de residências médicas. Complementando o petista informou que o programa está no seu 5º ciclo e atende 4 mil municípios, 14 mil médicos foram contratados, com uma cobertura de mais de 50 milhões de brasileiros que estão sendo beneficiados.

Ao final do pronunciamento o vereador destacou a coragem da presidenta Dilma Rousseff, e também criticou parte da mídia nacional que segundo ele tem uma visão pessimista sobre diversos programas do Governo Federal. Como também da realização da Copa do Mundo, que até agora não apresentou os problemas anunciados por essa mesma mídia.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Destacou suas indicações como colocação de tubulação às margens da Rua Paulo Wippel, bairro Aymoré, O patrolamento e areiamento da Rua Alfredo Fuckner, bairro Lageado Baixo, bem como, o conserto do buraco às margens a referida via pública.

Também solicitou o conserto do buraco deixado pela Casan na Rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, bem como, as devidas melhorias em toda extensão da via pública.

A Casan inclusive foi alvo de duras criticas do vereador, que afirmou que a autarquia está “acabando com a administração”. O pedetista apresentou diversas imagens fotográficas sofre buracos deixados pela Casan.

Jaime Nuss (PMDB)

Reforçou suas indicações solicitando ao Executivo Municipal, através do departamento de obras, para que providencie o patrolamento e areiamento das Ruas Otto Lofhagen e Francisco Debatin, no Centro da cidade. Igualmente, sugere à administração municipal, para que providencie a instalação de lixeiras ecológicas, junto aos novos abrigos de ônibus a serem instalados pelo município, conforme o concurso já realizado, visando manter a limpeza da cidade.

Ainda, solicita ao setor competente, para que providencia a devida reforma do Portal de entrada do Município, em virtude dos danos causados pelo vendaval que ocorreu há alguns meses, tendo em vista que oferece perigo ao trânsito local.

Sobre o tema demora no atendimento dos correios, solicitou para que providencie o envio de expediente à Agência de Correios e Telégrafos de Guabiruba, com a finalidade de solicitar um melhor atendimento ao público guabirubense, bem como, solicitando informações sobre a possível data de abertura de suas novas instalações.

Aproveitando a presença da secretária de Saúde, relatou a dificuldade de pessoas que realizam tratamento continuo de saúde, para pegarem receitas para aquisição de medicamentos (ouça pronunciamento em áudio na integra).

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador desejou boas vindas às novas médicas cubanas e parabenizou a Secretaria de Saúde pelo trabalho realizado.

Também convidou os interessados para participarem do encontro na sede da Câmara Municipal, que irá debate o Plano de Carreira do Magistério.

Lembrou-se do Dia de São João, comemorado no dia 24 de junho, destacando também essa cultura viva em Guabiruba.

O vereador também não deixou de lembrar que a educação de Guabiruba tem bons motivos para comemorar. A Secretaria Municipal de Educação recebeu do Ministério da Educação o “Selo Município Livre do Analfabetismo”, instituído pelo Decreto nº 6.093/2007. O objetivo do Selo é premiar estados e municípios que alcançaram um bom desempenho na redução das taxas de analfabetismo.

Por fim, o pepista também apresentou relatos da comunidade de insatisfação com relação o trabalho realizado pelos profissionais da Casan no município.

Cristino Kormann (PP)

Seguindo a linha dos demais colegas o vereador Líder do Governo, também desejou boas vindas às novas médicas cubanas. Em ato continuo também parabenizou a secretária Stela, pelo bom trabalho realizado.

Relatou reunião com a Associação de Moradores do bairro Aymoré, onde foi destacado o tema falta de sinal da telefonia na Rua Sibéria. Lembrou que esse caso também deve ser relatado no PROCON, pelos munícipes prejudicados.

O vereador também informou que a situação da falta de sinal de telefonia, será externada pelo coordenador do PROCON, Rafael Riffel, em encontro regional do órgão, na tentativa da busca de soluções.

Por fim, retrucou opositores afirmando que as obras de bocas de lobo, eram deixadas de lado pela administração anterior. Lembrando que na atual, as bocas de lobo são tratadas como obras importantes para a comunidade.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência especial, o Projeto de Lei n.º 15/2014, que “MUDA A DENOMINAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PLANICIE ALTA, PARA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA RUDOLF NICOLETT”.

Também foi aprovado em regime de urgência especial, o Processo nº 13/00360485, que trata da Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício financeiro de 2012.

Galeria de fotos
Áudios
1
Stella 24 de junho
2
Waldemiro 24 de junho
3
Osmar 24 de junho
4
Haliton 24 de junho
5
Felipe 24 de junho
6
Valdeci 24 de junho
7
Jaime 24 de junho
8
Luciano 24 de junho
9
Sano 24 de junho
Continue lendo...