​Rosita Kohler é eleita nova presidente da Câmara Municipal de Guabiruba
Na noite de terça-feira, 18 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou eleição para nova...
por Redação 19/12/2018 às 07:43 Atualizado em 21/01/2019 às 17:11

Na noite de terça-feira, 18 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou eleição para nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Com maioria simples dos votos a candidata da Chapa 1, vereadora Rosita Kohler (Progressistas) foi eleita a nova presidente.

A eleição começou logo após o término da última sessão ordinária de 2018. Os trabalhos foram coordenados pelo atual presidente Cristiano Kormann, que auxiliado pelo assessor jurídico da casa, Dr. Roque Luiz Dirschnabel explicou as regras do pleito.

Duas chapas foram escritas para a eleição. A Chapa 1 composta pelos seguintes parlamentares: Rosita Kohler (presidente), Paulo Ricardo Gums (vice), Waldemiro Dalbosco (1º secretário) e Cristiano Kormann (2º secretário). A chapa 2 foi integrada pelos vereadores: Harri Westarb Neto (Presidente) Haliton Kormann (vice), Vilmar Gums (1º secretário) e Jaime Nuss (2º secretário)

A votação foi realizada por chamada nominal, um a um os vereadores declararam os votos. Após a votação e os registros legais pelo assessor da casa, a Chapa 1 encabeçada pela vereadora Rosita Kohler foi declarada vencedora, com os votos da própria vereadora e dos colegas vereadores Cristiano Kormann, Waldemiro Dalbosco, Felipe Eilert dos Santos e Paulo Ricardo Gums, vencendo a eleição por 5 a 4.

Após a confirmação da vitória Rosita Kohler foi convidada a deixa algumas palavras e destacou sua felicidade em ser a primeira mulher a assumir a Mesa Diretora da Câmara Municipal.

“Quero agradecer aos colegas vereadores pela confiança e prometo realizar um trabalho de continuidade, reforçando ainda mais a parceria entre os poderes executivo e legislativo” a nova presidente completou afirmando que pretende continuar ressaltando temas ligas a cultura da cidade, preservando a memória e tradições guabirubenses.

Mulher e pioneira

Rosita Kohler é filha do ex-vereador Anselmo Petermann, está em seu segundo mandato com parlamentar, ela foi eleita vereadora pela primeira vez na legislatura de 1997 a 2000. Depois de ficar um período afastada dos processos eleitorais se dedicando a família e ações comunitárias, principalmente no seu bairro Guabiruba Sul, foi convencida pelo partido a colocar novamente o seu nome à disposição, concorrendo e conquistado uma cadeira na atual legislatura de 2017/2020, com 617 votos.

Professora de profissão, casada e mãe quatro filhos, avó de seis netos, aos 59 anos, Rosita Kohler entra para a história do parlamento guabirubense como a primeira mulher a ocupar a cadeira de presidente da Mesa Diretora após 14 legislaturas.

Casal de Presidentes

Outra situação que chama a atenção é que Rosita Kohler que assumirá no primeiro dia de janeiro a presidência da Câmara Municipal é esposa do empresário Sérgio Kohler, que também já foi vereador e presidente do poder legislativo em 2003.

Com isso, Rosita e Sérgio se tornam o primeiro casal a comandar as ações do poder legislativo da cidade, mais um aspecto digno de registro que entra para narrativa política da cidade.

Galeria de fotos
Assuntos: Política
Continue lendo...